Buscar

Texto dissertativo-argumentativo II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Análise Textual 
 Texto dissertativo-argumentativo II
 Profa Me. Thaís Daniela Sant’ Ana e Pereira
 
Como obter informações essenciais:
 
Dissertação ou textos dissertativos-argumentativos
A capacidade de elaborar perguntas é mais importante do que a de encontrar respostas. Logo, perguntas certas são ferramentas necessárias ao raciocínio e à reflexão. Sem elas, ainda que tenhamos muitas informações sobre o objeto de análise, não saberemos o que tais informações significam.
Perguntas iniciais
1.
O que é isso?
2.
O que isso significa?
3.
Como isso funciona?
4.
O que isso faz?
5.
Quando isso veio aacontecer?
Questões orientadoras de análise
Perguntas seguintes
6.
Para que isso existe?
7.
Por que isso veio a acontecer? (existir)
8.
Para que isso serve? (propósito)
9.
Qual é a importância disso?
10.
Quão bem isso desempenha suas funções ou propósitos?
11.
Quais são as consequências provocadas por isso?
Perguntas iniciais: 
Feitas com a finalidade de obter dados e informações factuais, que vão alimentar a reflexão sobre o tema.
Perguntas seguintes: 
 Dão início ao processo de análise da questão tematizada, porque buscam estabelecer relações de causa e consequência, identificar finalidades e responsabilidades, estabelecer a relevância daquilo que está sendo analisado.
 
				Perguntas produzem 				conjuntos de dados que dão início 				ao processo analítico.
1° parágrafo – introdução
2° parágrafo – desenvolvimento
3° parágrafo – conclusão
O projeto do texto não é um rascunho, trata-se de um plano geral, da identificação de aspectos essenciais a serem elaborados e, além disso, do tipo de relação a ser estabelecida entre as informações que serão apresentadas no texto.
Explicitar os passos expositivos e argumentativos seguidos para promover uma articulação das informações necessárias.
Projeto de texto
A volta da dieta do faquir
Os americanos sempre gostaram de uma receita infalível para perder os muitos quilos extras. É só aparecer uma celebridade em sua nova versão rapidamente magra e pronto: está lançada uma nova moda. A musa agora é a cantora Beyoncé. Sua receita infalível chama-se Master Cleanse, um jejum criado na década de 70, supostamente para limpar as toxinas do corpo e melhorar os hábitos alimentares – um típico regime de faquir.
 Beyoncé precisava perder alguns quilinhos para viver um papel no filme Dreamgirls. Nada poderia ser tão eficiente quanto não comer. A dieta adotada por Beyoncé consiste num jejum que pode durar de dez a 40 dias. Nesse período, o corajoso tem de ingerir apenas suco de limão misturado com pimenta vermelha e xarope de bordo, planta cuja folha é o símbolo do Canadá. À noite, bebe-se apenas um chá laxante. Pela manhã, água com sal. Tudo com o nobre propósito de facilitar a limpeza do organismo. 
Produção de texto – Culto à forma: saúde, vaidade ou escravidão? (artigo, anúncio)
Como a dieta promete desintoxicação e prega a mudança de hábitos, atraiu também jovens desesperados por largar a cultura do fast-food. Começaram a aparecer na internet diários filmados com as experiências dos novos adeptos. Em sites como o YouTube, é possível acompanhar o calvário dos esfomeados dia após dia. São mais de 280 filmes. O resultado é um reality show caseiro em que os jovens contam como passaram o dia, se emocionam e até relatam como está o intestino – e o que sai dele. 
Os médicos especializados em emagrecimento encaram a Master Cleanse com aquele ar de quem já está vacinado contra essa história de milagres que queimam calorias. Embora os dois livros de Burroughs não tenham sido lançados no Brasil, eles continuam a vender bem nos Estados Unidos. Muitos internautas ainda se perguntam qual a causa da misteriosa morte do autor, em 1991. Seu caso lembra a polêmica em torno da dieta do Dr. Atkins. Atkins propunha um regime com o mínimo de carboidratos, mas ultragorduroso. Morreu do coração aos 75 anos, com as artérias entupidas.
BOCK, Lia. A volta da dieta do faquir: Época, São Paulo: Globo, n.476, 29 jun.2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando