Buscar

TRAB.IND.ELIANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Este trabalho aborda assuntos relacionados ao projeto idealizado por Loris Malaguzzi, que foi implementado nas Escolas deEducação Infantil de Reggio Emília, cuja metodologia usada é o protagonismo infantil defendendo a idéia de que a criança deve participar de ações sociais por meio de projetos e sugestões desenvolvendoe aprimorando seus conhecimentos. 
A pedagogia de Reggio Emilia defende a idéia de que os adultos têm que priorizar a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança, fazendocom que as mesmas sejam defendidas e atendidas individualmente.
DESEMVOLVIMENTO
Loris Malaguzzi nasceu em Corregio no dia 23 de fevereiro de 1920, ele se formou em pedagogia na Universidade deUrbino. Já no ano de 1940 iniciou sua carreira ensinando nas escolas primárias até o ano de 1943 em Sologno, cidade localizada próximo a Reggio Emília, no município de Villa Minozzo.
Em 1945 teve ainiciativa de se unir junto a um projeto de pessoas comuns de origem rural de trabalho, onde decidiram contribuir e operar uma escola para crianças que ficavam localizadas próximas a Reggio Emília em umapequena aldeia.
Desta idéia vieram nascer varias outras escolas nos subúrbios e nos bairros mais pobres da cidade, todos auto-gestão. No ano de 1950 retornou de seu curso de psicologia em Roma na CNP(Conselho Nacional de Pesquisa) e iniciou outras atividades mais agora como Psicopedagógico para crianças carentes, desenvolvendo trabalhos paralelos entre o centro e as escolas. Primeiro jardim deinfância para crianças com idades entre três meses até três anos foi aberta no ano de 1970, pela cidade em resposta ao pedido de mães que trabalhavam e não tinha condições de pagar e nem com quem deixarseus filhos. 
Loris Malaguzzi e considerado ate hoje o criador e incentivador da idéia de Reggio Emília, constituindo um principio de ensino em que não existem disciplinas formais e que todas as...
LER DOCUMENTO COMPLETO
Na cidade italiana de Reggio Emilia há trabalhos infantis em todo canto. Numa passagem subterrânea, próxima à estação de trem, uma exposição de fotografias e desenhos forra as paredes. No comércio enos restaurantes, as mostras são frequentes. É comum ainda ver crianças pelas praças fazendo desenhos de observação e trabalhos de campo. Os pais, por sua vez, participam de atividades variadas, comocuidar da horta na escola, e podem acompanhar os registros das professoras, que ficam na porta de cada sala. Esse pacto pela Educação dos pequenos, que envolve famílias e educadores, nasceu após aSegunda Guerra Mundial, quando um grupo de pais resolveu erguer escolas na cidade devastada, como conta o livro As Cem Linguagens da Criança - A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da PrimeiraInfância (Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman, 320 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 69 reais). 
O educador italiano Loris Malaguzzi (1920- 1994) deu respaldo ao projeto. Ele introduziu narede pública local a ideia da Pedagogia da escuta, em que a criança é protagonista de seu processo de conhecimento. "Essa ideia é ligada à disposição de ouvir os outros e a si próprio. Mesmo os bempequenos constroem conhecimento que merece ser considerado", diz Bruna Elena Giacopini, educadora de Reggio Emilia. Para Malaguzzi, a criança tem inúmeras formas de pensar, de se exprimir, de entender ede se relacionar. Baseado em Jean Piaget (1896-1980), John Dewey (1859-1952), e Lev Vygotsky (1896-1934), entre outros, ele concebeu uma proposta que usa a linguagem gráfica para explorar as formas deaprender das crianças. Desenhando, elas analisam o tema de estudo e comunicam suas ideias, mesmo antes de estarem alfabetizadas. 
As propostas incluem pesquisa, produções artísticas e de textos,observação, discussão, entrevistas, explorações de números e o que mais for necessário para as crianças experimentarem e, com isso, avançarem. A rotina é semelhante à de nossas escolas, mas alguns...
LER DOCUMENTO COMPLETO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais