Buscar

PCC DIDATICA GERAL

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC
HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE
3º SEMESTRE
VERA SANTOS SILVA RA: 2049060
 POLO DE TOCANTINÓPOLIS-TO
2021
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR - PCC
Aluno (a): VERA SANTOS SILVA RA: 2049060
Turma: 3º SEMESTRE 2021
Curso: HISTÓRIA - Polo de Tocantinópolis -To.
Disciplina: DIDÁTICA GERAL
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é entender diferentes sociabilidades e a construção de imaginários por meio da relação entre conhecimento histórico e educação, elaborando um tema de seminário para os alunos. 
A disciplina Didática Geral ocupa-se das estratégias de ensino, das questões praticadas associadas à metodologia e dos modos de aprendizagem. Nesse sentido, José Carlos Libanêo define a Didática Geral a uma disciplina pedagógica que estuda os objetos, as condições do processo de ensino, os meios, e o cenário educacional. Além disso, proporciona a capacidade de análise da relação entre o homem e a sociedade dentro de um contexto cultural, social e econômico, buscando por meio desses conhecimentos uma concepção de educação.
Este trabalho aborda sobre a importância do imaginário social, contextualizado a partir de pesquisas bibliográficas sobre o que é imaginário social e como funciona no ensino-aprendizagem contemporâneo. A aprendizagem, é um processo no qual desenvolvemos nossa personalidade, seja ela física ou mental.
O imaginário social surge em um contexto sócio-histórico-cultural e influencia decisivamente as relações sociais e é determinante para o ensino-aprendizagem, com significação e simbologia imaginária. Mas sabemos que o processo educativo demanda e muita atualização, as práticas pedagógicas são reinventadas e criando novas maneiras de ensinar e aprender, o professor necessita se atualizar sempre. 
Nas escolas nas práticas de ensino aprendizagem contemporâneas, o professor, tem a função de sistematizar os conhecimentos dos alunos a partir da sua vida social, organizando as atividades, para preparar os alunos a seguirem as normas, valores que são criados pela sociedade com significações e sentidos verdadeiros sejam em grupo ou individual.
A didática é uma prática pedagógica que tem um papel importante na construção do conhecimento, pois esse recurso supera a dificuldade do aluno em relação ao entendimento, resultando numa melhor compreensão de conceitos que, dependendo da série ou da realidade de cada escola, não teriam sentido para os alunos. 
O texto tirado do livro Educação intercultural e cotidiano escolar, Vera Maria Candau, nos faz refletir sobre as fases do ensino da didática na universidade de acordo com o tempo, tendo em vista que os fixos e fluxos da totalidade do ensino são baseados no tempo, que é sinônimo de mudança. 
Portanto, percebemos que a didática não é uma categoria isolada, ela está em conjunto de diversas ideias pedagógicas, tendo em vista que a didática é efetuada com base no currículo.  Os textos referenciais para a construção do trabalho auxiliaram no entendimento na competência de pensar na educação e nos seus modelos de ensino, fazendo críticas se esses modelos facilitam a capacidade de construir um pensamento ou se adaptam ao aluno a ter conhecimentos novos. O professor precisa aliar as transformações tecnológicas de forma a beneficiar suas aulas, aprimorando as práticas didáticas e metodológicas que promovam o processo de ensino-aprendizagem.
Tema: A didática e seus desafios. 
O seminário tem como objetivo: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre a didática e seu contexto com a pesquisa sobre a relação homem e a sociedade dentro de um contexto cultural, social e econômico.
Passos: Os grupos serão divididos para a leitura e análise dos textos de acordo com a temática e logo em seguida, para apresentação de fenômenos e conhecimentos adquiridos na pesquisa e na elaboração do mesmo.
No final das apresentações serão debatidas as dúvidas e será aberto para discussão com toda a turma para compreensão da temática.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/didatica-perspectivas-na-construcao-conhecimento.htm
CANDAU, Vera Maria; KOFF, Adélia Maria Nehme Simão e. Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Educ. Soc., Ago. 2006, vol.27, no.95, p.471-493. ISSN 0101-7330.
LIBÂNEO, José Carlos (2001). O essencial da Didática e o trabalho do professor: em busca de novos caminhos. Goiânia, 2001. Disponível em: Acesso em: 7 jan. 2015.
TONIAZZO, Neoremi de Andrade. Didática: a teoria e a prática na educação. 2006. Disponível em:  Acesso em: 5 jan. 2015.

Continue navegando