Buscar

objetiva projetos - NADIA

Prévia do material em texto

20/10/2015	AVA UNIVIRTUS 
20/10/2015	AVA UNIVIRTUS 
20/10/2015	AVA UNIVIRTUS 
MATRIZ OBJETIVA - 05/10 A 30/10/2015
	NADIA MARIA RAMAZZINI - Nota: 100	PROTOCOLO: 2015102099527151F88A
	
Questão 1/10
Na elaboração dos projetos, existem algumas etapas que devem ser apresentadas. Essas partes devem ser coerentes e compatíveis entre si, com possibilidade de comprovar suas viabilidades. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a finalidade da etapa da Introdução.
	A	Parte do processo de planejamento que deve estar presente durante a elaboração e implementação do projeto desde a fase inicial até a fase final.
	B	Permite o conhecimento da realidade na qual o projeto está inserido, pois é o levantamento da situação atual.
	C	Tem a finalidade de informar ao leitor do que exatamente trata o projeto, a razão pelo qual foi escrito e o que se espera em termos de resultados.
Você acertou!
Na introdução o projeto é apresentado como um todo, sem detalhes. Ela tem a finalidade de informar ao leitor do que exatamente trata o projeto, a razão pela qual foi escrito e o que se espera em termos de resultados. (CONSALTER, 2012, p.
73)
	D	O projeto deve ser iniciado pelos objetivos, deixando claro o resultado que se pretende atingir.
Questão 2/10
A administração de projetos surgiu da necessidade de novos paradigmas administrativos por parte das organizações atuais.
Sobre a atividade de planejamento considere as afirmativas a seguir e depois assinale a alternativa correta. 
Planejamento é uma previsão do que irá acontecer. 
Planejamento é uma relação entre as atividades a serem executadas e o tempo disponível para tanto. III. Planejamento é uma atividade sistêmica e interativa que envolve apenas a diretoria da organização. IV. O planejamento acontece em etapas sucessivas.
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	D
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Gestão de projetos ou gerência de projetos, gerenciamento de projetos ou, ainda, administração de projetos é a área da administração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, em um certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de
recursos técnicos e humanos. Segundo Robbins (2000) citado por Consalter (2012) as características essenciais do processo de planejamento de projetos são as seguintes: a) definição dos objetivos propostos; b) identificação das atividades e recursos necessários para realiza-las; c) estabelecimento das relações sequenciais para as atividades; d) cálculo das estimativas de tempo para as atividades; e) determinação do prazo de conclusão do projeto; f) comparação dos objetivos programados do projeto; e) determinação dos recursos necessários ao cumprimento dos objetivos. 
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a explicação para a característica “estabelecimento das relações sequenciais para as atividades”:
	A	O processo de planejamento começa pela definição clara dos objetivos do projeto.
	B	Todas as atividades envolvidas no projeto e os recursos necessários para realizá-las devem ser identificados, ou seja, é preciso determinar quais os trabalhos e materiais são necessários para que o projeto seja concluído.
	C	Antes que outras atividades sejam iniciadas, o gerente de projetos deve identificar quais atividades devem ser completadas e quais podem ser empreendidas simultaneamente.
Você acertou!
Estabelecimento das relações sequenciais para as atividades – uma vez identificadas as atividades, sua relação sequencial precisa ser determinada; antes que outras atividades sejam iniciadas, o gerente de projetos deve identificar quais atividades devem ser completadas e quais podem ser empreendidas simultaneamente, podendo planejar a fase de utilização de diagramas de fluxos. (CONSALTER, 2012, p. 22)
	D	O gerente deve realizar o cálculo das estimativas de tempo para as atividades e a sua programação.
Questão 4/10
O projeto não deve ser iniciado sem que os objetivos estejam claros e sem que sejam definidas e asseguradas a realização das atividades e a disponibilização dos recursos. Sobre a etapa de estabelecimento dos objetivos e das metas analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
I. Os objetivos são os resultados futuros que pretendemos atingir. II. Os objetivos devem ser claramente definidos. 
III. Os objetivos são rígidos e não podem ser alterados ao longo do tempo.
	A	Apenas a afirmativa I está correta.
	B	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C	Apenas a afirmativa III está correta.
	D	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Você acertou!
O estabelecimento dos objetivos é a segunda etapa do planejamento do projeto e estes devem ser entendidos como o resultado futuro que pretendemos atingir. Eles devem ser claramente definidos, de forma que a verificação dos resultados futuros possa ser feita de modo adequado e racional, referindo-se aos aspectos mais significativos, como a correlação entre a causa e o efeito de determinado problema. Como a empresa é um organismo vivo inserido em um ambiente mutável, os seus objetivos podem sofrer alterações ao longo do tempo em função de mudanças internas ou externas e, com isso, todos os demais fatores na elaboração do projeto devem seguir essas transformações. (CONSALTER, 2012, p. 79)
Questão 5/10
As empresas não podem mais se portar como instituições meramente econômicas, ou seja, não podem se preocupar única e exclusivamente com o que produzir, como produzir e para quem produzir. Suas responsabilidades abrangem um espectro muito maior, envolvendo preocupações de caráter político-social e ambiental. Sobre a consideração do fator ambiental nas atividades econômicas, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falas, em seguida, assinale a alternativa correta. 
( ) O sucesso das atividades empresariais desconsidera a existência de uma política ambiental. 
( ) As organizações existem isoladamente no seu ambiente. 
( ) Devemos relacionar e/ou incorporar os problemas do meio ambiente na análise do projeto.
	A	F – V – F
	B	V – V – F
	C	F – F – V
Você acertou!
As organizações não existem isoladamente no seu ambiente, devendo sempre estar contextualizadas com seu entorno. Para tanto, elas devem identificar todas as operações e os vários impactos decorrentes do processo de produção, bem como buscar formas de minimizá-los. O sucesso das atividades empresariais também pressupõe a existência de uma política ambiental formal, na qual a empresa expõe suas intenções e princípios em relação ao desempenho ambiental. (CONSALTER, 2012, p. 116).
	D	V – F – F
Questão 6/10
O sucesso de um projeto pode ser expresso quando os objetivos e as metas foram alcançados, isto é, quando obtivemos algo desejado da forma como foi planejado e os resultados globais foram cumpridos de prazo e do orçamento projetado. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que apresenta de forma correta o conceito ao qual se refere. 
“Indicam uma ação muito ampla sobre o projeto, caracteriza o que pretendemos com o projeto proposto”.
A
M
e
t
a
s
. 
B
O
b
j
e
t
i
v
o
s
 
e
s
p
e
c
í
f
i
c
o
s
. 
	C	Objetivo geral.
Você acertou!
De acordo com a sua abrangência, os objetivos podem ser gerais ou específicos. Os objetivos gerais indicam uma ação muito ampla sobre o projeto, enquanto os específicos procuram descrever as ações pormenorizadas e os mecanismos
necessários para a consecução do geral. O objetivo geral, portanto, deve caracterizar de forma precisa o que pretendemos com o projeto proposto, enquanto os objetivos específicos devem traduzir como o trabalho será implementado, ou seja, devem sequenciar o caminho a ser percorrido pelo elaboradordo projeto, desde o enfoque do referencial teórico que dará suporte à pesquisa, passando pela indicação da proposta de como serão produzidos os dados e chegando à definição dos resultados esperados. (CONSALTER, 2012, p. 80)
	D	Prazo.
Questão 7/10
A adoção de alguns procedimentos de gestão ambiental preconizados durante a elaboração de projeto servirá para evitarmos ou minimizarmos impactos ambientais significativos na sua implementação, não só controlando as emissões de gases, a redução de recursos naturais, a reciclagem de resíduos, a reutilização da água e de materiais, mas também contribuindo para a conscientização dos colaboradores e fornecedores. Seguindo essa lógica, um tipo de projeto alinhado com a preocupação ambiental é o design for enviromental (DFE). Sobre o DFE, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falas, em seguida, assinale a alternativa correta. 
( ) O DFE é um modelo de gestão centrado na fase de concepção dos produtos e dos seus respectivos processos de produção, distribuição e utilização. 
( ) O DFE exige novos arranjos organizacionais para reduzir ou solucionar conflitos entre as áreas de produção, compras, marketing e pesquisa. 
( ) A ideia básica desse modelo é ignorar os problemas ambientais na fase de projeto, pois as dificuldades e consequentemente os custos para efetuar modificações diminuem à medida que as etapas do processo de inovação se consolidam.
	A	V – F – V
	B	F – F – V
	C	V – V – F
Você acertou!
O DFE é um modelo de gestão centrado na fase de concepção dos produtos e dos seus respectivos processos de produção, distribuição e utilização. Esse tipo de projeto exige novos arranjos organizacionais para reduzir ou solucionar conflitos entre as áreas de produção, compras, marketing e pesquisa. A ideia básica desse modelo é atacar os problemas ambientais na fase de projeto, pois as dificuldades e consequentemente os custos para efetuar modificações crescem à medida que as etapas do processo de inovação se consolidam (Consalter, 2012, p. 118).
	D	V – F – F
Questão 8/10
Toda decisão sobre projetos de investimento pode ser feita a partir de duas abordagens: a primeira requer que o tomador de decisão opte entre aceitar ou rejeitar um dado projeto; a segunda exige a classificação entre propostas diversas. Assinale a alternativa correta que apresenta como poderá ser escolhido um dos critérios.
	A	A escolha de um desses critérios irá depender do volume de recursos disponíveis para a aplicação e do tipo de projeto analisado.
Você acertou!
A escolha de um desses critérios irá depender do volume de recursos disponíveis para a aplicação e do tipo de projeto analisado. Devemos efetuar os cálculos sobre a eficiência econômica do projeto e seu financiamento. Trata-se de analisar os resultados que podem ser obtidos por meio de índices econômicos apropriados (Consalter, 2012, p. 120).
	B	A escolha é definida a partir de cálculos sobre o impacto ambiental do projeto e seu financiamento.
	C	A escolha é definida a partir da capacidade de converter ativos em desempenho operacional.
	D	A escolha deve ser pautada nos índices de absenteísmo e rotatividade de pessoal, vinculados ao projeto específico.
Questão 9/10
A maioria dos projetos faz parte de uma organização maior. Devemos definir uma estrutura operacional pra elaboração do projeto, uma vez que a estrutura da empresa deve estar em consonância com a estrutura do projeto. Analise a definição a seguir e assinale a alternativa correta que descreve o tipo de estrutura a qual se refere. “Esta estrutura confere total autonomia para uma equipe multidisciplinar, que fica separada da estrutura funcional permanente, até mesmo fisicamente”.
	A	Estrutura desumanizada.
	B	Estrutura mecanicista.
	C	Estrutura projetizada.
Você acertou!
A estrutura projetizada confere total autonomia para uma equipe multidisciplinar, que fica separada da estrutura funcional permanente, até mesmo fisicamente (Consalter, 2012, p. 111).
	D	Estrutura funcional permanente.
Questão 10/10
Embora não haja uma fórmula para a elaboração do estudo de viabilidade, não se pode negligenciá-lo ou realiza-lo inadequadamente. Keeling (2002) afirma que o estudo de viabilidade deve apresentar um quadro equilibrado que incorpore todos os aspectos possíveis de interesse. Sobre esse tema analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
I. O estudo de viabilidade administrativa deve considerar a avaliação de possíveis ameaças ou riscos para o sucesso final. II. No estudo de viabilidade administrativa é preciso se ter uma relação dos apoiadores e defensores do projeto. 
III. No estudo de viabilidade administrativa deve ser considerado apenas as questões ligadas a estrutura organização, não cabendo, nesse momento, análise política, ambiental ou social.
	A	Apenas a afirmativa I está correta.
	B	Apenas a afirmativa II está correta.
	C	Apenas a afirmativa III está correta.
	
D	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Você acertou!
Keeling (2002, p. 47) afirma que o estudo de viabilidade deve apresentar um quadro equilibrado que incorpore todos os aspectos possíveis de interesse como: - Avaliação de riscos: identificação e classificação de possíveis ameaças ou riscos para o sucesso final. Uma avaliação de níveis de risco e consequências com uma apreciação dos métodos de limitação ou eliminação de riscos, avaliação do risco financeiro. - Fontes de apoio ao projeto: relação dos apoiadores e defensores do projeto, possíveis ou confirmados, e agências ou instalações especiais que poderiam ser vantajosos aceitação ou implementação. - Análise política, quando cabível: avaliação política e quaisquer implicações sobre aspectos do projeto incluindo escolha de pessoal, segurança, segurança pessoal, áreas de possível apoio, conflito ou oposição. Nível de estabilidade política, economia, inflação, etc. Envolvimento do governo, participação de governo federal, estadual ou municipal ou regional no projeto, divisão de custos, patrocínio, participação nos lucros como benefícios, incentivos, etc. Avaliação do impacto ambiental (AIA): natureza precisa e extensão do impacto ambiental do projeto e, se houver, detalhes de administração ambiental a serem incluídos na estrutura do projeto para atende requisitos desejados, acordados ou obrigatórios — Série ISO 14000, por exemplo. - Avaliação do impacto sociológico, quando apropriada, e identificação de interessados, que são os stakeholders: avaliação do impacto do projeto na estrutura social e identificação inicial de indivíduos ou grupos interessados afetados. (CONSALTER, 2012, p. 60-63)
http://univirtus­277877701.sa­east­1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/36444/novo/1	1/6
http://univirtus­277877701.sa­east­1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/36444/novo/1	1/6
http://univirtus­277877701.sa­east­1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/35444/novo/1	1/5

Continue navegando