Buscar

Tidir UNA- Madeira Plástica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO
INSTITUTO POLITÉCNICO- Centro Universitário UNA
 PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MADEIRA PLÁSTICA ATRAVÉS DE RESÍDUOS PLÁSTICOS RECICLADOS
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Antônio Marcos dos Santos Silva, Estefânia Bárbara de Oliveira, Lucas Vinícios Detomi, Luiz Carlos, Pedro Paulo da Silva
Professor TIDIR orientador: Denise Maciel de Almeida Diniz
Professores Co-orientadores: Daniel Augusto de Almeida, Luiz Guilherme Hilel Drumond Silveira, Simone Amorim Castro Kiefer de Oliveira, Wanise Ferreira de Almeida
TEMA: Introdução à ciência.
SUBTEMA: Processos Industriais: inovação, tecnologia e sustentabilidade.
PROBLEMA/DESAFIO TÉCNICO: Considerando a preservação do meio ambiente essencial para a sobrevivência da humanidade, o lixo é um dos maiores problemas da atualidade. 
Conforme dados do CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), nas grandes cidades o lixo é formado de 39% de papéis e papelão, 16% metais ferrosos, 15% vidro, 8 % rejeitos orgânicos, 7% de plásticos, 2% de embalagens longa vida e 1% de alumínio. Veja o gráfico a seguir: 
O desmatamento é mais um problema que incrementa a lista, e precisa de uma solução que seja interessante e ecologicamente sustentável, que desafogue o mercado da madeira e traga uma concorrência pra esse produto que movimenta milhões de reais todos os anos à custa do desmatamento. 
O desenvolvimento sustentável é a fonte de gestão dos recursos técnicos e financeiros indispensáveis à resolução dos desafios ambientais. Partilhar do entendimento de que deve haver um objetivo comum, e não um conflito, entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental, tanto para o momento presente como para as gerações futuras, é necessidade atual. 
OBJETIVO: Um dos grandes problemas da humanidade atualmente é a quantidade de resíduos sólidos gerados por cada indivíduo. Dados oficiais mostram que, em média, no Brasil são descartados 250 mil toneladas de lixo, sendo que destes, cerca de 7,5 mil toneladas são compostas por plástico. Por meio da reciclagem e reutilização é possível diminuir os impactos que o lixo causa no meio ambiente. 
A madeira plástica ou madeira ecológica é um produto ecologicamente correto, por não conter nenhuma das substâncias tóxicas encontradas na madeira tradicional tratada e por ser obtida por reutilização e reciclagem de resíduos. 
Apesar de parecer ser uma solução para o problema do lixo urbano, a produção da madeira plástica precisa vencer alguns desafios: 
O produto é pouco conhecido ; 
Há uma grande circulação de madeira proveniente de desmatamento ilegal, já que seu custo é geralmente inferior; 
As usinas de reciclagem nem sempre conseguem o material em condições adequadas para seu processamento, como homogeneidade na cor e textura dos plásticos e um bom estado de limpeza. 
DESENVOLVIMENTO: A Madeira Plástica é um material semelhante à madeira comum e é fabricado a partir da reciclagem de vários tipos de plástico. Pode ser classificada como uma tecnologia ambientalmente saudável: protege o meio ambiente, é menos poluente, usa todos os recursos de forma sustentável. Para cada 700 kg de madeira plástica produzida, 1(uma) árvore grande adulta é preservada e 180 mil sacolas plásticas saem da natureza aproximadamente. 
Para a produção da madeira plástica são utilizados resíduos de vários tipos de plásticos, tratados de forma a serem processados e pigmentados para tornar sua aparência e utilidade semelhantes às da madeira. É comum à utilização de fibras naturais ou até mesmo serragem da própria madeira para melhorar as propriedades físicas e químicas do produto final. 
Os plásticos mais utilizados são: PEAD, PEBD, PET, PVC, PP. As embalagens fabricadas a partir desses materiais possuem a identificação em seus rótulos e não causam problemas de liberação de gases tóxicos. 
O processo de produção de madeira plástica divide-se basicamente em quatro partes, conforme fluxograma apresentado na figura 1. 
Coleta e separação. 
A primeira etapa para a produção da madeira plástica é a coleta da matéria-prima: lixo plástico. A princípio pode ser utilizado qualquer tipo de plástico, contudo os mais utilizados são os citados anteriormente. 
Moagem e segunda lavagem 
Em seguida, o plástico é lavado e moído, formando grânulos (pellets) e lavado novamente, caso seja necessário. 
Extrusão 
A terceira etapa consiste no reprocessamento do plástico. Os grânulos são levados para uma máquina chamada extrusora onde serão fundidos e homogeneizados. Existem diversos tipos e tamanhos de extrusora. Os pigmentos e as cargas são geralmente adicionados durante o processo de fundição, mas também podem ser colocados junto com os grânulos. 
Resfriamento e moldagem 
O material que sai da extrusora passa por um sistema de refrigeração, e é puxado por um “puxador”, resultando na madeira plástica. Essa madeira é posteriormente cerrada, cortada, parafusada em móveis, bancos, decks, nas mais diversas aplicações. 
Figura: Fluxograma do processo de produção da madeira plástica. 
 
Dentre as várias aplicações, se têm a produção de decks como um exemplo de aplicação que não só substitui a madeira tradicional, como ainda apresenta vantagens. Um deck de madeira requer vedação, pintura, lixamento, além de substituição periódica de tábuas danificadas. Já a madeira plástica não requer toda essa preparação, não solta farpas, não racha e não precisa de substituição. Os perfis de madeira plástica podem ser utilizados em aplicações externas tais como marcos de portas, esquadrias, decks de piscinas, pisos, plataformas marítimas e uma infinidade de outras aplicações, como apresentado nas figuras abaixo:
 
 
Figura - Aplicações de madeira plástica: 1.Lixeiras; 2.Bancos; 3.Deck de piscinas; 4.Pista de Skate. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GBERTRAN. Madeira Ecológica. Disponível em:. Acesso em: 27 de julho 2014 
FRAGMAQ. Os benefícios da madeira plástica para o meio ambiente. Disponível em: . Acesso em: 27 de julho 2014 
TIGUEIRO, A. ; BOCARDI, R. Madeira plástica evita derrubada de árvores para fabricar móveis. Disponível em: . Acesso em: 27 de julho 2014 
PAULA, R. M. de; COSTA, D. L. Madeira Plástica: aliando tecnologia e sustentabilidade. Disponível em: . Acesso em: 3 de ago. 2014 
Ecomadeira. Disponível em:http://ecoblock.com.br/ecomadeira/. Acesso em:29 de setembro 2014. 
ANEXOS FOTOGRÁFICOS 
 
*1-3 MADEIRA – USO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 2. Disponível em <http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=40>. Acesso em: 14 dez. 2012. 
 
* 2 COLOMBO, 2011. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campus Curitiba – Departamento de Química e Biologia. Disciplina: Análise de Contaminantes Ambientais. 
*4 http://ecoblock.com.br/parque-mangabeiras-ganha-nova-pista-de-skate/Acesso em:29 de setembro 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais