Buscar

A Construção da Família Contemporânea (plano de aula resolvido)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio FAP
A Construção da Família Contemporânea
Priscilla Lima Machado
201301094048 
Turma: 2001
Psicologia Aplicada ao Direito
Profª: Sandra Brandão
Abril – 2013
Belém – PA
1- A Formação dos Afetos entre as Pessoas:
Na virada do século XIX para o século XX, houve várias mudanças no cenário urbano e também nas relações familiares. A família antes era unida por objetivos políticos, e depois foram criando laços de sentimentos como: amor, paixão e desejo. A casa que abrigava o trabalho passa então a ser um local de convivência privada, onde a família se reunia diante das diversas mudanças sociais, políticas e econômicas. Há também uma valorização das crianças, antes vistas apenas como pequenos adultos, não tinham muito valor, baseado nas altas taxas de natalidade e mortalidade, agora elas se tornam o centro da família, que a partir de então se caracteriza com a troca afetiva entre os parceiros e o amor entre pais e filhos.
2- A Formação e Função da Família em Seus Aspectos Psicossociais:
Na família nuclear, mais vigente na nossa sociedade, constituída pelo marido, esposa e filhos, com suas divisões de tarefas, mas há vários tipos de estruturações familiares. Nas famílias há os papéis de proteção e socialização dos seus membros, manter a harmonia dentro de casa, de forma a atender as necessidades da sociedade a qual elas pertencem. 
3- Os Tipos de Famílias na Contemporaneidade:
Cada família possui uma forma de organização diferente. A estrutura familiar é formada por indivíduos com condições, em posições e com uma interação regular, tudo socialmente aprovado. A família pode ter uma estrutura nuclear, formada por pai, mãe e filhos. Pode ser também monoparental, originada de separação, óbito, ou adoção de uma criança por uma só pessoa. A família extensa, constituída pela família nuclear e mais outros parentes. As famílias alternativas, que são comunitárias ou homoafetivas. Nas comunitárias as responsabilidades para com as crianças são de todos os adultos, nas homoafetivas há uma relação conjugal de pessoas do mesmo sexo e podem ser incluídas crianças por meio de adoção ou filhos biológicos de um ou ambos os parceiros.
Questão 1: Segundo a autora, quando é iniciada a crise da família?
A crise começa a ocorrer quando a família se vê sobrecarregada e receosa da sua capacidade de suprir todas as necessidades. No papel de criar seus filhos, e prepará-los para a vida. Atualmente a família atribui a outros, especialistas, esse papel mais difícil de educação e socialização dos filhos. Os pais não querem ser vistos como autoritários, repressores, e coisas do tipo, e transferem a parte de chamar atenção, castigos e punições para as instituições educacionais.
Questão 2: A posição dos pais em relação aos filhos, atualmente, sofreu modificações. De que forma elas são descritas pela autora?
Antes os pais tinham a função de acolher, amar, tranquilizar e preparar os filhos para o mercado e para a vida. Ainda é importante essas funções, porém, atualmente os pais atribuem a outros, especialistas, esse papel mais difícil de educação e socialização dos filhos. Os pais querem ser responsáveis apenas pelos bons momentos com os filhos e deixar a parte de punições, castigos, chamar atenção paras as instituições educacionais. Eles não querem ser vistos como autoritários, repressores e coisas do tipo. Cria-se uma ilusão de perfeição e harmonia. 
Questão 3: A mídia desenvolve um papel importante para as crianças e adolescentes, segundo a autora. Cite alguns exemplos que justifiquem esta afirmativa.
Quando os pais estão ausentes, as crianças passam muito tempo em frente à TV. Elas são muitas vezes educadas pela mídia, assim tendo valores de mercado e se tornando pequenos consumidores. Exemplos são as publicidades influenciando as crianças a quererem consumir. Os programas com violência, sexo ou outros assuntos provocam atitudes violentas ou que não condizem com sua idade, pois as crianças tendem a imitar o que veem. 
Questão 4: Quais as consequências do trabalho feminino para a família contemporânea, de acordo com o texto?
O trabalho precisa respeitar as necessidades femininas, como a gravidez, amamentação, etc, quando a mulher necessita dar atenção especial para o bebê. O mercado de trabalho não acompanha as mudanças familiares, e a mulher sofre por se ver obrigada a escolher entre ser mãe ou bem sucedida profissionalmente. Ela trabalha noite e dia e se sente ausente e culpada na relação familiar, tem que fazer sacrifícios e renúncias.

Continue navegando