Buscar

Melaninas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Melaninas
São pigmentos negros, presentes nos microrganismos e vegetais, mas também nos animais e no homem.
Nas frutas e vegetais, o escurecimento ocorre quando substâncias polifenólicas, usualmente contidas nos vacúolos das plantas, são oxidadas pela ação da enzima fenolase.
A coloração da pele humana é relacionada ao número, tamanho, tipo e distribuição de partículas citoplasmáticas pigmentadas, denominadas melanossomas, que contêm um biocromo marrom, a melanina.
Nos animais
As estruturas responsáveis pela síntese da melanina são os melanócitos. 
Estes possuem em seu interior melanossomas responsáveis pelo acúmulo de melanina.
A enzima responsável pela síntese de melanina é a tirosinase, que se armazena no interior dos melanócitos.Os grânulos de melanina permanecem no citoplasma dos queratinócitos.
Esta enzima oxida a tirosina em 3,4-diidroxifenilalanina (DOPA) e esta em DOPA-quinona. Após esta reação no interior dos melanossomas, a DOPA-quinona pode se combinar com o oxigênio, resultando em eumelanina, ou pode se combinar com enxofre, resultando em feomelanina.
Síntese
eumelanina, de cor acastanhada ou preta, 
 feomelanina, de cor avermelhada ou amarelada. 
Os grânulos de melanina se dispõem sobre o núcleo do queratinócito, de modo a impedir lesões no DNA da célula pelos raios ultravioleta.
A eumelanina é muito mais eficiente que a feomelanina nessa proteção, e por isso os cânceres de pele são mais comuns em pessoas de pele clara, cujo conteúdo relativo de eumelanina é menor.
A produção de eumelanina e feomelanina é controlada por um receptor transmembrana, ao qual se liga o hormônio melanócito-estimulante, denominado MC1R.
Tipos:
Nas frutas e vegetais
Tecidos danificados pelo corte ou pela retirada da casca, pelo ataque de fungos ou machucados, facilitam o contato da enzima fenolase.
Embora seja indesejável nos alimentos, não prejudicam o aroma e o valor nutricional do alimento.
A fenolase é muito importante como agente antifúngico.
Essa enzima incomum, cataliza dois tipos diferente de reações.
A primeira, resulta na oxidação de um monofenol para um orb-difenol:
A segunda, catecolase, ativa a oxidação do o-didecol para um o-quinona; que são altamente reaitvas e polimerizam-se prontamente após sua conversão espontânea para hidroxiquinonas.
Albinismo: ocorre pois, a transformação da tirosina em melaninas está bloqueada, que pode ser caudada por um defeito ou por uma deficiência ao nível da sua polimerização.
Interessante:
Heme
São cromoproteínas chamadas de pigmentos respiratórios, que apresentam propriedades de fixar oxigênio.
Heme é o grupo prostético que comporta uma molécula de protoporfirina e um átomo de ferro.
Em um tecido animal, distinguimos a mioglobina (hemoglobina muscular) e a hemoglobina sanguínea.
É o único em quantidades suficientes para conferir cor vermelha à carne.
Há uma só cadeia polipeptídica cuja estrutura primária, secundária e terciária é conhecida.
 é formada por uma cadeia de 153 aminoácidos. Com um peso molecular de 16.700 daltons, é uma das proteínas mais simples que transporta oxigênio molecular (O2), sendo o principal transportador intracelular de oxigênio nos tecidos musculares, além de estocar oxigênio nos músculos (sua principal função).
Mioglobinas
Não realiza o transporte de oxigênio da mesma forma que a hemoglobina. Isto porque a mioglobina não tem ligações cooperativas com o oxigênio, por ser monomérica, isto é, formada de uma só subunidade.
Seu teor no sangue aumenta sempre que há destruição muscular. Razão pela qual sua dosagem ajuda o médico no diagnóstico de infarto do miocárdio. 
é uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório.
É um tetrâmero composto de dois tipos de cadeias de globina. 
Existem duas cadeias de cada tipo, sendo que um deles contém 141 aminoácidos e o outro contém 146 aminoácidos.
Hemoglobinas
Cada cadeia proteica está ligada a um grupo heme; estes possuem um íon de ferro no seu centro, que forma seis ligações coordenadas: quatro com átomos de nitrogênio do grupo planar de porfirina, uma a um átomo de nitrogênio da proteína e outras a uma molécula de O2. 
É uma proteína alostérica, pois a ligação e a liberação do oxigênio é regulada por mudanças na estrutura provocadas pela própria ligação do oxigênio ao grupo heme.
A distribuição de oxigênio é feita através da interação da hemoglobina com o oxigênio do ar . Forma-se o complexo oxi-hemoglobina. 
A hemoglobina pode ser encontrada dispersa no sangue (em grupos animais simples) ou em várias células especializadas (as hemácias de animais mais complexos).
é o nome dado a uma doença hereditária que causa a malformação das hemácias, que assumem forma semelhante a foices.
Ocorre devido à substituição de um único nucleotídeo que altera o códon do sexto aminoácido da B-Globina de ácido glutâmico para valina (GAG → GTG: Glu6Val). 
causa deficiência do transporte de oxigênio. 
O único tratamento curativo é o transplante de medula óssea.
Amenia Falciforme

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais