Buscar

paper infância e suas linguagens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

7
INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS
Dicentes: 
Docente: 
RESUMO
Esse trabalho tem o objetivo de relatar e refletir sobre a infância e suas linguagens no que diz respeito a educação, levando em consideração os diferentes meios de aprendizagem possíveis dentro do processo educacional, onde destacam-se as crianças e suas cem linguagens como retrata a abordagem de Reggio Emília na Itália, um modelo de educação que é referência na educação na primeira infância. Aqui serão apresentados os principais aspectos do modelo de ensino italiano, como algumas teorias e abordagens pedagógicas.
Palavras-chave: Infância, linguagens, Réggio Emília, educação.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo mostrar as diferentes linguagens que precisam ser abordadas e estimuladas na infância, aprendemos que no trabalho com crianças menores precisamos pensar nas diversas linguagens que serão desenvolvidas. Quando falamos sobre a educação na infância, precisamos mergulhar no universo das múltiplas linguagens da criança, para que assim possamos focar em uma educação específica para elas, onde se possa respeitar os direitos de viverem a infância em sua plenitude.
De acordo com Haydt (2006) “A educação em geral, e o ensino em particular, devem respeitar as diferenças individuais e os estágios do desenvolvimento infantil, em seus aspectos físico, cognitivo, afetivo e social.”
A pedagogia de Reggio Emilia traz ao educador o desafio de escutar e reconhecer as potencialidades múltiplas de cada criança e assim entendemos que ser capaz de escutar as crianças é ser capaz de mudar a maneira como pensamos sobre elas.
A introdução, para os trabalhos da UNIASSELVI, poderá ser construída ocupando cerca de uma página do trabalho completo.
2. RÉGGIO EMÍLIA: CONHECENDO UM POUCO DE SEU HISTÓRICO
 A cidade de Réggio Emilia, fica localizada no norte da Itália, a cidade começa a ser reconhecida em todo mundo na década de 1990, quando pesquisadores americanos começam a divulgar a experiência italiana como referência na educação da primeira infância.
 A ideia de ensino e aprendizagem focada na educação infantil em Réggio Emília, foi construída com o passar do tempo, embasada no trabalho de Lóris Malaguzzi, contando com o apoio incondicional dos educadores, da família e dos alunos.
 A primeira escola foi construída em um terreno doado por um fazendeiro, o material foi reaproveitado de casas atingidas durante a guerra e com a venda de um tanque de guerra alguns caminhões e alguns cavalos deixados pelos alemães, a mão-de-obra voluntária. Diferente dos modelos mais comuns, as escolas de Réggio Emília não têm muros, são diretamente conectadas com a cidades e as famílias. Segundo Rinaldi, (2014, p. 16) “As escolas são ambientes organizados que oferecem ao ser humano um espaço de vida. [...] lugares envolventes para crianças e adultos, acolhendo-os numa rede de relações em um campo de possibilidades criativas de expressão e de comunicações múltiplas”
A experiência pedagógica de Reggio Emilia é uma história que vem perpassando mais de quarenta anos e que pode ser descrita como um experimento pedagógico em toda uma comunidade. Como tal, ela é única; até onde temos conhecimento, jamais houve algo assim antes (RINALDI, 2014, p. 23).
 O que diferencia a abordagem educacional de Réggio Emília é a inovação desde a sua criação, quando após a guerra foi construída a primeira escola, em condições muito precárias nasceu o sonho de uma comunidade, dar o melhor para seus filhos, uma educação de qualidade com a participação direta dos pais.
 É um modelo educacional que foge dos padrões tradicionais, é um modelo em que o professor aprende enquanto ensina dessa forma compreende a logística de aprendizagem de cada criança através da escuta.
 A abordagem inspirada em Loris Malaguzzi está sempre se renovando por se basear no relacionamento e participação direta dos pais, alunos e professores e como consequência tem um trabalho reflexivo, é reconstruído e repensado constantemente.
 
“Escutar através da observação, da sensibilidade, da atenção, das diferentes linguagens” (Barbosa e Horn, 2008, p. 118).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
5. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – 
RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
EDWARDS, C. GANDINI, L. FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999
BARBOSA, M. C. S. HORN, M. G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
1 Nome dos acadêmico
2 Nome dos acadêmico
3 Nome dos acadêmico
4 Nome dos acadêmico
5 Nome dos acadêmico
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso – Prática do Módulo I – 02/12/2019

Outros materiais