Buscar

apts EJA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – POLO INTERAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ROSANGELA PONTES SANTOS DE CASTRO RA: 439169
KAMILA DA SILVA SANTOS RA :9650533325
OLGA CAROLINA B. MARTINEZ RA:438416
NARA REGINA RODRIGUES CAVALHEIRO RA:418942
MARIA DAS MERCÊS PEREIRA SOUSA RA:439069
CAMPO GRANDE
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentado através da disciplina de Educação de Jovens e Adultos, tem por finalidade abordar a história da EJA no Brasil, seus desafios e suas sucessos.
Além das pesquisas realizadas sobre a EJA, elaboramos um Plano de Aula na disciplina de Matemática, contendo todas as considerações a dentro da modalidade.
Identificamos e listamos as características do aluno que frequenta a EJA. Quem são, porque estão nessa situação e ainda o porquê procuram por essa modalidade de ensino.
Registramos os objetivos e os conteúdos da proposta pedagógica das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
Conhecemos as contribuições de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos e através de suas concepções refletimos as estratégias para melhorar a atuação do professor nessa área.
Pretendemos através deste trabalho chamar atenção parao fato de tantos brasileiros, jovens e adultos,estarem numa linha de exclusão, ondepor inúmeros motivosnão terminam o ensino regular ou mesmo ainda são analfabetos.
Abordamos não só as problemáticas da EJA, mas também suas inúmeras vantagens e opções de resgate da cidadania digna e do direito de uma educação de qualidade para todos.
DESENVOLVIMENTO
O EDUCANDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Em sua grande maioria os alunos da EJA estão entre quinze e vinte e nove anos, são adultos ou jovens adultos.
São pessoas pobres e de vida mais acidentada, que por conta de ter que trabalhar para sobreviver, tiveram que abandonar os estudos quando crianças.
Um dos motivos da falta da conclusão da escolaridade também é o fato do jovem ser da área rural, onde se prega a ideia de que não é preciso estudar para lidar com a roça. Ou ainda que as escolas são muito distantes das fazendas, tornando mais difícil o acesso e fazendo assim o aluno desistir de estudar.
Atualmente o educando da EJA busca por essa modalidade de ensino por vários motivos, alguns buscam uma colocação melhor no emprego, outros querem conquistar o primeiro emprego,uns sonham em deixar as listas de analfabetismo e há quem queira apenas conquistar seu diploma de conclusão de escolaridade.
Em geral o aluno da EJA já vem com sua bagagem de cultural e seus conhecimentos de mundo, mas nem por isso foram poupados de ter suas vidas marcadas pela exclusão.
OBJETIVOS DE TRABALHO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O objetivo principal da EJA é auxiliar o educando a descobrir suas capacidades e tudo que ele pode ser.
Possibilita ao jovem retomar seu potencial e desenvolver suas habilidades e competências que foram adquiridas em sua vida.
O professor da EJA deve sempre favorecer a autonomia dos seus alunos, estimulando-os a aprender cada vez mais.
O fato dos alunos da EJA serem trabalhadores e possuírem grande bagagem de vida, deve ser visto e pensado como um desafio ser superado com novas metodologias, para manter esse aluno na escola.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EJA
	Língua Portuguesa- desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita.
	Matemática- - desenvolve a capacidade de projetar, prever e abstrair. Implica regularidades, curiosidade e coerência.
	Linguagem Oral- é mais flexível que a linguagem escrita, desenvolve a capacidade de comunicação e de interação.
	Linguagem Escrita- não é necessariamente a transcrição de fala, compreende a relação entre as letras e os sons da fala.
	Estudos da Sociedade e da Natureza- tem como objetivo buscar conhecimentos e habilidades que estimulem o aluno a entender a própria realidade.
CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A história da Educação no Brasil em sua grande maioria, teve a intenção de dominar e moldar o educando, usando critérios exclusórios ao invés de incluir.
A exclusão tem por característica a limitação de acesso a igualdade de direitos, dentro de padrões éticos.
Pensando nisso Paulo Freire criaum método de ensino que não apenas alfabetiza, mas desenvolve uma consciência de cidadania e atitude no educando.
Aquele jovem que fora excluído e marginalizado, após reconhecer sua condição, tem a chance de escolher e decidir sua própria história e transformá-la a partir dali.
Esses jovens resgatam sua dignidade, outrora subtraída por quem deveria assegurar-lhes o direito de educação plena.
O método de Paulo Freire parte do cotidiano dos próprios conhecimentos dos alunos, transformando em escrita em escrita sua oralidade.
Freire não só criou um método de alfabetização que levava em consideração todas as diretrizes da EJA, mas também despertou no povo o desejo de participar ativamente da sociedade em que vivem.
Sua visão de educação era política, ética e humana. Não gostava da escola neutra e nem de nada alienado. Aprovava uma educação conscientizadora.
O método de Paulo Freirechamava a atenção de muitos políticos e educadores de sua época, pois acelerava o processo de alfabetização de jovens e de adultos.
Sua forma de educar era interdisciplinar e tinha o objetivo de libertar os oprimidos e excluídos da sociedade. Ele ansiava pela humanização do mundo através de ações culturais libertadoras.
Freire propunha o uso da afetividade como ferramenta de ensino, sem deixar de lado a ética e a autoridade do professor, uma relação pedagógica cultural.
Em uma de suas propostas defendia trabalhar conteúdos com base nos conhecimentos prévios dos alunos. Criticava o uso de cartilhas e do método de repetição.
O professor deve utilizar temas que façam parte da realidade do aluno,fazendo assim com que ele estabeleça relação com que está aprendendo.
Paulo Freire entendia que a inclusão só aconteceria quando houvesse conscientização e valorização da pessoa humana dentro da realidade que ela vive.
ANDRAGOGIA
Andragogia significa “arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem de adultos”.
Se comparada a Pedagogia é diferente por não seguir os modelos conservadores. Se assemelha mais a modelos pedagógicos transformadores.
Ela busca compreender o jovem e o adulto, sempre levando em consideração seus aspectos biológicos, sociais e psicológicos.
O modelo andragógico é o principal embasamento da Educação de Jovens e Adultos e seus princípios são:
	Adultos tem a necessidade de saber a finalidade de tudo;
	Tem facilidade de aprender por meio da experiência;
	Tem o entendimento sobre aprendizagem como resolução de problemas;
	Sua maior motivação é interior.
Suas características são a participação dos alunos, a flexibilidade e o foco no processo.
PLANO DE AULA
Tema-figuras geométricas
Área de conhecimento-matemática
Justificativa-as figuras geométricas estão no nosso cotidiano. A atividade possibilita ao aluno explorar e assimilar a geometria de forma dinâmica e lúdica.
Objetivos gerais-identificar as diferentes formas geométricas presentes no cotidiano.
Objetivos específicos-construir e identificar geométricas, realizar a planificação e montagem.
Habilidades e competências-Classificação; cores; espessura; tamanho; criar figuras com as formas geométricas; leitura, discussão, debate, produção, pesquisa e trabalho em equipe; desenvolver a leitura, escrita e observação.
Situação didática-organizar duplas e fazer levantamento de informações. Apresentar as formas geométricas em EVA para os alunos. Fazer perguntas a respeito das formas e observar os conhecimentos dos mesmos. Confeccionar um jogo da memória com as figuras geométricas. Pintar, recortar e brincar com alunos.
Recursos-folha sulfite, EVA, lápis de cor, canetinha, tesoura.
Reflexões
finais-a avaliação será feita de forma qualitativa, observando o desempenho nas atividades individual e coletivamente.
Considerações Finais
A Educação de Jovens e Adultos não tem uma história muito diferente do Ensino Regular no Brasil, desde o início marcado pela exclusão dos pobres e privilégios dos mais ricos.
Um forte nome na história da EJA é o de Paulo Freire que não se conformou com a exclusão da classe mais pobre e criou um método de ensino que visava alfabetizar jovens e adultos que não puderam faze-lo quando crianças.
Além de alfabetizar, desenvolve a cidadania em seus alunos e o desejo de participar e mudar a realidade que vivem.
A EJA é uma modalidade de ensino público, para pessoas adultas que não concluíram os estudos por diversos motivos e que por outros diversos motivos querem retomar e concluir sua escolarização.
Vimos que o professor da EJA tem o papel de resgatar o interesse do aluno, utilizando-se de seusconhecimentos prévios e de sua bagagem de vida.
Deve ver o aluno em sua totalidade e levar em consideração suas expectativas, seus interesses e suas especificidades.
A EJA tem três funções básicas, sendo elas:
Reparadora- restauração de um direito negado.
Equalizadora- igualdade de oportunidades.
Qualificadora- uma educação permanente.
Esperamos que este trabalho contribuía para sanar possíveis dúvidas sobre a modalidade de ensino da EJA e que desperte o interesse de educadores e estudantes para a situação atual da EJA efuturascontribuições e melhorias.
“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. PAULO FREIRE
Referências Bibliográficas
http://www.infoescola.com/educacao/andragogia.Acesso em: 27 Maio 2014.
Livro Texto da Disciplina:
Souza, Maria A. de. Educação de Jovens e Adultos.2.ed.Curituba:IBPEX,2011.PLT 561
RIBEIRO, Vera Masagão.Educação de Jovens e Adultos. Novos leitores, novas leituras. São Paulo: Ação Educativa, 2001.
Educação para jovens e adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf> Acesso em 08 de setembro de 2013.
SOUZA, Maria A. de.Educação de Jovens e Adultos.2. ed. Curitiba: IBPEX - Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, 2010. PLT 232.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando