Logo Passei Direto
Buscar

QUESTÕES DIREITOS HUMANOS

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O Brasil pode ser considerado o país mais misto do mundo, aqui encontramos cada pedacinho dele em cada pessoa, mas todos são brasileiros, mas apesar de abrir diversas cores e raças o racismo é visível e forte, mas muitas vezes posto para baixo do tapete para fingir que o país vive em plena harmonia entre as raças, racismo no Brasil é assim: todo mundo sabe que existe, mas ninguém é de fato racista. "Tenho muitos amigos negros", "já namorei uma negra", "tenho negros na minha árvore genealógica" dentre outras desculpas se ouve de pessoas brancas que possuem relações com pessoas negras e usam isso como escudo para se proteger de qualquer acusação de racismo, mas também acaba funcionando como uma permissão para ser racista. 
O Estado é cego para a violência racial, o fato da polícia prender, assassinar agir de maneira autoritária e arbitrária em relação à população negra não é visto como racismo, mas apenas como uma forma natural da operação da instituição, vários casos (Marielle, João Pedro, João Alberto) mesmo tendo muita repercussão na mídia são abadados até serem esquecidos, tudo para fantasiar a não existência de racismo no país. 
“O que é democracia racial?
Democracia racial é o estado de plena igualdade entre as pessoas independentemente de raça, cor ou etnia.”
“ Existe democracia racial no Brasil?”
Não, assim como não existe em qualquer lugar no mundo. No Brasil existe o mito da democracia racial assim como o mito de que não existe racismo. Uma pessoa ser racista é uma escolha individual e não algo enraizado na sociedade, o que não é verdade, a escravidão acabou mas suas cicatrizes, principalmente essa, ainda estão bem aberta na nossa sociedade, afetando-a estrutural e culturalmente.

Mais conteúdos dessa disciplina