Buscar

Fundamentos Psicológicos da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos Psicológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
	
	
Questão 1/3
Leia o caso abaixo:
 
Jorge está no segundo ano do Ensino Fundamental (de nove anos) e precisa estudar para a avaliação de Ciências. Ele pede ajuda para sua mãe, que monta um mapa conceitual (conforme abaixo) com informações sobre um dos conteúdos da prova: o uso da água. 
Essa forma de organizar o estudo, chamada de mapa conceitual, foi criada pelo psicólogo Ausubel. Discorra sobre o que são os mapas conceituais.
Nota: 33.3
	Os mapas conceituais são diagramas que indicam a relação entre conceitos e podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina. Seu objetivo é mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos que estão sendo ensinados (p. 147). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:são diagramas de significados,de relações significativas, de hierarquias conceituas, se for o caso. Isso também os diferencia das redes semânticas que não necessariamente se organizam por níveis de hierárquicos e não obrigatoriamente incluem apenas conceitos. O mapa conceitual é uma ferramenta que permite organizar e representar , graficamente e através de um esquema de conhecimento.
Questão 2/3
Em uma aula de Filosofia, Lucas questiona o seu professor sobre a Idade Moderna e seus pensadores. O Professor, então, explica que neste período surgiram vários nomes de filósofos, tais como: Francis Bacon, René Descartes e Jean-Jacques Rousseau. Nessa época, vivia-se um momento de transição: por um lado, o desejo pela liberdade de ideias, e de outro, uma ação governamental constante. Com base nessas informações, discorra sobre esses pensadores e seus ensinamentos.
Nota: 33.3
	Francis Bacon foi reconhecido como o pensador do Renascimento, porque sua máxima era a de que, para descobrir algo, é preciso conhecer, e para conhecer, é preciso experienciar. René Descartes contribuiu significativamente no que diz respeito ao processo de libertação da pesquisa e da investigação científica, dominada, durante a Idade Média, pelos rígidos dogmas teológicos. Jean-Jacques Rousseau foi uma figura de transição para o iluminismo: de um lado, acentuou as exigências de liberdade presentes no movimento; de outro, abriu caminho para o romantismo, criticando os excessos racionalistas (p. 26). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:-FRANCIS BANCON,: SEMPRE PROCUROU A SUA FILOSOFIA PARA DESBANCAR AS TRADIÇOES FILOSOFICAS DA IGREJA E ESTABELECER AS NOVAS REGRAS PARA DESENVOLVIMENTO DO INTELECTO HUMANO. PARA ISSO O FILOSOFO UTILIZOU UM CONCEITO EMPIRISTA -MAGICA ONDE ESTABELECEU -SE PARA NOVOS PARÃMENTROS OS CONCEITOS CIENTIFICOS E REVOLUCIONOU TODA A SABEDORIA DE SEU TEMPO.
-RENÉ DESCARTES: ERA UM IMPORTANTE FILÓSOFO MATEMATICO .TENTOU RESGATAR O PRINCIPIO MESMO DA FILOSOFIA IMPLICAVA UM PENSAMENTO AUTONOMO, LIVRE DE QUALQUER AMARRAS ,E SOBRETUDO LIVRE DE TODA ESPECIÉ DE PRECONCEITO.
- JEAN -JACQUES ROUSSEAU:
Questão 3/3
Com base nos apontamentos de Nogueira e Leal (2012) e nos conteúdos abordados durante as teleaulas da disciplina, discorra sobre a importância de estudar os fundamentos psicológicos da educação para a sua futura formação.
Nota: 33.3
	Os fundamentos psicológicos nos dão base sobre algumas concepções que nos auxiliam na compreensão de como ocorre o desenvolvimento humano, bem como a base que elas oferecem para a compreensão dos mecanismos de aprendizagem (p. 11). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:Na minha compreensão em Fundamentos da Educacão Psicologicas,pode ser compreendidos como instrumentos conceituais capazes de balizar o porquê , o como e o para quê do processo educativo concreto. Com este intuito procuramos oferecer alguns parâmetros conceituais de cunho psico-epistemológico, que possam auxiliar os professores a analisarem criticamente minha atuação docente e , se necessário, encontrar novas alternativas de transformação. A disciplina é importante para a formação do professor, onde vou poder compreender o ato de estudar, de aprender e de ensinar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais