Buscar

Caso Concreto 01 - História do Direito Brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História do Direito Brasileiro – Caso Concreto 01
Flávio e Aline, dois alunos iniciantes do curso do nosso Direito, entusiasmados com os estudos jurídicos, discutiam sobre a forma como os diversos países organizavam suas justiças a fim de obterem solução para os conflitos sociais que, inevitavelmente, surgem todos os dias.
Flávio defende a tese de que um sistema de direito tem que se basear na vontade de quem faz as leis (legisladores) prevendo situações futuras, sendo que ao juiz caberia tão somente aplicar as regras produzidas por este, já Aline, por outro lado, entende que só diante do caso concreto é possível construir as regras, ou seja, a posteriori pois cada caso tem suas particularidades. Além do mais, Aline entende que os juízes são mais confiáveis, enquanto Flávio defende a tese de que o legislador democraticamente escolhido pelo povo é que deve produzir as normas.
Quem defendeu a tese utilizada pelos adeptos do Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Por quê?
Flávio defende a tese do civil law e Aline defende a tese do common law. No common law, o julgamento é realizado com base na resolução dada a casos anteriores (precedentes); caso não haja um precedente, o juiz tem a autoridade para criar o direito, estabelecendo um precedente. No civil law, o julgamento é realizado com base nas leis e normas criadas por legisladores descritas na constituição do país.
Por que se usa a denominação ‘sistema romano-germânico’?
Pois foram os romanos que iniciaram o processo de escrever as normas e leis de sua sociedade para que não houvessem divergências de opiniões ao julgarem os conflitos da época; o mesmo foi feito pelos germânicos.
Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira?
O sistema utilizado na tradição jurídica portuguesa e brasileira é o civil law.

Outros materiais