Buscar

1º ENCONTRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA 
PROFA: TEREZINHA BERSANI 
1º- ENCONTRO
MATÉRIA: 1. SIGNIFICADO E SENTIDO DA DIDÁTICA 
OBJETIVO: Apresentar o calendário. Mostrar o programa da disciplina. Usar o diálogo para aquecer os alunos, desbloquear, e permitir a revelação de suas expectativas. Discutir concepção de Didática; buscar o significado da didática olhando o cotidiano com “olho estrangeiro”. 
METODOLOGIA: aula expositiva dialogada. 
TEXTO DE AULA: Esclarecendo “porquês”.
 A educação como prática social formadora do sujeito é co-responsável pelo tipo de homem necessário à continuidade da sociedade constituída, junto a outras formas educativas. Essa sociedade sempre em mudança exige novas práticas educativas, tais como as tecnologias, novas formas bem-sucedida de contextualizar as informações fragmentadas, de modo a traduzi-las em saberes reunificados. Por isso, nesta aula busca-se ao apresentar o calendário do semestre, o plano de ensino da disciplina, dialogar com os alunos para esquentar, desbloquear, permitir a revelação de suas expectativas, na direção de aproximar-se da concepção de Didática, a fim de trazer o significado dessa disciplina na matriz curricular�, no curso de Pedagogia-licenciatura. 
 Atribuir significado é produzir sentidos mediante um novo olhar sobre as coisas do dia-a-dia, perguntar sobre elas, com a finalidade de enxergar o que não se via antes, desvelar aspectos do fenômeno educativo, visto que, o sentido pleno nos é negado, inatingível, é apenas um horizonte avistado. Compreender o fenômeno educativo pede uma interpretação, que em sala de aula se faz pela narração das compreensões individuais. Segundo (Moreira, 2002, p. 49-50) é pelo compartilhamento de conjuntos de símbolos que as pessoas se comunicam e agem de modo a fazer sentido para as outras pessoas, pois o sentido não é próprio do objeto, mas construção social. 
 Os temas da disciplina de Fundamentos da Didática foram escolhidos em função da sua relevância, e da carga horária no segundo período do curso. Vejamos:
 A primeira coloca a disciplina no contexto do curso. A segunda foca a sala de aula no processo de ensino e aprendizagem, e a terceira a escola em sua temporalidade e espacialidade mediante a organização curricular, planejamento, técnicas de regulação do papel escolar e do trabalho do professor.
BIBLIOGRAFIA
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira. Thomson, 2002.
� Fundamentos da Didática; Didática e formação docente; Didática e prática docente, contempladas na matriz curricular do projeto pedagógico do curso de Pedagogia-licenciatura.

Outros materiais