Logo Passei Direto
Buscar
Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
2
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
LEITURA E ESCRITA
DIFICULDADE DE APREDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
NOME: VIVIAN SANTOS LIMA RA:2079577
NOME:CRISTINA PEREIRA DE NOVAIS SILVA RA: 0557139
Polo Unip Campolim
ANO 2021
 LEITURA E ESCRITA 
Trabalho de intervenção pedagógica, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.
Sumário
1. Tema...................................................................................................................................4
2. Situação Problema...............................................................................................................4
3. Justificativa e Embasamento Teórico....................................................................................5
4. Público-Alvo........................................................................................................................6
5. Objetivos............................................................................................................................6
 5.1 Objetivos específicos.......................................................................................................... 6
6. Percurso Metodológico...................................................................................................... 7
7. Recursos.............................................................................................................................8
8. Cronograma..............................................................................................................................9
9. Avaliação e Produto Final.........................................................................................................10
10. Referências Bibliográficas........................................................................................................11
1. Tema:
A importância da Leitura e Escrita no ensino Fundamental 
2. Situação Problema
Através Das pesquisas foi possível compreender-se que, na Educação infantil copiar as más práticas ruins do ensino fundamental primária, é melhor que não faça nada, se vai experimentar fundamentos que estão relacionados com atos desse tipo, que são muitos especiais e único, então, que bem vinda seja essa introdução a cultura escrita, que qualquer pessoa alfabetizada de classe média, pareça normal e natural. Portanto permitir às crianças desde pequenas assistirem à leitura em voz alta, é permitir a todos terem experiências que alguns pais não podem oferecer, mas não porque não querem, dessa maneira não puderam por diversos motivos, as vezes não tiveram essa experiência com leituras, em razão disso acreditam não terem habilidades de ler em voz alta, ou pelo simples fato de não terem tempo. Sendo assim permitir que todas as crianças tenham acesso à escrita e leitura, assistirem uma leitura em voz alta e entoada na qual os destinatários são as crianças, digamos é ter acesso a algo que vai ser muito valioso no futuro. 
 Proporcionar que se queremos lembrar de algo, podemos escrever pois fica mais fácil recordar, ter o entendimento que lendo obtenho informações que não tinha antes de ler, ou seja informação relevante ou ocasional. Propiciar as funções escritas, não é desrespeitar ou antecipar a etapa do ensino fundamental e sim ingressá-los nas práticas sociais pertinentes para esse objeto que é a escrita. E todo aluno tem seu tempo, aquele ditado, há esse aluno não consegue acompanhar as atividades da alfabetização, devemos buscar soluções como acima citados, crianças com dislexia, ou déficit de atenção, o docente pode colocar a criança no colo, sentar- se ao lado e envolve-los com o livro, como se fosse um “abraço afetuoso”, a criança e o livro, aqueles olhares e uma voz especial sem ser a voz cotidiana, e ali entra um silêncio da parte da criança “o silêncio da entrada dos mistérios e cria-se a um laço de confiança e desperta a vontade de aprender a ler.
3. Justificativa e Embasamento Teórico
Ao discutir sobre letramento, vale lembrar que a Educação Infantil é a base para o desenvolvimento escolar da criança. Desde cedo o contato e o manuseio de materiais que contém a escrita e a leitura pelo professor proporciona aos pequenos uma maior interação com o mundo letrado (SOARES, 2009).
 De acordo com a autora Magda Soares: “Verifica-se uma progressiva, porém cautelosa, extensão do conceito de alfabetização em direção ao conceito de letramento: do saber ler e escrever ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita.” (SOARES, 2017: 33).
um trabalho de introdução as atividades que envolvem a alfabetização e as práticas sociais de escrita e de leitura, conceituadas de letramento. Segundo a autora o contato com a língua escrita não fica restrito ao processo de grafar palavras, mas é parte integrante do processo de utilização das práticas de uso da leitura e da escrita
Já para Emília Ferreiro, já trabalha com a assimilação da criança, e que todos nos adultos aprendemos através da assimilação das coisas e quando aprende em algo que já tem conhecimento “do novo” por algo que já conhece” faz mais sentido”.
 Uma sociedade como a nossa, parece normal falar dos livros, revistas, jornais, cadernos, calendários, telas de distintos tipos, onde podem parecer imagens e textos(escrituras). E ocorre que todos esses objetos têm nomes distintos, funções distintas, são produzidos por distintos agentes da sociedade. Circular através destes distintos tipos de superfícies é ajudar a crianças a ingressar na cultura escrita, portanto um dos elementos didáticos mais importante na educação infantil são as bibliotecas de sala de aula.
4 Público – Alvo
Ensino fundamental: crianças de 6 a 10 anos.
5. Objetivos
Os objetivos gerais deste trabalho, é conscientizar sobre a importância da Leitura e escrita em sala de aula, no grupo escolar, grupo familiar e na sociedade, enfatizar que é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento infantil. Ela se integra com todos os campos de experiências, sendo assim, desenvolvendo as competências de forma efetiva, principalmente quando o docente é afetivo e conhecedor das necessidades e interesses de cada faixa etária. Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias, ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experimentos e abordando a grafia das palavras. Aprender a metodizar uma lista. Realizar atividades em grupo, compartilhar decisões e respeitar opiniões. Leitura coletiva e individual de diversos tipos de portadores textuais focando os gêneros: bilhete, carta, contos de fadas, lenda, poema e letra de músicas;
5.1 Objetivos específicos:
· Predispor em entender para que se lê e para que se escreve;
· Proporcionar a entender que escrever é mais fácil recordar;
· Proporcionar a roda de leitura; pois lendo, obtenho as informações, relevantes ou informação ocasional; Desenvolver a leitura e a escrita numa concepção reflexiva, por meio dos tipos, gêneros e suportes textuais, tendo como foco a apreensão de informações e construção de sentido da mensagem, desmistificando, assim, o processo de leitura como um simples ato de decodificação das palavras.
· Providenciar elementos didático, uma biblioteca de sala para ajudar as crianças a ingressar na cultura da leitura e escrita;
 
6 Percurso Metodológico
Usaremos a metodologia construtivista na obtenção do conhecimento, mantendo uma relação de troca entre professores e alunos.
As aulas de Atividades Lúdicas, com crianças de 6 até 10 anos. 
Construirmos um espaço na sala de aula, “o cantinho do livro”, para que realmente se diferencie de qualquer outra atividade, e para que eles compreendam, se despertem interesse e se entreguem a esse momento de crescimento e desenvolvimento.
"A BNCC do Ensino Fundamental
– Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo." (BNCC, 2018, p. 58)
Buscarmos um repertório de autoconhecimento, compreende-se que a principal função da sala de aula é estimular o aprendizado dos estudantes e incentivar a participação ativa dos mesmos, seja por meio de intervenções ou exposição de suas respectivas opiniões sobre determinado.
 Para conseguirmos a atenção das crianças, iniciaremos planejamentos com temas de acordo com cada faixa etária. Também é necessário trabalharmos com histórias da nossa cultura, eruditas, folclóricas, e de outras culturas, utilizando ferramentas prontas (livros, vídeos, expressão corporal ou fantoches), para que a criança se sinta seduzida e fascinada para querer a participação.
7. Recurso
 Na aplicação dos métodos, como a seleção, a preparação das aulas, serão utilizados materiais:
Materiais adquiridos e utilizados no espaço “cantinho da Leitura”:
· Jornais e Revistas em Quadrinhos, TNT, EVA, Dvd, Tesoura, Cola, cartolina, Tapete de Eva, tatame escolar cores sortidas. Rolinhos de papel Toalha e Higiênico e Livros.
· Pescaria das Sílabas.
· Jogo da Memória Literário.
· Teatro de Fantoches.
· Cantinho da Leitura.
· Visita entre salas de aula.
· Visita na Biblioteca Municipal.
· Leitura ao ar Livre.
Os materiais e recursos são de suma importância para auxiliar a criança no desenvolvimento da percepção e psíquica, a criança passa por experiências e desenvolve sua individualidade. Sendo assim, é importante trabalharmos na criança em sua totalidade seja escrevendo ou lendo, visualizando imagens, observando livremente ou elaborando as atividades com os seus coleguinhas, já com os objetos em mãos, como os livros, fantoches e fantasias, proporcionam benefícios, compreende-se estágio operatório-concreto, coordenação viso-motora, que são fundamentais para o desenvolvimento integral.
8. Cronograma
O projeto e planejamento será realizado em todo o ano letivo, com várias etapas lúdicas e coletiva. Criarmos um espaço, com diversos instrumentos, para sondarmos e explorarmos as cores, texturas, o som, as reações de manuseios e emoções de cada criança;
• 1º Bimestre :Atividades de expressões por meio de artes visuais, rodas de conversas, descobrir o eu e seus amiguinhos, à descoberta das ilustrações dos livros, leituras, o movimento corporal, atividades lúdicas e realizarmos registros, sondagem de atividades e experiências vivenciadas.
• 2º Bimestre: Utilizar em sala de aula, sacola viajante customizadas com seus devidos nomes, vídeos com desenhos, explorarmos o som da leitura e expressões vocais e faciais. Fazermos registros e sondagem das atividades e seus resultados.
• 3º Bimestre: Desenvolveremos atividades e apresentações, teatros com fantasias, teatro com fantoches, além de proporcionar momentos de lazer, se possíveis passeios em biblioteca e museus, para conhecerem e trabalharmos suas descobertas em atividades na sala de aula.
• 4º Bimestre: O objetivo foi apresentar às crianças uma variedade de conteúdos e recursos em seu período inicial e todo ano letivo no ambiente escolar. A avaliação sobre experiências desenvolvidas que contribuem consideravelmente para a adaptação e a aprendizagem construtivistas, tanto no ambiente escolar quanto fora dele, e favorecendo no processo de ensino das crianças, e em seu desenvolvimento social e humano.
9. Avaliação e Produto Final
A avaliação, aplicação e sondagem será constante no decorrer do ano letivo, e muito importante utilizarmos um Diário para registrarmos todas as atividades em sala de aula, finalizarmos o “cantinho da leitura”, e entregando as atividades produzidas pelas crianças aos pais.
 Registrarmos tudo sobre o andamento da reflexão e exploração da parte cognitiva, parte motora, afetiva, social, sensibilidade, criatividade, senso crítico, prazer em ouvir, expressão corporal, imaginação, memória, atenção e concentração de cada criança, quem está acompanhando, ou quais tem dificuldades e etc...
 Durante todo ano letivo serão promovidas apresentações teatrais, nas datas comemorativas escolares com planejamento pedagógico, também com a participação da plateia (familiares, grupo escolar e sociedade), iremos trabalhar Dinâmicas e visitas entre salas de aulas, e por elas serão apresentadas, permitir-lhes circular através de destintos tipos de objeto sociais, nos quais a escrita se realiza. 
10. Referências Bibliográficas 
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2009.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Alfabetização e letramento/literacia no contexto da educação infantil: desafios para o ensino, para a pesquisa e para a formação. Revista Múltiplas Leituras, v. 3, n. 1, p. 18-36, jan. jun. 2010.
COELHO, Silmara. O processo de letramento na educação infantil. Pedagogia em ação, v. 2, n. 2, p. 1-117, nov. 2010
ELLIS, A. W. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995
POLO JUNDIAÍ CENTRO - 2020
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
POLO UNIP SOROCABA CAMPOLIM - ANO 2021
image1.png
image2.png

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina