Buscar

5 - princípios tributários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS
CRFB/88
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça; (Princípio da legalidade)
II - instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos; (Princípio da Igualdade tributária ou isonomia)
III - cobrar tributos:
a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado; (Princípio da irretroatividade)
b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; (princípio da anterioridade)
c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003) (princípio da noventena)
IV - utilizar tributo com efeito de confisco;
V - estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público;
Princípios Constitucionais Tributários - deverão ser acatados pelo legislador infraconstitucional. Na maioria são explícitos.
- estrita legalidade - art. 150, I - a lei que cria tributos deve trazer os elementos descritores do fato jurídico e os dados prescritores da relação obrigacional;
- anterioridade - o diploma legal deve entrar em vigor antes do inicio do exercício financeiro em que for cobrado o tributo criado ou aumentado ( no mesmo">art. 150, III, "(b)"); (ATENÇÃO VER RESSALVAS)
- irretroatividade - art. 150, III, "(a)";
- proibição de tributo com efeito de confisco - art. 150, IV - embora não existam linhas demarcatórias objetivas, indica ao legislador que existe limite para a carga tributária;
- uniformidade geográfica - art. 151, I - os tributos instituídos pela União devem ser uniformes em todo o território nacional;
- indelegabilidade da competência tributaria - a faculdade de instituição de tributos e sobre eles dispor não pode ser delegada. O que pode ser delegada é a capacidade ativa - capacidade para ser sujeito ativo.

Outros materiais