Buscar

planejamento slide p2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PLANEJAMENTO 
COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Planejamento 
É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social ( Libâneo (1994)
o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.
• A ação de planejar não se reduz ao preenchimento de formulários.
É uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas e tendo como referência as situações didáticas concretas (problemática social, econômica e cultural). 
O QUE É UM PLANO... 
guia de orientação, devem apresentar ordem sequencial, objetividade, coerência e flexibilidade. 
• Sua função é orientar a prática, partindo das exigências da própria prática, por isso não pode ser rígido e absoluto, pois o processo de ensino está sempre em movimento, sofrendo modificações. 
Nem sempre as aulas ocorrem como foram planejadas, por isso é necessário constantes revisões. 
 O plano deve ter uma ordem sequencial, progressiva para se alcançar os objetivos propostos 
• Funções do planejamento escolar: 
Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e da participação democrática.
  Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas do professor através dos objetivos, procedimentos etc. 
 Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente evitando a improvisação, rumo a um ensino de qualidade. 
 
Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir das exigências postas pela realidade social. 
 Assegurar unidade e coerência do trabalho docente , inter-relacionando os elementos que compõe o processo de ensino (objetivos, conteúdos, técnicas, avaliação ). 
 Atualizar os conteúdos do plano, aperfeiçoando-o segundo os progressos feitos nos campos de conhecimentos e adequando-o aos métodos, recursos, técnicas etc. 
Facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático em tempo hábil, replanejar o trabalho frente as novas situações que aparecem em sala de aula.
• Diferença entre PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA
Plano de ensino é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre, documento mais elaborado, dividido por unidades sequenciais, que contem os objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.
 
• Plano de aula: é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter bastante específico  
Qualidades de um bom plano de aula
Objetividade: deve haver correspondência do plano com a realidade a que se vai aplicar.
 A realidade deve ser tomada como ponto de partida. 
 Coerência entre os objetivos gerais, específicos, conteúdos, métodos e avaliação (relação entre as ideias e a prática). 
Deve haver ligação lógica entre os elementos do plano, os objetivos devem se refletir nos conteúdos.
 
•Flexibilidade: o professor está o professor está sempre organizando e reorganizando seu trabalho, pois é plano é um guia e está sujeito a alterações. 
- Clareza e objetividade; 
- Atualização do plano periodicamente; 
- Conhecimento dos recursos disponíveis da escola; 
- Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado; 
- Articulação entre a teoria e a prática; 
- Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem; 
- Sistematização das atividades com o tempo; 
- Flexibilidade frente a situações imprevistas; 
- Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros; 
- Elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes. 
Qualidades de um bom plano de aula
Não se esqueça de que filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc. são recursos pedagógicos importantes e devem ser incluídos nas aulas sem medo, pois assim a aula ficará mais dinâmica e o conteúdo mais agradável, facilitando a compreensão e o interesse do aluno e do professor. 
Plano de aula 
e suas etapas 
Um plano de aula deve conter as seguintes etapas: 
1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado; 
2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto; 
3 – O objetivo geral a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema; 
4 – Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho; 
5 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas; 
6 – A metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento no plano da sala de aula; ( aula expositiva, aula dialogada, oficina pedagógica, aula prática)
7 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, jogos, debates, tarefas de casa, etc. 
8 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais