Buscar

PROFISSÃO E FORMAÇÃO DOSCENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Carolina Freitas Gonçalves Campos Polo: Santo Amaro
	CURSO: PEDAGOGIA SEMESTRE: 1º. 
	DISCIPLINA: PROFISSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE 
	PROFESSOR(A): Maria Izabel de Quadros Vivas \ Idalice Simone de Jesus Santos
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 1
QUESTÃO 1 – Analise a citação a seguir e considerando a evolução histórica dos cursos de formação de educadores no Brasil, identifique 3 mudanças indicadas nas atribuições do pedagogo nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia no Brasil (BRASIL, 2006)
Hoje em dia impõe-se cada vez com maior evidência: que os professores não são apenas consumidores, mas são também produtores de materiais de ensino; que os professores não são apenas executores, mas são também criadores e inventores de instrumentos pedagógicos: que os professores não são apenas técnicos, mas são também profissionais críticos e reflexivos. De facto, não há ensino sem uma renovação permanente dos meios pedagógicos, sem uma concepção quotidiana de novos materiais: quer se trate dos conteúdos ou das situações dictáticas, quer se trate das tarefas a propor aos alunos ou da organização curricular, quer se trate da planificação ou do sistema de avaliação, os professores encontram-se perante uma atividade constante de produção e invenção. (NÓVOA, 2002, p. 36-37)
O Pedagogo aparece como aquele habilitado para o exercício da docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de acesso a cultura e de ensinamentos de áreas específicas, atuação na modalidade Normal de formação educacional do indivíduo profissional para o mundo do trabalho e na área de serviços e apoio escolar no desenvolvimento de ações e atividades de caráter de acompanhamento, nas decisões e práticas escolares, como também nas áreas que requeiram conhecimentos pedagógicos como instituições que se propõe a educação de pessoas. Conforme pode ser visto na Resolução do Conselho Nacional de Educação – CNE/ Conselho Pleno - CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, artigo 2º que.
As Diretrizes Curriculares para o curso de pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimento pedagógicos.
Apoio escolar;
Cursos de ensino médio;
Modalidade normal.
QUESTÃO 2 – A formação continuada de professores constitui uma possibilidade de crescimento pessoal, profissional e organizacional. Você concorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta explicando cada uma das dimensões apontadas (pessoal, profissional e organizacional).
Sim!
Quando se trata de formação docente, é necessário que o professor esteja pronto para se inovar, estando em fase de constante aprendizado.
Pessoal – buscando adaptarem-se as demandas do ato de ensinar, participando de oficinas, seminários, palestras, conferências e cursos;
Profissional – o professor buscará o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas, modificando constantemente os seus métodos utilizados para o ensino. Se aperfeiçoando mais e mais.
Organizacional – contribui para a melhor organização da escola, tendo como parte da mesma, o setor pedagógico, o administrativo, e o técnico, estudando possíveis melhorias para a instituição.
QUESTÃO 3 – A Educação a Distãncia atualmente se configura como uma grande possibilidade de formação de profissionais, sobretudo docentes. Baseado nesta afirmação responda:
 De queforma a Ead pode contribuir para a democratização da educação brasileira?
A educação a distância tem grande contribuição para a democratização brasileira, apesar de sofrer certo preconceito, essa modalidade, trás mais flexibilidade, para indivíduos que não tem tempo e condições financeiras de frequentar uma faculdade presencial, podendo assim conciliar trabalho, tempo e estudos.
Cite 2 características específicas dos docentes e discentes da EAD no Brasil.
Discente:
Autodisciplina – pois o aluno é totalmente responsável pelo seu tempo de estudo;
Autodidata – pois ele tem que entender seus conteúdos por si próprios, tendo como fonte suas pesquisas, tendo ajuda apenas de alguns tutores virtuais, para tirarem as suas dúvidas.
Docente:
Pesquisador – ajudar os alunos participando de pesquisas;
Parceiro – está sempre prestativo a ajudar o educando quando este precisar.
QUESTÃO 4 – Além dos saberes específicos da área de conhecimento em que se dá a formação docente, cite 3 outros saberes necessários a prática docente atualmente.
Saber da ação pedagógica – saberes traçados através de trabalhos em sala de aula, em que o professor irá ensinar para os educando, mostrando-lhe os métodos e técnicas utilizadas para lecionar.
Saber disciplinar – saberes que estão adaptados nas universidades com o formato de matérias como língua portuguesa, matemática... É preciso que o professor tenha domínios nesses saberes, para que se possa passar aos alunos.
Saber experiencial – é saberes adquirido através de experiências do dia-a-dia. Experiências por meio de situações vividas, a docente ira obter conhecimento para lidar com diferentes situações no trabalho.
 
QUESTÃO 5 – Segundo Lefebvre (1992, p. 26)- “é na vida cotidiana e a partir dela que se cumprem as verdadeiras criações, aquelas que os homens produzem no curso de sua humanização: as obras”. Analise estacitação e explique de que forma as situações escolares cotidianas podem contribuir para a formação docente e para o exercício da profissão.
Com a vivência do dia-a-dia, podemos perceber as várias fases do ser humano, sendo que todas as suas atividades realizadas é de fundamental importância no contexto cultural e social.
São através da prática cotidiana que o docente virá a ter habilidades práticas, e adquirir mais conhecimentos, desenvolvendo as suas ideias e competências, possibilitando um perfil renovado sempre.

Outros materiais