Buscar

Aulas Microbiologia 6,7 e 8 Estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

na aula 6 aprendemos que o termo "infecção hospitalar"é utilizado para descrever a infecção adquirida dentro do ambiente hospitalar.E que hoje para diminuir as tão temíveis infecções em âmbito hospitalar por fontes externas,são utilizadas algumas técnicas para que isso não acometa os pacientes hospitalizados,ou que necessitem de algum procedimento mais invasivo,algumas dessas técnicas são: esterilização,desinfecção,antissepsia,entre outras.
*Esterilização:Utilização de processos físicos ou químicos que permite eliminar todas as formas microbianas presentes em determinados materiais ou áreas,eliminando inclusive tipos mais resistentes como as micobactérias e formas resistentes como esporos bacterianos.
*Desinfecção: Utilização de processos físicos ou químicos para eliminar a maioria das formas microbianas presentes,porém não garante a eliminação de formas mais resistentes,como esporos,vírus envelopados,etc...
*Antissepsia: Utilização de produtos químicos para reduzir a quantidade de microorganismos sobre a pele ou outro tecido vivo.Não podemos eliminar todos os microorganismos,pois os métodos seriam muito drásticos e isso lesaria as células do individuo.
Devemos ter em mente que os processos de esterilização,desinfecção e antissepsia são muito importantes para garantir a segurança nos serviços de saúde.São vitais para garantir o controle da incidência de casos de infecção hospitalar.
Nas aulas 7 e 8 aprendemos sobre antimicrobianos e infecções bacterianas.
Antimicrobianos são compostos que matam(ação bactericida) ou inibem(ação bacteriostática) o crescimento microbiano.
Exibem uma propriedade denominada Toxicidade Seletiva,termo que surgiu com Paul Ehrlich (1854-1915) que é basicamente: Algo tóxico aos microorganismos,porém sem apresentar toxicidade ao hospedeiro.
E sobre as infecções bacterianas,podemos citar a tuberculose e sua grande incidência em nosso país,sobre seu tratamento que deve ter no mínimo 6 meses para ter efeito,e que o mesmo deve ser acompanhado de perto por um profissional de saúde para que não haja abandono e o paciente venha ter recaída.O tratamento está disponível pela rede pública (SUS).E o mais utilizado atualmente é o RIP (Rifampicina,Isoniazida e Pirazinamida)

Continue navegando