Buscar

Exercício aula 1 -HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
		
		
	
		  HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: CEL0493_EX_A1_201504593863 
	Matrícula: 201504593863
	Aluno(a): FABRICIO GILBERTO FERREIRA DE BARROS 
	Data: 15/09/2015 09:31:49 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201504760106)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	Durante o século XIX a Idade Média foi reabilitada como período histórico com o elogio idealizado às suas figuras. O nome deste movimento que valorizou a Idade Média foi:
		
	
	Romantismo
	
	Iluminismo
	
	Neo-clássicismo
	
	Modernismo
	
	Racionalismo
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505278251)
	Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (0) 
	
	Para definirmos nosso estudo em Idade Média, tomamos como referência os problemas vivenciados por Roma e a desagregação do seu Império. Podemos citar como fatores importantes para o processo de desagregação do Império:
		
	
	a constante troca de regime político em Roma. Só no século IV, Roma deixou de ser Império e voltou a ser República duas vezes. 
	
	o Império Romano passava por profundas transformações, os poderes locais resistiam às práticas de dominação romana e havia as disputas entre os centros de poder romanos 
	
	a expansão dos domínios islâmicos no Ocidente contestando reiteradamente as fronteiras romanas. 
	
	o significativo aumento do número de seguidores do Politeísmo. Como a Igreja reprimia seu avanço, a instabilidade política tornou-se insustentável.
	
	o crescente avanço dos exércitos bárbaros. Em grande número e sem armas, venceriam todas as batalhas contra os exércitos romanos.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504760112)
	Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (0) 
	
	A Idade Média é classicamente entendida como um período intermediário, menos importante. Mas o historiador contemporâneo deve repensar esse papel. Seu trabalho é: 
		
	
	Reafirmar os processos envolvidos no período, entendendo suas continuidades e rupturas, e principalmente entendendo explicando porque este é um período pouco importante da história. 
	
	Relativizar os processos envolvidos no período, entendendo suas continuidades e rupturas, e principalmente entendendo seu contexto de produção, reafirmando dos estereótipos. 
	
	Relativizar os processos envolvidos no período, entendendo suas rupturas, e principalmente entendendo o papel da Igreja como a dominadora da produção, mantendo os estereótipos.
	
	Relativizar os processos envolvidos no período, entendendo suas continuidades e rupturas e, principalmente, entendendo seu contexto de produção, fugindo dos estereótipos. 
	
	Relativizar os processos envolvidos no período, entendendo as atrocidades e os problemas vividos pelos homens no período, e principalmente entendendo seu contexto de produção, fugindo dos estereótipos.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504892980)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	O conceito Idade Média apresenta em sua própria designação uma noção pejorativa. Tal construção mantém relação direta com a ideologia daqueles que construíram esta classificação, o que está devidamente explicitado na opção:
		
	
	os iluministas pensaram a Idade Média como um período de continuidade da evolução humana.
	
	os iluministas classificaram a Idade Média como espaço de tempo onde o mundo moderno foi gestado. 
	
	os iluministas pensaram o conceito de uma idade mediana, mas sem que isto representasse uma visão pejorativa sobre o período.
	
	os iluministas do século XVII objetivavam anunciar o "moderno" e resgatar o que havia de bom na Idade Média 
	
	os iluministas consideravam a Idade Média um intervalo entre a Antiguidade e a Idade Moderna que apresentavam. 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504737929)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	Os estudos recentes sobre a Idade Média avaliam esse período da história como um(a): 
		
	
	época que não se constitui uma unidade: em sua primeira fase, houve retrocesso cultural e econômico, porém, posteriormente, ressurgiu a vida econômica e houve grande florescimento cultural. 
	
	época que pode ser chamada de "Idade das Trevas", em razão do predomínio da Igreja, que, com sua ideologia, contribuiu para a estagnação cultural, a opressão política e o fanatismo religioso. 
	
	período de dez séculos durante o qual houve intensa atividade industrial e comercial, sendo a cultura intelectual exclusividade dos mosteiros e da Igreja. 
	
	período de obscurantismo e atraso cultural conhecido como "a longa noite de mil anos" em virtude do desprezo dado à herança intelectual grega e romana da época precedente. 
	
	época que pode ser chamada de "Idade Negra" em razão do predomínio das religiões pagãs, que, com sua ideologia, afastavam o homem do Cristianismo e insituiam o culto à natureza. 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504710775)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	Se utilizássemos em uma conversa com homens medievais a expressão "Idade Média", eles não entenderiam. Eles, como todos os homens de todos os tempos históricos, se viam vivendo na época contemporânea. Assim, falarmos em Idade Média representa uma rotulação, uma necessidade de se dar nome aos períodos passados. Foi o século XVI que elaborou tal conceito, que acabou por absorver concepções dos homens renascentistas. Com relação ao termo "Idade Média", é correto afirmar que: 
		
	
	Expressava como um período visto como de barbárie, ignorância e superstição. Logo, de um tempo intermediário, de uma Idade Média, situada entre o apogeu das sociedades greco-romanas e da retomada de seus valores, já na Idade Moderna. 
	
	Expressava uma valorização indisfarçada pelos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Tudo que estivera entre estes dois períodos de criatividade artístico-literário (do ponto de vista do século XVI) era apreciado e entendido como berço da civilização moderna. 
	
	Expressava s valorização de um período que seria lembrado como o berço dos futuros estados europeus. Assim vista como momento de origens das nacionalidades ela satisfazia os novos sentimentos políticos do século XIX. 
	
	Expressava como um período de extrema dominação religiosa pagã e que relegando a Igreja Católica a um segundo plano. A hegemonia Católica, de fato, só viria no Período Moderno. Como conseqüência, há uma desvalorização do período medieval pelos eclesiásticos, que viam os medievos como hereges. 
	
	Expressava um período de Romantismo, da primeira metade do século XIX. Vista como época de fé, autoridade e tradição o período medieval oferecia um remédio à insegurança e aos problemas decorrentes de um culto exagerado ao cientificismo. 
	
	
	
	
	Retornar 
	
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando