Buscar

Metodologia e pratica do letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407294077)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Qual das afirmativas abaixo NÃO se relaciona à aplicação das ideias de Vygotsky?
		
	
	Aos 3 anos de idade pensamento e linguagem se unem e nunca mais se dissociam, dando origem aos mecanismos mais complexos de reaciocíno.
	
	Fazer uso da leitura e da escrita é também organizar a nossa linguagem na oralidade, no pensamento, fazendo uso das letras.
	
	A apropriação da leitura e da escrita deve ser pensada dentro de um processo de troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	
	A criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura e isso deve ser considerado como algo relevante no processo de alfabetização.
	 
	A criança não precisa participar de forma ativa no processo de aprendizagem: suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita não precisam ser valorizadas pela escola.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407951023)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A educação na época do Brasil Colônia , era representada pela ação dos jesuítas da Companhia de Jesus. Não havia qualquer ação educativa sistemática para os negros que trabalhavam nas lavouras. Na educação no Brasil Império , ainda não havia uma organização educativa por parte do Estado, mas ocorreu importante evento sugerindo novos caminhos à educação. Qual importante evento ocorreu em 1824, que preconizava "instrução primária e gratuita para todos os cidadãos¿?!
		
	
	Instituição da Lei de Reforma agrária , dando oportunidade de estudo das crianças do campo.
	 
	Criação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação
	 
	Outorgada a primeira Constituição Brasileira
	
	Surgimento do Conceito de Letramento , ampliando os objetivos da Alfabetização como uso social da Língua
	
	Edição das Cartilhas para uso das crianças em processo de Alfabetização
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407288679)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitos brasileiros têm em sua história acadêmica uma resistência à leitura que foi construída na interação obrigatória de leitura sem sentido ocorrida nas cartilhas. A cartilha é bastante criticada atualmente porque se considera que ela apresenta conceitos equivocados acerca dos processos de leitura e escrita. Na cartilha,
		
	
	são contemplados fatores que determinam a forma de leitura, tais como maturidade do leitor, a complexidade textual, o estilo individual de leitura e o gênero do texto.
	
	a leitura é uma produção de significados que permite inúmeras interpretações e vai depender do contexto sócio-cultural em que o aluno estiver envolvido.
	
	ler e escrever são produtos de um processo e o resultado desse processo é um texto, uma unidade significativa para o aluno.
	
	ler e escrever envolvem uma relação cooperativa emissor e receptor, ou seja, há transmissão de intenções, e envolvimento com o conteúdo da leitura que é significativo.
	 
	a leitura e escrita são instrumentos de aquisição de conteúdos escolares, e cuja utilidade se encerram nos limites da própria situação escolar, ou seja, de ensino e aprendizagem.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407315927)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos métodos de alfabetização, marque (1) Para características do método sintético (2) Para características do método analítico
(__) Parte de estruturas significantes da língua.
(__) Utiliza palavras e textos para iniciar a atividade alfabetizadora.
(__) Pode ser classificado em soletração e silabação.
(__)  Parte de estruturas menos significativas de língua e utiliza o mecanismo de síntese na produção das palavras.
A ordem correta é:
		
	
	1 2 1 2
	
	2 1 2 1
	 
	2 2 1 1
	
	1 1 1 2
	
	2 2 2 1
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407315932)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Barbosa (1994, 54), no livro Alfabetização e Leitura: "A cartilha limita-se então ao ensino de uma técnica de leitura, entendendo-se essa técnica como a decifração de um elemento gráfico em um elemento sonoro". Neste trecho, qual a concepção de leitura que se apresenta no texto da cartilha?
		
	
	Leitura é diálogo entre subjetividades.
	 
	Leitura é decodificação de fonemas.
	
	Leitura depende do sentido encontrado no texto.
	
	Leitura é resultado de um processo discursivo.
	
	Leitura é um ato significativo e singular.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407290502)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto abaixo de Millôr Fernandes extraído do espetáculo musical "Pif-Paf" (1952): Ler na cama
É uma difícil operação Me viro e reviro E não encontro posição Mas se, afinal, Consigo um cômodo abandono, Pego no sono.
Ao pegar no sono, fica evidente que o leitor não estava dialogando com a obra literária, o que é fundamental para o processo de leitura e interpretação. Na concepção de alfabetização como uma prática discursiva, quais seriam as funções da leitura na escola? Marque a resposta correta.
		
	
	Ler os autores de nossa língua, pois apenas esses podem nos dar os elementos necessários para aprendermos as noções gramaticais corretas.
	
	Apresentar os autores clássicos, pois somente eles serão cobrados nos vestibulares e precisam ser apresentados na escola.
	
	Trabalhar a gramática normativa através do estudo das regras gramaticais.
	
	Treinar a concentração e a capacidade de extrair dados objetivos do texto, pois elas são muito importantes na condução das disciplinas lógicas e matemáticas.
	 
	Apresentar os diferentes gêneros textuais e ensinar a criança a extrair a informação dos textos.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407288697)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A visão do processo de alfabetização mudou a partir da incorporação das pesquisas de Emília Ferreiro. Como consequência dessa mudança, tem-se:
		
	
	uma visão reduzida e inflexível no que diz respeito ao tempo do aluno.
	
	o estabelecimento de projeto de ensino controlado em etapas para a prática pedagógica construída no dia a dia.
	
	a mudança de concepção de aluno, pois agora ele é compreendido como aquele que deve construir sozinho o seu percurso de escrita.
	
	o uso de método mecanicista de treinamento da escrita para a construção do saber do professor;
	 
	a mudança do foco educativo: do professor que ensina para o aluno que aprende;
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407315919)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As fases de desenvolvimento da escrita pesquisadas por Emília Ferreiro foram respectivamente:
		
	
	Silábica, pré-alfabética,alfabética e pós-alfabética.
	 
	Pré-silábila, silábica, silábico alfabética e alfabética.
	
	Pré-silábica, silábica, alfabética e pós-alfabética.
	
	Pré-silábica, pré-alfabética, alfabética e pós-silábica.
	
	Silábica, silábico-alfabética, pré-alfabética e alfabética.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407288139)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitos educadores se percebem duvidosos no momento em que precisam planejar uma atividade cotidiana para alfabetização. Das atividades abaixo, qual NÃO se refere à concepção de alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
		
	 
	Trabalho com cópias em caderno de caligrafia para criança construir uma boa coordenação motora fina que é a condição fundamental para a boa escrita.
	
	Trabalho com rótulos, embalagens, mapas cartográficos, previsão do tempo e quaisquer outros textos que ajudem a criança a se organizar na sociedade e obter informações importantes.
	
	Trabalho com diferentes textos que ensinem à criança a criar expectativas em relação ao que vai ler e a obra de determinadosautores.
	
	Trabalho com jornais em suas diferentes sessões para a criança compreender a sua função social e as possibilidades de extração de informações importantes para ao dia-a-dia.
	
	Trabalhos com diferentes linguagens que permitem diferentes interpretações e produções em outras linguagem sobre o tema.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407288860)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A concepção de homem, de cultura e de mundo pode influenciar decisivamente a forma de um professor planejar e executar o processo de alfabetização. Na concepção sócio-histórica, fundamentada na obra de Lev Vygotsky, temos uma concepção de homem determinado pela cultura e autor de sua história. Das atividades abaixo qual NÃO contempla essa concepção?
		
	
	Carlos é um professor alfabetizador que traz inúmeras histórias da nossa cultura para ler e narrar para seus alunos. Após a leitura, as crianças encenam o que compreenderam e re-escrevem da forma como sabem.
	
	Marta pediu para as suas crianças da educação infantil fazerem uma fantasia de índio e usarem uma tintura feita de jenipapo para tatuar a pele. Leu a síntese da história de Iracema de José de Alencar e pediu que eles produzissem uma esquete sobre a história da índia, a partir da compreensão que tiveram.
	 
	No final do ano letivo, a escola monta auto de Natal no qual todas as crianças devem decorar suas falas e confeccionar suas roupas para apresentação. Entretanto, não são trabalhados os valores e o conceito do que seja a festa natalina, apenas fazem a apresentação como uma manifestação cultural da comunidade.
	
	Joana trabalha com um livro didático oferecido pelo governo Federal cujo conteúdo e extensivo á todos os estados brasileiros. Dessa forma, as práticas culturais regionais são apresentadas nos textos, nas parlendas e nas ilustrações do livro didático.
	
	Marta é professora da educação infantil e trabalha com as práticas culturais do Jacarezinho, uma comunidade localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro que tem muitos grupos de rap e samba. Ela utiliza as músicas e analisa as letras das canções com as crianças.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes