Buscar

AV PARCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201501822980)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as proposições sobre o conhecimento científico. I - É espontâneo e surge da necessidade de resolver desafios cotidianos. II - É culturalmente herdado, pois é transmitido de geração a geração. III - É guiado por métodos rigorosos e tem a pretensão da objetividade. É correto o que se afirma em:
		
	 
	II e III, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	 
	III, apenas.
	 
	I, apenas.
	 
	II, apenas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501867841)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As Ciências Sociais fazem parte do grande grupo das Ciências Humanas. As Ciências Sociais englobam e Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política. Estas ciências têm objetos específicos mas sua abordagem é integrativa. É objeto da Ciência Política:
		
	
	A diferenciação religiosa em uma sociedade.
	 
	As campanhas eleitorais.
	 
	A coercitividade dos fatos sociais.
	
	Os novos modelos de família.
	
	Os hábitos alimentares dos políticos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501276007)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sociologia comporta diferentes explicações sobre os fenômenos sociais. Assinale a alternativa cujas afirmações correspondem somente a explicações sociológicas sobre o fenômeno da religiosidade.
I - As religiões podem ser compreendidas como instrumentos de regulação e de controle das atividades dos membros da sociedade. Desse modo, elas são dotadas de força coercitiva.
II - Os sistemas religiosos exercem uma função importante no processo de socialização, ou seja, na assimilação pelos indivíduos dos valores e das normas que regem sua sociedade.
III - O fenômeno religioso não pode ser considerado um fenômeno cultural, já que possui leis muito próprias de funcionamento.
IV - De acordo com algumas teorias, as religiões expressam visões ideológicas sobre a vida em sociedade que são fundamentais para a dominação de uma classe social sobre a outra.
		
	 
	Estão corretas as proposições I, II e IV.
	
	Estão corretas as proposições III e IV.
	
	Estão corretas as proposições II e III.
	
	Estão corretas as proposições II, III e IV.
	
	Estão corretas as proposições I, II e III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501789302)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as Ciências Sociais, podemos considerar como CORRETA apenas a seguinte opção:
		
	
	As Ciências Sociais lidam apenas com o que se chama de realidade.
	
	O objeto de estudo das Ciências Sociais são as relações que os homens estabelecem entre si apenas no contexto familiar e religioso.
	 
	Nas Ciências Sociais os eventos estudados têm determinações complexas, pois o "laboratório" é a sociedade. Há possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento.
	
	A construção de uma visão social da qual seja possível apenas e tão somente entender a realidade.
	
	A revolução Francesa não teve influência no processo de surgimento das ciências Sociais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501209924)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente, uma jovem pode fumar em público, ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia e usar calças compridas sem que sua reputação seja maculada. Em épocas passadas, uma jovem que fosse flagrada praticando uma dessas ações era estigmatizada e posta à margem da sociedade. Ao longo dos anos, percebemos uma mudança de ideias e comportamentos entre brasileiros. Podemos, portanto, afirmar que a cultura é:
		
	
	dinâmica porque as gerações passadas determinam comportamentos iguais da cultura.
	 
	dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade podem mudar a partir de reflexões desenvolvidas dentro da própria cultura.
	
	dinâmica porque é regida pela natureza e pelos seres divinos.
	
	dinâmica porque os governantes da sociedade impuseram novos comportamentos às mulheres.
	
	dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade são iguais a todas as outras.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501869115)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há pouco menos de dois anos dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro se prepara para realizar o primeiro teste para o megaevento sob críticas e em meio ao polêmico programa de despoluição da Baía de Guanabara, cuja promessa era tratar 80% do esgoto lançado nas águas até o início da Olimpíada - algo sem data certa para ocorrer. Após treinamentos ao longo da semana que antecedeu o evento, velejadores relataram à BBC Brasil que as condições nas águas ainda são muito ruins e que a sujeira traz uma série de problemas à realização das provas, que vão desde ameaças de saúde até desvantagens na competição. "É pior do que eu pensava", disse o australiano Nathan Outteridge, de 28 anos, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres. "Já encontramos um cachorro morto, uma mesa de jantar, e, claro, muitas sacolas plásticas. Elas ficam presas e param o barco, fazendo com que você fique em desvantagem em relação aos adversários" (Publicado em http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/2016/lixo-moveis-e-ate-baleia-morta-atrapalham-evento-rio-2016,eda6ab07d0397410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html, no dia 01/08/2014) Era comum dentre as gerações anteriores de moradores do Rio de Janeiro, os relatos sobre momentos de lazer relacionados ao banho de rio e as idas às praias da baía da Guanabara, como aquelas situadas na Ilha do Governador. A partir da análise antropológica da cultura, esta relação passiva estabelecida por grande parte da população, com os níveis críticos de poluição dos rios da cidade e da baía da Guanabara pode ser interpretada como:
		
	
	uma prática cultural altruísta e espiritualizada, que tolera a negligência de seus membros com relação ao problema da sujeira, já que existem outras prioridades como a construção de praças e jardins, por exemplo.
	
	uma prática cultural que não possui recursos científicos, tecnológicos e financeiros para a complexa tarefa de despoluir seus rios e a baía da Guanabara.
	
	uma prática cultural inovadora e revolucionária, que deixa de perceber o esgoto lançado sem tratamento, nos rios e no mar, como algo problemático.
	 
	uma prática cultural que é tolerante com a sujeira em suas fontes naturais de água, concebendo os rios e as praias como áreas de depósito de detritos, esgoto e lixo.
	
	uma prática cultural carregada de xenofobia, que acha inadmissível o fato de que práticas de saneamento desenvolvidas por outras sociedades sejam copiadas e aplicadas no Brasil.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501864487)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na formação do pensamento político contemporâneo tiveram destaque as teorias contratualistas, que postulavam a passagem de um Estado de Natureza a um Estado Civil mediante um Contrato Social. Entre os teóricos do contratualismo se destacaram:
		
	
	Locke, Maquiavel e Trotsky.
	
	Locke, Marx e Hobbes.
	 
	Hobbes, Locke e Rousseau.
	 
	Marx, Rousseau e Weber.
	
	Marx, Maquiavel e Trotsky.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501863756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem
retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
		
	
	Cesare Lombroso
	
	Herbert Spencer
	
	Augusto Comte
	
	Charles Darwin
	 
	John Locke
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501787440)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos tratados pela Sociologia?
		
	
	O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.
	
	A religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da propriedade.
	
	O desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o racionalismo.
	 
	A situação da classe trabalhadora, a sociedade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
	
	O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501272172)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O lema da bandeira do Brasil, "Ordem e Progresso", indica a influência do positivismo no século XIX sobre as nações em formação no mundo americano. Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema:
		
	 
	Crença na resolução dos conflitos sociais e harmonia por meio do estímulo à coesão social e ao progresso natural da nação.
	
	Negação do Estado como entidade organizadora e responsável pela harmonia coletiva baseada na hierarquia social.
	
	Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios da classe dominante.
	
	Concepção que idealiza a superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.
	
	Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas e implantar o igualitarismo social..
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais