Buscar

Sublimação: Processo de Purificação de Substâncias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SUBLIMAÇÃO 
Objectivo
A sublimação é um processo que consiste na passagem de uma substância do estado sólido para o estado de vapor e, novamente, para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido. É uma característica de substâncias que, quando aquecidas, alcançam pressão de vapor igual à atmosférica em temperaturas inferiores às necessárias para a fusão das mesmas. O naftaleno e a cânfora são exemplos de substâncias que sublimam lentamente à temperatura ambiente. O gelo seco (dióxido de carbono) é outro exemplo de substância que passa diretamente do estado sólido para o vapor.
Observa-se que essas substâncias "desaparecem sem fundir e sem deixar vestígios" quando abandonadas em recipientes abertos. A sublimação é um processo simples de purificação de substâncias, especialmente levando-se em consideração que muitos sólidos que fundem à pressão atmosférica podem ser sublimados à pressão reduzida. Em teoria, todos os sólidos poderiam ser purificados por este processo bastando, para tal, encontrar-se as condições de pressão e de temperatura adequadas. 
Purificação de ácido benzoico por sublimação
Este experimento poderá ser realizado utilizando uma aparelhagem específica para sublimação (tubo com saída lateral para vácuo e condensador tipo "dedo frio") ou uma aparelhagem mais simples (cápsula de porcelana, folha de papel filtro e funil de vidro atuando como condensador).
Experiencia
Pesamos 1.0g de ácido benzóico e colocamos na cápsula de porcelana
Conclusao da experiência
O experimento proporcionou a eficácia dos métodos de separação empregados, com alguns erros em relação às massas iniciais do acido benzoico, utilizados no experimento. As perdas e ganhos de massa dos componentes da mistura são devido ao manuseio de tais, quando o procedimento era realizado.
Utilizando algumas propriedades fundamentais como a sublimação, foi possível chegar ao ponto de separação de alguns componentes da mistura, como o acido benzoico e outro composto que restou na forma liquida na cápsula da porcelana .
Foi possível observar com esse experimento que o percentual de acido benzoico se manteve praticamente inalterado,uma vez que não houve muita perda no decurso da sublimação , por meio da pesagem direta, sentiu se um cheiro muto forte no laboratorio onde se verificou apenas 8,89% desse componente ao final do experimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais