Buscar

Palestra direitos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PALESTRA DIREITOS HUMANOS
A palestra falou dos direitos humanos que alguns foram conquistados através do tempo. Os direitos são para todos os cidadãos. Lendo os textos que foram passados em sala de aula, os direitos humanos vêm dês do século XX, num movimento ao mesmo tempo jurídico e fático. Os direitos humanos segundo Jose Damião durante um período configuraram-se como especulações, pois antigamente a organização da sociedade era por status sociais a também não havia liberdade.
Movimento social são organizações formadas para de criar formas de associação entre pessoas e entidades que tenham interesses em defesa ou promoção de certos objetivos que a sociedade necessite, onde todos os cidadãos se juntem para garantir o bem social, e reivindiquem os seus direitos enquanto cidadão. Porem a realidade dos movimentos sociais é muito diferente, às vezes a mídia não passa o que realmente esta acontecendo nos movimentos, não dá o valor necessário, não mostrando a sua importância.  Muitas vezes não mostra também a forma truculenta com que os policiais vêm tratando esses movimentos.
Muitas pessoas entram nos movimentos apenas para ridicularizar, e para fazer vandalismo, acabando com a credibilidade desses movimentos, que na verdade é para garantir um bem social e acaba que o movimento perde mais ainda a sua força.
Sociedade civil nos movimentos apresentam os interesses e os valores, de cada individuo que se une para um bem maior. Essas pessoas querem fazer, protestos sociais, manifestações simbólicas e pressões políticas para que assim tenham com que tenha políticas sociais e públicas a favor de todos. Os movimentos sociais trabalham com o coletivo, uma união de pessoas para alcançar um objetivo mais, mudanças sócias, políticas. Fazem parte dos movimentos sociais, movimentos reivindicatórios, movimentos políticos, os movimentos populares ou classe, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs). Movimentos conseguirem aproveitar aquilo que a democracia tem de melhor que é a liberdade de expressão. O jovem é uma grande arma, pois consegue aliar à juventude, os ideais que certamente haverão de contribuir para transformar a sociedade. a alienação imposta pelo mercado vem impedindo que as pessoas se unam para lutar e reivindicar o bem em comum, como já foi dito a imprensa tenta calar o povo, não mostrando o que realmente acontece, sendo assim perdem a sua força e os mesmos se sentem desmotivados em buscar os seus idéias.
Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, onde a população estava insatisfeita com a política. O palestrante chegou a ressaltar que o golpe de 64 onde tiraram João Goulart, do poder. Esse golpe teve uma grande repercussão no movimento estudantil. Foram as reivindicações de caráter político. Os caras para a tirada de Collor  do poder foram também os estudantes com suas caras pintadas que foi às ruas exigir a saída do presidente. Também foi de grande importância para a política brasileira. Os movimentos sociais não têm a mesma força que antigamente, do passado devido à pressão do neoliberalismo e atualmente há uma necessidade da presença dos jovens participando dos movimentos.
O movimento estudantil universitário vem gerado uma grande e importante mobilização social. Os jovens vêm cada vez mais mostrando interesse pela política, mostrando a sua força, reivindicando seus direitos enquanto estudante.
Uma dessas forças quem vem acontecendo quando se trata de transporte para os universitários. Reivindicam por um melhor transporte publico, mais barato, que tenha um acesso melhor. Muitas cidades através dessas lutas estudantis já dão um transporte melhor, que possam levá-los e trazê-los para casa.
O Movimento estudantil em Serviço Social - MESS é composto pelos Centros e Diretórios Acadêmicos - CAs, ABEPSS, ENESSO. 
A UNE É a entidade que reúne todos os DAs, CAs, DCEs, UEEs executivas de curso e outras organizações do movimento estudantil brasileiro. Defendem os interesses dos estudantes Uma grande representação dos estudantes são os Centros Acadêmicos (CAs). Os CAs representam os estudantes em cada faculdade/instituto ou curso, realizando as discussões, debates, palestras e reuniões de forma democrática e aberta a todos que quiserem participar. Nesses lugares os estudantes devem discutir soluções para os problemas do curso e conjuntado de todos.
Na palestra foi mostrado um vídeo da Marilda Yamato de grande importância do movimento estudantil. Ela participou 4 anos do movimento estudantil na faculdade. Ela representou a ENESS que na época era vinculada a União Nacional dos Estudantes de Serviço Social. A participação nesse movimento é importante para formação profissional do estudante, melhoram nossos debates, políticas.

Outros materiais