Buscar

CEL0066_SM_201503372472 V.1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Simulado: CEL0066_SM_201503372472 V.1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201503476930)
	
	As atividades de educação ambiental devem levar em conta também os aspectos éticos, em que ¿não se considera apenas a realidade natural do homem, mas a sua dimensão histórico-social e a práxis como a possibilidade de que os seres humanos ajam de forma intencional sobre as condições objetivas¿ (CARVALHO, 2006, p. 33). Explique o por quê da importância do aspecto ético na educação ambiental para a formação do cidadão.
		
	
Sua Resposta: A importância do aspecto ético nas atividades de educação ambiental para a formação do cidadão é necessária devido ao processo de construção de uma sociedade sustentável, onde podemos apontar alguns valores ambientalmente desejáveis identificados no ¿Tratado de educação global para sociedades sustentáveis e responsabilidade global¿, apresentado na ECO-92 pela sociedade civil, tais como: o respeito e a valorização da biodiversidade; a valorização da comunidade de seres vivos de maneira ampla, incluindo os seres humanos, seus aspectos naturais e culturais; o desenvolvimento de valores como a responsabilidade, solidariedade, cooperação e diálogo, promovendo a participação de todos na construção de uma vida participativa.
	
Compare com a sua resposta: A importância do aspecto ético nas atividades de educação ambiental para a formação do cidadão é necessária devido ao processo de construção de uma sociedade sustentável, onde podemos apontar alguns valores ambientalmente desejáveis identificados no ¿Tratado de educação global para sociedades sustentáveis e responsabilidade global¿, apresentado na ECO-92 pela sociedade civil, tais como: o respeito e a valorização da biodiversidade; a valorização da comunidade de seres vivos de maneira ampla, incluindo os seres humanos, seus aspectos naturais e culturais; o desenvolvimento de valores como a responsabilidade, solidariedade, cooperação e diálogo, promovendo a participação de todos na construção de uma vida participativa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503611562)
	
	Como um instrumento de política e gestão ambiental de projetos de empreendimentos, o processo de avaliação de impacto ambiental caracteriza-se por?
		
	
	
Compare com a sua resposta: Por procedimentos capazes de assegurar, desde o início do processo de planejamento, que se faça um exame sistemático dos impactos ambientais de uma proposta (projeto, programa, plano ou política) e de suas alternativas, e que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao público e aos responsáveis pela tomada de decisão, e por eles considerados.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504028842)
	
	Como caráter político da educação, entende-se que o fazer e o pensar educativo apresentam diferentes posicionamentos, que possibilitam variadas concepções pedagógicas. Acerca desta concepção vista em aula, é certo dizer que:
		
	
	Os governos precisam interferir politicamente no processo pedagógico para que este se desenvolva.
	
	A escola deve estar a serviço da democracia, trazendo as disputas políticas para a sala de aula.
	 
	Diretores de escolas devem ser selecionados em função de suas posições políticas.
	
	Os professores devem defender seus posicionamentos políticos junto aos alunos de forma a aprimorar a discussão desde cedo.
	 
	O caráter político da educação parte de visões de mundo distintas, levando a diferentes propostas de ensino.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503655592)
	
	A educação ambiental se divide em duas teorias. A teoria Tradicional ou Clássica e Teoria Crítica. Marque a resposta errada, relacionada à teoria crítica :
		
	 
	Vai à favor dos conceitos da escola tradicional e se baseia em algumas ideias humanistas e cognitivas de Giroux.
	 
	A educação não se restringe às instituições formais, mas realiza-se também entre os diferentes grupos da sociedade, de maneira informal.
	
	A educação se faz pela aproximação, pelo desvelamento crítico e contínuo da realidade e, portanto, pelo processo de conscientização.
	
	Vai contra os conceitos da escola tradicional e se baseia em algumas ideias humanistas e cognitivas de Giroux.
	
	A educação crítica e problematizadora tem de ser forjada com o oprimido e não para o oprimido.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504108937)
	
	Tivemos diversas teorias educacionais, incluindo a teoria ou abordagem tradicional (Durkheim, Chartier), a teoria comportamentalista ou behaviorista (Skinner), a teoria humanista (Neill, Rogers), a teoria cognitivista (Piaget, Bruner, Aebli, Furth) e a teoria sociocultural (Paulo Freire, Moacir Gadotti). Todas tiveram, de alguma maneira, influência sobre as que se seguiram. Qual dessas teorias teve longa duração, foi muito usada e criticada e ainda está presente nos dias atuais?
		
	
	Teoria cognitivista
	
	Teoria sociocultural
	 
	Teoria behaviorista
	
	Teoria comportamentalista
	 
	Teoria ou abordagem tradicional
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503639747)
	
	Após o anúncio pela mídia de uma grande tragédia que ocorreu no verão da cidade de Nova Friburgo, RJ, em 2011, na qual várias vítimas tiveram suas casas soterradas, um professor de Biologia levou para sala de aula: um tapete de grama natural (usado na plantação dos gramados); um quilo de argila; duas bacias retangulares; e dois litros de água. Em uma das bacias, colocou o tapete de grama, e na outra espalhou a argila, de tal forma que estes dois substratos ocupassem metade da área da bacia. Ele inclinou cada uma delas, deixando a argila e o tapete de grama na parte mais elevada. Em seguida, distribuiu a água para dois alunos e pediu para que estes a derramassem delicadamente sobre cada um dos dois substratos. Na bacia com o tapete de grama, a água escorreu límpida e o gramado permaneceu íntegro. Por outro lado, na bacia que continha o substrato argiloso formou-se uma poça de lama. Depois deste experimento o professor anotou no quadro o tema da aula: Erosão e desastres naturais e várias perguntas para discussão. Esta metodologia de aula se encaixa em qual teoria?
		
	
	Na Teoria Bancária, pois podemos observar claramente o caráter autoritário do professor, ao querer controlar todos os momentos da aula, realizando um experimento meramente expositivo.
	
	Na Teoria Crítica, uma vez que o professor permitiu que o aluno construísse sozinho seu conhecimento a respeito do processo de erosão, de maneira desvinculada da realidade social.
	 
	Na Teoria Tradicional, uma vez que o objetivo do professor foi depositar no aluno a informação de que a erosão é provocada pelo desmatamento das encostas.
	 
	Na teoria Crítica, já que o experimento foi realizado após um grande desastre ambiental que havia sido amplamente divulgado pela mídia e os discentes tiveram a oportunidade de discutir o tema.
	
	Na Teoria Clássica, já que o experimento está sendo usado para confirmar aquilo que os alunos já conheciam a respeito da erosão e sua relação com os desastres naturais.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503674369)
	
	Com relação à temática da Educação Ambiental, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A implementação da saúde pública, utilizando o método epidemiológico sob a ótica de uma abordagem ecossistêmica, pode ser colocada como um desafio a todos que pretendem amenizar os problemas relativos às doenças.
	
	Durante algum tempo, a educação na escola centrou sua ação nas individualidades, tentando mudar comportamentos e atitudes sem, muitas vezes, levar em conta as inúmeras influências provenientes da realidade socioeconômica, política e cultural na qual as crianças estavam inseridas.
	 
	A motivação das crianças e jovens pelos temas ambientais tem se mostrado importante para que o conceito de escola saudável
É na idade adulta que se adquirem as bases de comportamento e conhecimento, o senso de responsabilidade e a capacidade de observar, pensar e agir.
	
	A escola é um espaço de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante, no qual se adquirem valores vitais fundamentais.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504155119)
	
	Em relação ao contexto da escola na Educação Ambiental, selecione a alternativa CORRETA:
		
	 
	A Epidemiologia possui relações muito estreitas com a Educação Ambiental no âmbito escolar.
	
	A saúde pública é um tema que deve ser trabalhado em sala de aula, enfatizando seu caráter antropocêntrico.
	 
	Educar as crianças, não constitui um grande avanço na preservação do meio ambiente, futuramente.
	
	É desnecessário trabalhar o tema ambiental com os adultos, já que as crianças atualmente são exemplos para seus pais.
	
	A escola deve centrar sua atuação no ser humano, em detrimento do meio ambiente, e mudar os comportamentos e as atitudes.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504108987)
	
	Segundo Pelicioni (2009), a promoção da saúde no âmbito escolar parte de uma visão integral e multidisciplinar do ser humano, que considera as pessoas em seu contexto familiar, comunitário e social. Procura desenvolver conhecimentos, habilidades e destrezas para o cuidado com a saúde e a prevenção das condutas de risco em todas as oportunidades educativas. Esta afirmação extraída de Pelicioni (2009), aponta para posturas que a escola deve adotar quando preocupada com a Epidemiologia Ambiental. Assinale a opção que NÃO representa uma perspectiva de trabalho escolar dentro dessa temática.
		
	
	Educar para o bom manejo do lixo domiciliar para evitar a proliferação de roedores.
	 
	Resgatar valores morais que vêm se perdendo paulatinamente com a sociedade moderna.
	 
	Promover campanhas de combate a focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue.
	
	Esclarecer quanto ao correto comportamento dos alunos durante surtos de gripe.
	
	Explorar os temas fundamentais relativos às doenças sexualmente transmissíveis.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503674367)
	
	Assinale a afirmativa falsa:
		
	
	A poluição atmosférica é um dos problemas mais sérios que afetam a qualidade de vida do cidadão.
	
	Não se têm desenvolvido, de modo adequado, políticas públicas de caráter preventivo, tais como controles efetivos de contaminação do ar, da água e do uso do solo.
	 
	Para a realização de uma proposta de Vigilância Epidemiológica Ambiental, é preciso que as principais instituições do município, que desenvolvem atividades relacionadas à Saúde e Meio Ambiente, sejam envolvidas, procurando buscar soluções conjuntas para a problemática em questão.
	
	A escola deve ser promotora de preservação ambiental e da saúde.
	 
	Idealizar a vida no campo, sobretudo pelas classes sociais não diretamente envolvidas na produção agrícola é um objetivo da Educação Ambiental.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais