Buscar

Rosenbaum

Prévia do material em texto

Rosenbaum
Marcelo Rosenbaum é brasileiro, nascido em Santo André, São Paulo. Designer, atua há mais de 20 anos à frente do escritório Rosenbaum®. Seu trabalho tem como inspiração principal os valores da brasilidade, e insere a identidade cultural popular em tudo o que faz, desde o resgate da memória nos projetos, ao pensamento de se criar formas de inclusão do ser humano no processo do design, o que o designer chama de “Design Essencial”. Participou de sete temporadas do quadro Lar Doce Lar no programa Caldeirão do Huck na Rede Globo de Televisão e, atualmente, volta à televisão à frente do programa Decora, exibido pelo canal GNT. Rosenbaum também ministra cursos e palestras em importantes eventos de design no Brasil e no mundo, sempre buscando imprimir um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação.
A sustentabilidade é uma preocupação constante em seu trabalho. Autor do livro “Entre sem Bater”, no qual compartilhou a experiência de reformar sua casa, que fica em São Paulo, no bairro do Sumaré, seguindo critérios sustentáveis. A obra convida o leitor a conhecer todo o processo de construção de um lar mais comprometido com a sustentabilidade, com a intenção de inspirar as pessoas a fazer o mesmo dentro de suas próprias casas.
____________________________________________________________________________
- "Quem te inspira?"
Me fizeram essa pergunta recentemente. Levei uns segundos para responder - já que tenho admiração por tantas pessoas - mas logo me veio um nome, Marcelo Rosenbaum. 
- "Huuum... Por que?"
Caramba... Às vezes perguntas são tão difíceis de serem respondidas, não é mesmo?! Mas, depois de pensar um pouquinho, respondi de prontidão: - Acho que ele utiliza a sua criatividade com maestria!
E, criatividade me inspira!
Uma pessoa criativa é capaz de ver soluções, quando o senso comum está vendo dificuldade. A capacidade de se expressar por diversos meios e ideias, solucionam os desafios que surgem na vida... É o poder de transformar!
E foi transformando lares por todo o Brasil, no programa Lar Doce Lar, que Marcelo Rosenbaum caiu no gosto do povo... e no meu! E quem aqui nunca se sentiu inspirado para executar as ideias dele? Hoje, podemos ver suas transformações no Decora, no canal GNT.
Mas bateu saudade daquela época, das histórias inspiradoras e do makeover da casa inteira. Para relembrar essa fase do designer, escolhi um case que tem tudo a ver com as últimas postagens do blog... Reutilizar, lixo e design! =)
O Lar Doce Lar, da família Mozart, segundo a equipe de Rosenbaum, foi um dos mais emocionantes e criativos. A protagonista da história é a Dona Hercília, catadora de lixo, que com muita garra, disciplina e força de vontade resolveu começar a estudar com os livros achados no lixo.
O resultado dessa dedicação?  Hercília passou na faculdade federal do Espírito Santo. Quando se formar, ela quer dar aulas de artes e trabalhar com restauração.
Fotos Antes:
Fotos Depois:
Para a reforma, a equipe transformou o seu próprio olhar sobre o lixo. A artista Ana Moraes foi convidada para participar da decoração criando objetos e peças a partir de materiais descartados e coletados pela família. 
Uma dica: Preste atenção nos mínimos detalhes das imagens, e se surpreenda com algumas peças inusitadas que foram reutilizadas!
Eu amei a sala, basicamente ela é toda com materiais reutilizados.
E essa família super responsa, ainda ganhou uma construção anexa que abriga uma biblioteca e um ateliê, para que eles possam trabalhar em casa.
São os toques finais que fazem um ambiente ficar cheio de personalidade. E esse lar tem um monte de detalhes fofos. Eu amei o jardinzinho de conchas! E você, gostou mais de qual?
Ah! Vale acrescentar aqui que além de decorar lares e espaços comerciais, Rosenbaum, ainda tem um projeto muito legal o "A gente transforma", que contribui para valorizar os potenciais e saberes, transformando em oportunidades dentro e fora de comunidades carentes ou distantes. Com o design como catalisador de mudanças para o redesenho de um novo mundo.

Continue navegando