Buscar

A-Abordagem-Pedagógica-da-Educação-Física

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Abordagem Pedagógica da Educação Física no novo currículo escolar
No ano de 2008, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo implantou um projeto que propõe um currículo para os níveis de ensino Fundamental – Ciclo II e Médio, visando contribuir com a melhoria da qualidade das aprendizagens de seus alunos.
 A Proposta Curricular tem por objetivo incentivar o desenvolvimento curricular através de levantamento do acervo documental e técnico pedagógico. Esse processo partiu de conhecimentos e experiências acumulados através de práticas vividas pelos professores, de revisão e recuperação de documentos presentes nas escolas, de levantamento e análise de projetos já existentes.
    Além desse levantamento, a Secretária da Educação do Estado de São Paulo iniciou um processo de consultas às escolas e professores, para identificar boas práticas profissionais existentes nessas escolas de São Paulo e assim sistematizar e divulgá-las.
O objetivo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, ao iniciar esse processo, é cumprir com seu dever de garantir a todos uma base de conhecimentos e competências, fazendo com que as escolas funcionem como uma rede de saberes; e assim elaborar subsídios para atingir os objetivos que são:
Ser um documento básico que apresente princípios orientadores para uma escolar promover as competências fundamentais
frente aos desafios sociais, culturais e profissionais que o mundo contemporâneo nos oferece.
Integrar a Proposta Curricular a um segundo documento de Orientação para a Gestão de Currículo na Escola, dirigidos a gestores, diretores e dirigentes escolares,
professores e equipe, com finalidade de apoiar a implementação desta Proposta Curricular nas escolas públicas do Estado de São Paulo.
Apresentar um conjunto de documentos direcionados aos professores para dar suporte às aulas, organizados por bimestres e por disciplinas em forma de conteúdos e competências e habilidades, 
que serão organizados por séries. Esses conteúdos apresentam orientações para gestão em sala de aula, avaliação e recuperação, sugestões de trabalhos extraclasse e atividades complementares.
Podemos observar a preocupação em construir uma educação voltada para as mudanças do século XXI. Uma educação onde tecnologia, conhecimento, cidadania, possam conviver em harmonia.
A sociedade atual é produto de mudanças sofridas ao longo de todo o século passado e início desse século. Mudanças como revolução tecnológica, processos políticos e assim, os jovens e adolescentes também mudaram. A forma de ensino exigiu novas mudanças:
Qualidade da educação e a democratização do acesso à educação são um dos objetivos dessa nova Proposta Curricular para o Estado de São Paulo. 
Nas últimas décadas vimos crescer a cultura ao corpo, o interesse aos esportes e o crescente aumento no número de academias de ginásticas. A atividade física ganhou novo sentido, não só estético, mas voltado também à saúde. Os adolescentes e jovens revelam afinidades com novas manifestações da cultura do movimento: hip-hop, capoeira, musculação, etc. 
O enfoque cultural torna-se importante para a Educação Física e devem-se levar em conta essas manifestações dos alunos (cultura do movimento) em seus vários contextos e tratá-los pedagogicamente
 Observamos nessa Proposta Curricular, que a Educação Física trata da cultura relacionada aos aspectos do corpo expressa de várias formas como: jogos, danças, ginásticas, lutas e esportes.
    O ensino da Educação Física escolar poderá utilizar os conhecimentos dos alunos (manifestações corporais de movimento) e ampliá-los, modificá-los e aprofundá-los.  
Nesta Nova Proposta Curricular, a Educação Física tratará a cultura expressa de várias formas através de seus aspectos corporais. Antes, a Educação Física baseava-se única e exclusivamente no referencial das ciências naturais, onde as “manifestações corporais humanas, sob o argumento de que corpos biologicamente semelhantes demandam intervenções semelhantes ou padronizadas. 
A Nova Proposta Curricular traz para o ensino da Educação Física a perspectiva cultural na construção das ações corporais, o repertório de conhecimento dos alunos, buscando assim, ampliá-los e melhorá-los, além de contribuir ao longo de sua escolarização, melhorar sua participação e lazer nos esportes, jogos, atividades rítmicas, ginásticas, lutas.
A Educação Física no Ensino Médio, através dessa Nova Proposta, pretende criar uma rede de inter-relações partindo dos cinco grandes eixos de conteúdos que são: jogo, esporte, ginástica, luta e atividade rítmica e cruzar com eixos temáticos atuais e importantes na sociedade como: corpo, saúde e beleza; contemporaneidade; mídias; lazer e trabalho. Esses eixos temáticos permitem trabalha temas como preconceito racial no esporte, preconceito contra pessoas com deficiência nos esportes e a mídia e sua importância na construção de padrões de beleza física.
A inter-relação criada entre os cinco grandes eixos e os eixos temáticos permite que os conteúdos neles existentes se desenvolvam.
Para a Educação Física, essa Nova Proposta Curricular traz a responsabilidade de assumir na escola a relação do “Se Movimentar humano”, e poder interagir com outros componentes curriculares, proporcionando uma disciplina mais motivadora para seus alunos e conhecimentos novos e imprescindíveis a eles. 
Esperamos que a Educação Física, com a Nova Proposta Curricular, possa assumir na escola seu papel, ou seja, tornar-se uma disciplina motivadora para os alunos, responsável por transmitir conhecimentos imprescindíveis a eles e que os professores possam ter um papel fundamental nesse processo de ensino-aprendizagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais