Buscar

Direito ambiental simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0012_SM_201101044934 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): MARIANA VIEIRA SANTOS
	Matrícula: 201101044934
	Desempenho: 8,0 de 8,0
	Data: 21/10/2015 02:39:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201101284264)
	
	A cidade de Resende, no Rio de Janeiro, quase teve uma turfeira - área ambiental alagada-, aterrada para dar lugar à nova fábrica de carros da Nissan, no Pólo Industrial de Resende, graças à denúncia do biólogo, Luciano Lima. Junto a segmentos da sociedade e de meios de comunicação local criaram o SOS Lagoa da Turfeira, cujo lema foi: "Nissan sim. Turfeira também!" A denúncia foi levada ao Ministério Público Federal - MPF e ao órgão ambiental estadual, o INEA - Instituto Estadual do Ambiente. Posteriormente, em audiência pública, solicitada pelo MPF, ficou claro que a tese defendida "Turfeira Sim, Nissan Também" era integralmente aprovada pela própria empresa, que tem entre as suas principais bandeiras a sustentabilidade ambiental. Em 2013, na semana do meio ambiente, a cidade recebeu a notícia de que a Lagoa da Turfeira passará a ser protegida, como uma unidade de conservação (UC), a ser criada por ato administrativo pelo governo do estado. A Nissan será responsável a subsidiar recursos para a criação da unidade de conservação na região circunvizinha à área da empresa, com o objetivo de preservar a Lagoa da Turfeira e eventuais áreas úmidas associadas. Aguarda-se ainda a confirmação da Lagoa da Turfeira ser caracterizada como uma unidade de conservação de proteção integral.
Sabendo que as unidades de conservação integrantes do SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei 9.985/2000, dividem-se em dois grupos, com características específicas: I - Unidades de Proteção Integral e II - Unidades de Uso Sustentável, FAÇA O QUE SE PEDE:  1- Apresente o seu entendimento sobre os objetivos dos dois grupos das unidades de conservação e  2- Justifique, se você considera correta ou não, a criação da Lagoa da Turfeira, conforme o texto, como uma UC- unidade de conservação de proteção integral
		
	
Sua Resposta: As Unidades de proteção integral destinam-se como o nome já diz a proteção integral da fauna, flora, recursos hídricos, bem de populações como indígenas que nelas habitam. Já às unidades de uso sustentável tem essas proteções, mas é liberada a utilização de forma consciente e moderada dos seus recursos, desde que não haja agressão ao meio ambiente que o garantam para futuras gerações. SIM, Considero correta a TENTATIVA de criação da Unidade de Proteção Integral, pois ela está de acordo com o IDEAL de preservação para futuras gerações, mas ela NÃO pode ser criada por ato administrativo e SIM por LEI FEDERAL.
	
Compare com a sua resposta:
Gabarito, apresentar noções básicas sobre os conceitos solicitados:  1- O objetivo das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais - (proteção integral: manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais). O objetivo das Unidades de Conservação de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais - (uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável).   2- está correta a indicação da Lagoa da Turfeira como UC de proteção integral, o que significa que nada mais poderá ser feito no entorno do banhado, assim como garantir a preservação da lagoa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101208771)
	
	Em março de 2003 a Indústria Cataguazes de Papel e Celulose, região da Zona da Mata mineira, causou o maior impacto ambiental de que se tem notícia no Brasil. Com o rompimento de um dos tanques onde estavam armazenados 1,2 milhões de litros de resíduos químicos contaminou o Rio Pomba e, consequentemente, a parte média da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul até seu estuário. O acidente atingiu diversos municípios da Zona da Mata e 8 cidades fluminenses, causando um rastro de devastação e prejuízos. Responda: o que significa bacia hidrográfica e qual as consequências da contaminação de um recurso hídrico?
		
	
Sua Resposta: Bacia hidrográfica designa uma região cujas águas das chuvas escorre e drena partículas de solo e material dissolvido para um ponto de saída comum de um rio ou curso de água e seus afluentes e subafluentes. É a unidade territorial para implementação da política nacional de recursos hídricos. Consequências da contaminação de um recurso hídrico: alterar a qualidade da água significa prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dela dependem. Contaminando-a, ela torna-se nociva ao consumo ensejando na destruição desses organismos causando, assim, a modificação de maneira desfavorável e irreversível, do meio vivente.
	
Compare com a sua resposta: Bacia hidrográfica designa uma região cujas águas das chuvas escorre e drena partículas de solo e material dissolvido para um ponto de saída comum de um rio ou curso de água e seus afluentes e subafluentes. É a unidade territorial para implementação da política nacional de recursos hídricos. Consequências da contaminação de um recurso hídrico: alterar a qualidade da água significa prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dela dependem. Contaminando-a, ela torna-se nociva ao consumo ensejando na destruição desses organismos causando, assim, a modificação de maneira desfavorável e irreversível, do meio vivente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101619422)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Toda a aplicação da pena tem que passar por uma dosimetria necessária, em que são verificados os motivos, as causas, as maneiras, as condições de execução, entre outros fatores. De acordo com o previsto no Art.6º da Lei de Crimes Ambientais, para a imposição e gradação da penalidade, a autoridade competente observará:
I- a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infração e suas conseqüências para a saúde pública e para o meio ambiente.
II- a situação econômica do infrator, no caso de multa.
III- se o crime foi cometido por motivo de relevante valor social ou moral.
		
	
	Somente a alternativa III está correta.
	 
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa II está correta.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101619404)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos arts. 14 e 15 da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98, estão elencadas as circunstâncias atenuantes e agravantes aplicáveis especificamente aos crimes ambientais. Ao analisarmos o Art.14, verificamos que são circunstâncias que atenuam a pena:
		
	
	O desconhecimento da lei.
	
	Ter o agente cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral.
	 
	Arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano.
	
	Ser o agente menor de 21 anos na data do fato e maior de 70 anos na data da sentença.
	
	Ter o agente confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101115470)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Lei Ambiental, deve ser desconsiderada a pessoa jurídica:
		
	
	Sempre que ocorrer lesão ao patrimônio público.
	
	Diante da impossibilidade de reconhecer e identificar o real causador do danos ambiental.
	
	Sempre que a pessoa jurídica auferir lucro excessivo em relação às suas atividades.
	 
	Sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.Toda vez que ocorrer fraude contra credores públicos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101791569)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Texto Constitucional de 1988 é CORRETO afirmar que:
		
	
	as pessoas físicas não podem cometer infrações penais
	
	as pessoas jurídicas não podem cometer infrações penais
	
	as pessoas jurídicas podem cometer infrações penais, mas as pessoas físicas não
	
	somente as pessoas físicas podem cometer infrações penais
	 
	as pessoas jurídicas podem cometer infrações penais
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101687245)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fiorillo analisa que a lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) pode ser dividida em duas partes, são elas:
		
	
	Parte geral, que apresenta as normas processuais penais que sempre repete redações contidas na Lei 9.099/95 (Juizado Especial Criminal) e a parte especial, que indica as normas penais.
	 
	Parte geral (compreendida entre os Art. 2º e 28), que apresenta as normas penais e processuais penais gerais e que muitas vezes repete redações contidas no Código Penal e de Processo Penal e, em virtude do princípio da especialidade, cria institutos aplicáveis somente aos crimes ambientais e a parte especial, que indica as infrações penais em espécie.
	
	Parte geral, que apresenta apenas as normas processuais penais e a parte especial, que indica as infrações penais em espécie.
	
	Parte geral (compreendida entre os Art. 2º e 28), que apresenta apenas as normas penais e a parte especial, que indica as infrações penais.
	
	Parte especial (compreendida entre os Art. 2º e 28), que apresenta as normas penais e processuais penais gerais e que muitas vezes repete redações contidas no Código Penal e de Processo Penal e, em virtude do princípio da especialidade, cria institutos aplicáveis somente aos crimes ambientais e a parte geral, que indica as infrações penais em espécie.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101662794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2013 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) A respeito de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados, assinale a opção correta à luz da Lei nº 11.105/2005.
		
	
	É permitido o registro, o patenteamento e o licenciamento de tecnologia genéticas de restrição de uso.
	 
	As entidades financiadoras ou patrocinadoras das atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados devem exigir a apresentação do certificado de qualidade em biossegurança, sob pena de se tornarem corresponsáveis pelos eventuais efeitos decorrentes da atividade.
	
	A realização de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados depende de autorização expedida por órgão estadual competente em matéria ambiental.
	
	Para fins de pesquisa e terapia, é proibida a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro.
	
	As atividades relacionadas à pesquisa científica podem ser desenvolvidas por pessoas físicas, desde que estas mantenham vínculo empregatício, ou de qualquer outra natureza, com pessoas jurídicas.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101234263)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As categorias de unidades de conservação (UC) estão dividas em dois grupos, sendo que um deles tem como objetivo principal preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Identifique a resposta CORRETA relativa à categoria da unidade de conservação analisada.
		
	
	Uso Sutentável como a UC Área de Proteção Ambiental
	
	Proteção Integral como a UC Área de Relevante Interesse Ecológico
	 
	Proteção Integral, como a UC Refúgio de Vida Silvestre
	
	Uso Sustentável, como a UC Reserva Particular do Patrimônio Natural.
	
	Uso Sustentável como a UC Reserva Extrativista
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101288680)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	MARQUE A ALTERNATIVA QUE CONCEITUA ADEQUADAMENTE O CADASTRO AMBIENTAL RURAL-CAR, CRIADO PELA LEI Nº 12.651, DE 2012 (NOVO CÓDIGO FLORESTAL)
		
	
	É ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA QUE BUSCA EXERCER O NECESSÁRIO CONTROLE SOBRE AS ATIVIDADES HUMANAS QUE INTERFEREM NAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, BUSCANDO CONCILIAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM O USO DE RECURSOS NATURAIS.
	
	É A ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSÁVEL POR CRIAR TODAS AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ÂMBITO FEDERAL.
	
	É O CONJUNTO DE CONDIÇÕES, LEIS, INFLUÊNCIAS E INFRAESTRUTURA DE ORDEM FÍSICA, QUÍMICA E BIOLÓGICA, QUE PERMITE, ABRIGA E REGE A VIDA EM TODAS AS SUAS FORMAS.
	
	É O REGISTRO PARTICULAR FACULTATIVO PARA TODOS OS IMÓVEIS RURAIS COM A FINALIDADE DE INTEGRAR AS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DAS PROPRIEDADES COM O OBJETIVO DE COMBATER O DESMATAMENTO.
	 
	É O REGISTRO PÚBLICO ELETRÔNICO DE ÂMBITO NACIONAL, OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS IMÓVEIS RURAIS, COM A FINALIDADE DE INTEGRAR AS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DAS PROPRIEDADES E POSSES RURAIS, COMPONDO A BASE DE DADOS PARA CONTROLE, MONITORAMENTO, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E ECONÔMICO E COMBATE AO DESMATAMENTO.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais