Buscar

O EUROTÚNEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O EUROTÚNEL 
                                                                                                          
A escolha do projeto do EUROTÚNEL como uma das grandes construções se deve pelo fato de que foi uma obra única e gigantesca, que envolveu dois países importantes do continente europeu, países estes que por muito tempo se envolveram em conflitos políticos e econômicos naquela região, a saber, França e Inglaterra. Além disso, é considerado pela sociedade americana de engenheiros civis, como uma das oito maravilhas do mundo moderno, ao lado de construções como o edifício Empire States, localizado em Nova York/EUA e a hidrelétrica de Itaipu no Brasil.
O túnel que se estende por 50 KM ligando as cidades de Folkestone, na Inglaterra, à Calais na França, teve diversas partidas de projeto abortadas desde 1802, seja pela dificuldade da implementação pela tecnologia utilizada, seja por cortes de orçamento pelos governos que geriram a idéia. Enfim, em 1957, foi formado o Grupo de Estudo para o Túnel do Canal (Channel Tunnel Study Group). No seu relatório, publicado em 1960, recomendava-se a construção de dois túneis ferroviários principais e um de serviço, menor. O projeto foi iniciado em 1973 mas, devido a problemas de financiamento, foi interrompido em 1975 quando já estavam construídos 250 metros de um túnel de teste. 
Em 1984, a idéia foi relançada com uma proposta conjunta dos governos inglês e francês, para a construção do túnel com fundos privados. Das quatro propostas apresentadas, foi escolhida a que mais se assemelhava ao anterior projeto de 1973 e foi anunciada ao público em 20 de Janeiro de 1986. Em 12 de Fevereiro de 1986, os governos dos dois países, assinaram em Canterbury, o Fixed Link Treaty que foi ratificado em 1987.
O planejamento foi cercado de detalhes importantes, imprescindíveis para o sucesso da obra. Foram utilizadas duas frentes de trabalho, uma partindo de território inglês e outra do francês.
Já na etapa de execução, a escavação do túnel demorou cerca de sete anos e empregou 15000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados. O empreiteiro principal foi a TransManche Link, um consórcio que englobava 10 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas grandes máquinas, tunnel boring machine (TBM). Estas máquinas, eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam as terras e escoravam as paredes com betão (tipo de concreto).
Os processos utilizados para garantir o atendimento ao escopo do projeto, como a utilização de laser para identificação de nivelamento do túnel, tendo como diferença final um desnível de apenas 2 cm no encontro das duas máquinas TBM, fez com que a etapa de controle do projeto também fosse bem executada.
2.1.PROTEÇÃO DO EUROTÚNEL
            Inaugurado pela rainha Elisabeth II da Inglaterra e por François Mitterrand da França, o Eurotúnel – que liga o Reino Unido à França, por via seca - consumiu 2.500 toneladas de Zinco SHG para galvanizar por imersão a quente os equipamentos necessários à construção da obra (provisórios) e os equipamentos permanentes dos túneis, áreas técnicas e terminais (definitivos), protegendo todas as peças de aço contra a corrosão, garantindo, desta forma, a performance não só durante o período de  construção e instalação da obra, mas por muito tempo depois, em um  ambiente altamente agressivo. 
2.2.PROTEÇÃO DOS EQUIPAMENTOS CONTRA CORROSÃO 
            Objetivando a proteção de 3 a 4 anos foram galvanizadas por imersão a quente 3.000 toneladas de equipamentos provisórios. 
            Já, em relação à durabilidade do Eurotúnel (mínimo de 25 anos sem corrosão) foram galvanizas por empresas da 
            França e da Inglaterra, que seguiram as normas técnicas dos seus países, 30.000 toneladas de elementos metálicos permanentes.  
2.3.EQUIPAMENTOS PROVISÓRIOS
            Visando à proteção durante a construção dos túneis, a não liberação de gases tóxicos em caso de incêndio; à confiabilidade de um processo normatizado internacionalmente, à relação custo/benefício; à excelente resistência ao impacto e à facilidade de montagem no campo, foram  galvanizados pequenos equipamentos, suporte de catenárias, eletrocalhas, centenas de acessórios, suporte de cabos de iluminação (equipamentos provisórios).  
Total de equipamentos provisórios: 3.000 toneladas galvanizadas na França 
Espessura mínima: 70 µm de Zn SHG (cerca de 500g/m2) 
                                                                                                                     
2.4.EQUIPAMENTOS PERMANENTES
            Os túneis, áreas técnicas, terminais e os acessórios (elementos permanentes) foram galvanizados por imersão a quente e pintados,  posteriormente, com tinta epóxi orgânica – Sistema Duplex.  Esta galvanização foi executada para uma permanência de construção (mínimo de 25 anos sem corrosão) e baixa manutenção ao longo do tempo.             Além de resistência ao impacto durante a construção; da facilidade de montagem dos equipamentos definitivos com baixo índice de retoque; dos reparos de manutenção no galvanizado (somente após vários anos de exposição) e da excelente relação custo/benefício.  
            Elementos permanentes metálicos: 30.000 toneladas (túneis, áreas técnicas, terminais, milhares de tipos de acessórios). Material Galvanizado e pintado: Cerca de 500 toneladas, utilizando várias camadas de tinta orgânica, entre 150 e 250µm (nas áreas extremamente agressivas). 
                                                                                                                   
2.5.CONCEPÇÃO DO PROJETO
            Com dois terminais de embarque e desembarque de veículos em Calais (França) e Folkstone (Inglaterra) e com uma velocidade máxima de 160 km/h e tempo de travessia de 35 minutos, o Eurotúnel foi projetado para 4 tipos de vagões destinados a transportar veículos de passeio, veículos pesados de transporte de cargas, passageiros em geral e vagões de carga. 
                                                                               
2.6.TÚNEIS PARALELOS PRINCIPAIS
            Os dois túneis paralelos principais possuem: profundidade do fundo do mar de 25 a 45 metros; profundidade máxima do nível do mar de 100 metros; extensão de 50 km, sendo 39 km abaixo do nível do mar e diâmetro de 7,5 metros. 
2.7.TÚNEL DE SERVIÇO
  A cada 375 metros há uma passagem ligando o túnel de serviço aos principais, com sistemas mecânicos de dutos de alívio, para melhorar a distribuição de pressão do ar interno dos túneis. As três estações de bombeamento submersas permitem a retirada de qualquer vazamento de água. 
                 Os túneis possuem ainda, 200 salas técnicas, contendo todos os sistemas de comando e controle elétrico, de iluminação, de comunicação, de ventilação, de sinalização, entre outros. Tendo em todas as suas passagens portas móveis. 
                        Assim, em virtude dos fatos mencionados acima e com o número de 7.000.000 de passageiros/ano transportados em um dos trens que ali trafegam, somos levados a acreditar que a construção do Eurotúnel foi um grande projeto de sucesso e que a mesma desafia, até hoje, a imaginação e a criatividade de profissionais da área.

Outros materiais