Buscar

PESQUISA DE MERCADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PESQUISA DE MERCADO
Questão 1/10
O planejamento, também conhecido como concepção de pesquisa, funciona como uma estrutura ou planta que o pesquisador deve seguir para fazer seu projeto de pesquisa. A primeira atividade do planejamento é escolher o tipo de pesquisa que será utilizada para a realização do projeto de pesquisa. Sobre esse conteúdo, você encontrará várias classificações, apresentadas por diferentes autores. Contudo, utilizaremos a definição de Malhotra (2011). 
Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir.
 
“Se a empresa compreende claramente o problema que está enfrentando, é recomendável que realize este tipo de pesquisa, uma vez que esta auxilia o pesquisador a estipular, avaliar e escolher o melhor curso de ação para o problema; além disso, pode-se realizar tal pesquisa para validar os dados obtidos em uma pesquisa exploratória.”
	
	A
	Pesquisa exploratória.
	
	B
	Pesquisa conclusiva.
Você acertou!
Mesmo nas situações em que
o pesquisador conhece o assunto, a pesquisa exploratória pode ajudar, pois um problema pode ter várias explicações. Por outro lado, se a empresa compreende claramente o problema que está enfrentando, é recomendável que realize uma pesquisa conclusiva, uma vez que esta auxilia o pesquisador a estipular, avaliar e escolher o melhor curso de ação para o problema; além disso, pode-se realizar tal pesquisa para validar os dados obtidos em uma pesquisa exploratória. 
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	C
	Pesquisa primária.
	
	D
	Pesquisa secundária.
Questão 2/10
O processo de planejamento de uma pesquisa inclui as seguintes etapas: definição da população-alvo; determinação do quadro de amostragem; escolha do procedimento amostral; definição do tamanho da amostra; e coleta dos dados com os respondentes. Diante deste contexto marque F para as características falsas ou V para as verdadeiras. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
( ) As técnicas de amostragens não probabilísticas mais comuns são as por conveniência, por julgamento, por cotas e bola de neve.
( ) Na amostragem probabilística, também conhecida como randômica ou aleatória, os elementos da amostra são selecionados por meio de sorteio.
( ) A amostragem por área é uma forma de amostragem por conglomerado, na qual áreas geográficas, como quarteirões, bairros, municípios e rua, são utilizadas como unidades primárias de amostragem.
( ) A forma de coleta de dados é irrelevante no processo da Pesquisa de Mercado.
	
	A
	F – V – V – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	F – F – V – F.
	
	D
	V – V – V – F.
Você acertou!
A coleta de dados deve ser bem planejada e controlada a fim de evitar que os dados tenham má qualidade e os recursos, como tempo e custo da coleta, não ultrapassem o planejado.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
Questão 3/10
A categoria de amostragem não probabilística confia no julgamento pessoal do
pesquisador. Muitas vezes, as escolhas envolvem quem deve ser abordado e, até mesmo, quando e onde os dados devem ser coletados. Apesar de oferecer boas estimativas das características da população, ela não permite uma avaliação objetiva da precisão dos resultados amostrais. As técnicas de amostragens não probabilísticas mais comuns são as por conveniência, por julgamento, por cotas e bola de neve. Desta forma, assinale a alternativa correspondente ao conceito a seguir.
 
 
“Como o próprio nome diz, o pesquisador utiliza esse tipo de amostra por questão de conveniência, isto é, muitas vezes, as pessoas são escolhidas por estarem no lugar exato e na hora certa. A obtenção desse tipo de amostra é mais fácil, pois basta o pesquisador sair e encontrar um local com muitas pessoas disponíveis para a realização da pesquisa. Há casos em que o pesquisador envia o instrumento de pesquisa via e-mail ou o disponibiliza na internet para que as pessoas respondam a sua pesquisa.”
	
	A
	Amostragem por conveniência.
Você acertou!
Amostragem por conveniência – Como o próprio nome diz, o pesquisador utiliza esse tipo de amostra por questão de conveniência, isto é, muitas vezes, as pessoas são escolhidas por estarem no lugar exato e na hora certa. A obtenção desse tipo de amostra é mais fácil, pois basta o pesquisador sair e encontrar um local com muitas pessoas disponíveis para a realização da pesquisa. Há casos em que o pesquisador envia o instrumento de pesquisa via e-mail ou o disponibiliza na internet para que as pessoas respondam a sua pesquisa.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	B
	Amostragem por julgamento.
	
	C
	Amostragem por cotas.
	
	D
	Amostragem bola de neve.
Questão 4/10
Assinale a alternativa que contém a(s) palavra(s) correta(s) que completa(m) a sentença a seguir.
A ______________ pode auxiliar na descrição de fenômenos e na definição ou no conhecimento das características da população-alvo, sendo útil não só para estimar a proporção dessa população, mas também para conhecer as opiniões dos clientes e, até mesmo, fazer previsões específicas.
	
	A
	observação
	
	B
	técnica projetiva
	
	C
	entrevista em profundidade
	
	D
	pesquisa descritiva
Você acertou!
A pesquisa descritiva pode auxiliar na descrição de fenômenos e na definição ou no conhecimento das características da população-alvo, sendo útil não só para estimar a proporção dessa população, mas também para conhecer as opiniões dos clientes e, até mesmo, fazer previsões específicas.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
 
Questão 5/10
A categoria de amostragem não probabilística confia no julgamento pessoal do pesquisador. Muitas vezes, as escolhas envolvem quem deve ser abordado e, até mesmo, quando e onde os dados devem ser coletados. Apesar de oferecer boas estimativas das características da população, ela não permite uma avaliação objetiva da precisão dos resultados amostrais. As técnicas de amostragens não probabilísticas mais comuns são as por conveniência, por julgamento, por cotas e bola de neve. Desta forma, assinale a alternativa correspondente ao conceito a seguir.
 
“Nesse tipo de amostragem, o pesquisador seleciona os elementos da população com base no próprio julgamento. A hipótese básica dessa técnica é de que o bom julgamento e a estratégia adequada ajudam na escolha dos casos a serem incluídos e, dessa forma, consegue-se uma amostra que seja satisfatória para as necessidades da pesquisa.”
	
	A
	Amostragem por conveniência.
	
	B
	Amostragem por julgamento.
Você acertou!
Amostragem por julgamento – Nesse tipo de amostragem, o pesquisador seleciona os elementos da população com base no próprio julgamento. A hipótese básica dessa técnica é de que o bom julgamento e a estratégia adequada ajudam na escolha dos casos a serem incluídos e, dessa forma, consegue-se uma amostra que seja satisfatória para as necessidades da pesquisa.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	C
	Amostragem por cotas.
	
	D
	Amostragem bola de neve.
Questão 6/10
Caso você precise de uma solução completa em Pesquisa de Mercado, é recomendável que contrate um fornecedor de Serviços Plenos. Empresas assim oferecem diversos tipos de pesquisa de mercado e se responsabilizam por planejamento, execução, análise e interpretação dos dados, além de preparação e apresentação do relatório, se necessário. Malhotra (2011), Aaker, Kumar e Day (2004) descrevem os vários tipos de serviços prestados pelos fornecedores de serviços plenos. 
Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de serviço descrito a seguir.
 
 
“A empresa recolhe informações e as fornece aos clientes. São utilizados, por exemplo, surveys, clipagens diárias e auditorias como
meios de coleta de dados. O Ibope, que realiza pesquisas de audiência de programas de TV, é um exemplo desse tipo de serviço.”
	
	A
	Serviços por assinatura ou de agências.
Você acertou!
Serviços por assinatura ou de agências – A empresa recolhe informações e as fornece aos clientes. São utilizados, por exemplo, surveys, clipagens diárias e auditorias como meios de coleta de dados. O Ibope, que realiza pesquisas de audiência de programas de TV, é um exemplo desse tipo de serviço.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	B
	Serviços padronizados.
	
	C
	Serviços sob medida ou exclusivos.
	
	D
	Serviços via internet.
Questão 7/10
O cenário de intensa competição criou não só clientes cada vez mais exigentes, mas também a crescente diversidade de produtos, serviços e mercados, que estão a cada dia mais maduros, mesmo que se expandam na mesma velocidade que no passado. Desse modo, desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades e aos desejos dos clientes é fundamental para que as empresas permaneçam no mercado. Nesse contexto, surge a Pesquisa de Mercado, cujo papel é avaliar a necessidade de informações e fornecer às gerências aquelas que podem auxiliar na tomada de decisão.
Neste contexto, assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir. 
“Essa pesquisa é realizada para identificar os problemas existentes e futuros e, com isso, auxiliar os pesquisadores a fornecer informações sobre o ambiente de marketing e diagnosticar problemas relacionados a ele. Por exemplo, uma empresa com potencial de mercado em declínio poderá enfrentar problemas para atingir suas metas. O reconhecimento de tendências econômicas, sociais ou culturais – como mudanças no comportamento do consumidor – poderá sinalizar problemas ou oportunidades subjacentes (Malhotra, 2011).”
	
	A
	Sistema de Suporte às Decisões.
	
	B
	Pesquisa para identificação de problema.
Você acertou!
Pesquisa para identificação de problema - Essa pesquisa é realizada para identificar os problemas existentes e futuros e, com isso, auxiliar os pesquisadores a fornecer informações sobre o ambiente de marketing e diagnosticar problemas relacionados a ele. Por exemplo, uma empresa com potencial de mercado em declínio poderá enfrentar problemas para atingir suas metas. O reconhecimento de tendências econômicas, sociais ou culturais – como mudanças no comportamento do consumidor – poderá sinalizar problemas ou oportunidades subjacentes (Malhotra, 2011). Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	C
	Pesquisa para solução de problemas.
	
	D
	Sistema de Informação de Marketing.
Questão 8/10
Também chamado survey ou enquete, o levantamento de campo é utilizado para coletar uma grande variedade de informações acerca dos mais diversos assuntos e temas. Esse método, utilizado para a obtenção de informações, baseia-se em questionar os participantes sobre comportamento, intenções, atitudes, percepções, motivações, características demográficas e estilo de vida.
As perguntas e as respostas podem ser formuladas verbalmente, por escrito ou via eletrônica. De acordo com Malhotra (2011), Aaker, Kumar e Day (2004), Churchill Junior, Brown e Suter (2011), o levantamento de campo apresenta algumas vantagens, tais como:
 
I - aplicação simples.
II - representatividade da população em estudo, pois a amostra é gerada por meio de métodos probabilísticos.
III - os respondentes podem ser incapazes de dar a informação desejada ou ficar relutantes quanto a isso.
  
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	As sentenças I e II estão corretas.
Você acertou!
aplicação simples; representatividade da população em estudo, pois a amostra é gerada por meio de métodos probabilísticos;
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
 
	
	B
	Apenas a sentença III está correta.
	
	C
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas a sentença I está correta.
Questão 9/10
As informações obtidas por meio dos funcionários da empresa – bem como de fornecedores, revendedores e clientes-chave – ou, ainda, mediante a observação dos concorrentes e o monitoramento das publicações sobre eles talvez demorem muito para chegar até o gestor, atrasando a tomada de decisão e, até mesmo, provocando a perda de oportunidades. Neste contexto, Nickels e Wood (1999) sugerem algumas ações para melhorar a inteligência demarketing.
Sobre essas ações, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Treinar e motivar as pessoas que trabalham com vendas, visto que elas se relacionam diretamente com o cliente e dispõem de informações importantes sobre consumidores, concorrentes, entre outros.
II. Estimular distribuidores e demais intermediários a estreitar o relacionamento com a empresa, disponibilizando um canal de comunicação aberto para receber informações advindas desses parceiros.
III. Contratar um responsável pela coleta e venda de informações do mercado em que a empresa atua, além de manter um canal de comunicação com os funcionários, independente da área em que atuam, pois as experiências vivenciadas por eles podem ser úteis na solução de problemas e na detecção de novas oportunidades.
IV. Elaborar conceitos e peças publicitárias criativas para propaganda.
	
	A
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
Você acertou!
Nickels e Wood (1999) sugerem algumas ações para melhorar a inteligência de marketing: Treinar e motivar as pessoas que trabalham com vendas, visto que elas se relacionam diretamente com o cliente e dispõem de informações importantes sobre consumidores, concorrentes, entre outros. Estimular distribuidores e demais intermediários a estreitar o relacionamento com a empresa, disponibilizando um canal de comunicação aberto para receber informações advindas desses parceiros. Contratar um responsável pela coleta e venda de informações do mercado em que a empresa atua, além de manter um canal de comunicação com os funcionários, independente da área em que atuam, pois as experiências vivenciadas por eles podem ser úteis na solução de problemas e na detecção de novas oportunidades.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	B
	Apenas as sentenças II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas a sentença III está correta.
	
	D
	Apenas a sentença IV está correta.
Questão 10/10
Os métodos de observação fornecem informações acerca do comportamento real; é o registro sistemático dos padrões comportamentais de pessoas, objetos e eventos. Os métodos de observação podem ser estruturados e não estruturados. No primeiro caso, o pesquisador define claramente o problema de pesquisa, os comportamentos a serem observados e os métodos pelos quais serão avaliados ou medidos. No segundo caso, a observação requer que o pesquisador monitore todos os fenômenos relevantes, sem especificar antecipadamente os detalhes, o que ocorre em pesquisas em que o problema e os objetivos não estão claramente definidos e, por isso, há a necessidade de uma ampla flexibilidade para analisar os comportamentos e as situações observados (Malhotra, 2011; Churchill Junior; Brown; Suter, 2011). São basicamente cinco as possibilidades de técnicas de observação em relação ao modo de aplicação: observação pessoal, observação mecânica, auditoria, análise de conteúdo e análise de traço. 
Sendo assim, assinale a alternativa correspondente ao conceito a seguir.
 
“Envolve a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo real de uma comunicação, por meio de regras aplicadas cuidadosamente. Nesse caso, o pesquisador pode utilizar como unidade de análise palavras, caracteres, temas, medidas de espaço e de tempo e assuntos da mensagem, por exemplo. Essa técnica é utilizada para observação e análise de conteúdo de anúncios, artigos de jornal, programas de rádio
ou TV, entre outros. É um método indicado para aqueles casos em que o fenômeno a ser observado é a comunicação, e não um comportamento ou objetos físicos.”
	
	A
	Observação pessoal.
	
	B
	Observação mecânica.
	
	C
	Auditoria.
	
	D
	Análise de conteúdo.
Você acertou!
Análise de conteúdo – Envolve a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo real de uma comunicação, por meio de regras aplicadas cuidadosamente. Nesse caso, o pesquisador pode utilizar como unidade de análise palavras, caracteres, temas, medidas de espaço e de tempo e assuntos da mensagem, por exemplo. Essa técnica é utilizada para observação e análise de conteúdo de anúncios, artigos de jornal, programas de
rádio ou TV, entre outros. É um método indicado para aqueles casos em que o fenômeno a ser observado é a comunicação, e não um comportamento ou objetos físicos.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais