Buscar

Exercício aula 7 - HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
		
		
	
		  HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: CEL0493_EX_A7
	
	Aluno(a): 
	Data: 28/10/2015 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201504675808)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Nos séculos XII e XIII, a Europa cristã empenhou-se numa vasta campanha contra o mundo muçulmano. Foram alegados para este empreendimento, a necessidade de recuperar os lugares santos e assegurar o controle das rotas de peregrinação. Essas expedições bélicas, conhecidas como cruzadas, contribuíram: 
		
	
	Para o fortalecimento dos senhores feudais que passaram a administrar as ligas hanseáticas no Báltico.
	
	Para o nascimento de uma nova forma de governo com forte participação dos servos e vilões.
	
	Para o congraçamento de forças antagônicas como a burguesia e o proletariado.
	
	Para o surgimento de novas religiões como o anglicanismo e luteranismo.
	
	Para o fomento do comércio e da navegação no Mediterrâneo e para a ascensão da burguesia na Europa.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505275107)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Ao longo dos séculos XII e XIII, a Igreja Católica promove uma série de reformas significativas na tentativa de obter mais controle sobre seus cargos. Podemos citar como elementos dessas reformas os seguintes pontos:
		
	
	composição de concílio de bispos que ajudaria os monarcas a comandar as dioceses.
	
	ampliação do poder do rei no que se relaciona à nomeação de bispos e papas. 
	
	o papado deveria ser o centro do poder eclesiástico e seus auxiliares seriam os cardeais. 
	
	reaproximação da Igreja Ocidental com a Igreja Ortodoxa de Constantinopla. 
	
	submissão total dos membros da Igreja ao poder real e instituição de novos postos eclesiásticos.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504710806)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	"De um lado, a Igreja. Do outro lado, os poderes laicos, nomeadamente o do Império Romano-Germânico, herdeiro parcial de Carlos Magno. Esses dois poderes são distintos, mas defrontam-se vivamente para assegurarem a preeminência de um sobre o outro. A aspiração à reforma da Igreja corresponde, portanto a uma velha exigência: libertar a Igreja do seu enfeudamento ao temporal. Esse movimento assume uma importância excepcional com a reforma gregoriana, que Gregório VII, papa de 1073 a 1085, simboliza. Reforma que se realiza ao longo de todo o século XII." 
(LE GOFF, Jacques. Em busca da Idade Média. Lisboa: Teorema, 2003, p. 61) 
A respeito da Reforma Gregoriana é correto afirmar: 
		
	
	Significou o rompimento dos poderes eclesiásticos com as estruturas feudais e uma defesa das transformações econômicas e políticas que levariam ao capitalismo. 
	
	Representou o reconhecimento das autoridades temporais, sobretudo do Império Romano-Germânico, como a única instituição de caráter universal no seio da cristandade.
	
	Permitiu uma reaproximação com a Igreja de Constantinopla baseada na proibição da devoção às imagens e uma convivência mais tolerante com judeus e muçulmanos. 
	
	Caracterizou-se pela tentativa de demarcar as fronteiras entre clérigos e leigos com a recomendação enérgica do celibato clerical e a afirmação da superioridade dos poderes espirituais sobre os temporais. 
	
	Foi marcada por uma profunda reorientação religiosa que condenava o culto aos santos, a devoção às relíquias, às práticas de peregrinação e sustentava a infalibilidade das Escrituras Sagradas. 
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504675806)
	Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (0) 
	
	A respeito da igreja católica no período medieval, considere os itens abaixo: 
I - A Igreja teve papel central na sociedade medieval, ela tinha não só o poder espiritual como o poder temporal, por isso a Igreja, pouco a pouco, foi se transformando na maior proprietária de terras da Europa e construindo fortes vínculos com a estrutura feudal. 
II - Devido ao apego de alguns membros da Igreja à terra e aos bens materiais, surgiram ordens que procuravam afastar seus membros das tentações do mundo. Distinguiu-se, a partir de então, o clero secular do clero regular. 
III - A ordem beneditina, existente ainda hoje, fazia parte do clero regular. Essa ordem vivia de acordo com a Regra de São Bento que determinava como os monges deveriam viver nos mosteiros. 
IV - Os mosteiros e abadias medievais preservaram e restauraram textos antigos da herança greco-romana. 
Estão corretas: 
		
	
	Apenas I, II e III.
	
	Apenas I e IV.
	
	Apenas I, III e IV.
	
	Apenas I, II e IV.
	
	Apenas II, III e IV.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504670871)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	"PRIMEIRA REGRA DOS IRMÃOS MENORES Composta pelo bem-aventurado Francisco [de Assis] e aprovada sem bula pelo senhor papa Inocêncio. (...) 19. QUE OS IRMÃOS VIVAM COMO CATÓLICOS Todos os irmãos sejam católicos, vivam e falem como católicos. Se, porém, um deles, por palavras ou por atos, pecar contra a fé e a vida católica, sem querer se emendar, seja definitivamente expulso de nossa fraternidade. Consideramos todos os clérigos e todos os religiosos como nossos mestres, no que concerne à salvação de nossa alma e não se opuser à nossa regra, e respeitemos no Senhor a sua ordenação, seu ofício e seu ministério."
(FRANCISCO DE ASSIS. Primeira regra dos irmãos menores. In: Regras dos monges. Pacômio, Agostinho, Bento, Francisco de Assis, Carmlo. São Paulo: Edições Paulinas, 1993. p. 165) 
Com base no texto acima, marque a alternativa correta: 
		
	
	A Primeira Regra determinava com que os franciscanos procurassem um mestre, que poderiam ser qualquer religioso ou clérigo. 
	
	A autoridade de Francisco de Assis e de seus sucessores perante seus seguidores era equivalente à autoridade papal. 
	
	A atuação de Francisco de Assis e de seus seguidores respeitava a hierarquia eclesiástica e a doutrina ortodoxa católica. 
	
	Ao aceitar a Primeira Regra, o papa Inocêncio concordava com que os franciscanos só se subordinassem aos seus superiores na Ordem. 
	
	Os franciscanos tinham o aval do papa para não obedecerem e destituírem os clérigos que fossem contrários à Ordem Franciscana. 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504670860)
	Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (0) 
	
	No século XIII, o papa Inocêncio III pregou uma Cruzada contra um grupo de hereges do sul da França que dispunha de uma Igreja organizada. Qual grupo era esse? 
		
	
	Maniqueístas.
	
	Cátaros.
	
	Donatistas.
	
	Valdenses.
	
	Arianos.
	
	
	
	
	Retornar 
	
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais