Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL EMPRESA HOTEL BOA VIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: Ciências Contábeis
	NOME
	GRAZIELA DE JESUS BORGES NOGUEIRA
	RA
	1299105504
Desafio Profissional 2º bimestre
Disciplinas Norteadoras: 
Processos Administrativos, Direito e Legislação
e Tecnologias de Gestão.
Tutora EAD: Carmem Régis
UBERLÂNDIA/ MG
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: Ciências Contábeis
Desafio Profissional 2º bimestre
Disciplinas Norteadoras: 
Processos Administrativos, Direito e Legislação
e Tecnologias de Gestão.
Tutora EAD: Carmem Régis
Trabalho desenvolvido para o curso de Ciências Contábeis disciplinas norteadores Processos Administrativos, Direito e Legislação e Tecnologias de Gestão, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º bimestre 2015_01, sob orientação da Tutora EAD Carmem Martíns Régis.
UBERLÂNDIA/ MG
2015
INTRODUÇÃO
Jose Antonio Silva foi recém-contratado para gerente do Hotel Boa Vida um complexo hoteleiro no litoral nordestino e esta encontrando uma grande oportunidade de desenvolver suas habilidades de formação bem como de colocar em pratica novas tecnologias de gestão. Mas o desafio é muito grande, pois o hotel encontra-se em crise. 
Com problemas de imagem externa bem como a desmotivação dos funcionários. Jose Antonio conseguiu analisar e traçar projetos para resolver os problemas bem como impulsionar o hotel novamente como veremos abaixo. 
DESENVOLVIMENTO 
PASSO 1:
Nesta consideração, iremos analisar os passos do presente e futuro do Hotel Boa Vida. Com objetivo de compreender o cenário em que se encontra, abaixo temos um diagnóstico do ambiente interno e externo do Hotel Boa Vida, apresentando suas forças e fraquezas.
Forças do Hotel Boa Vida:
O Hotel Boa Vida é o maior da região e conta com uma capacidade de hospedagem de 450 pessoas, com infraestrutura de lazer e esporte, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Também conta com uma infraestrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas. 
Fraquezas do Hotel Boa Vida:
Mesmo com toda esta estrutura o hotel não tem obtido sucesso. O número de clientes que se hospedam no hotel tem reduzido drasticamente e há meses o espaço do centro de convenções não tem sido reservado para eventos de negócios. O hotel não presta um serviço de qualidade e também não está atendendo ao código de defesa do consumidor. Esta notícia veiculada na mídia foi comprometeu a imagem do hotel. 
PASSO 2 
José Antônio acredita que a adoção de algumas tecnologias de gestão serão determinantes para reverter o quadro negativo do Hotel Boa Vida.
Na busca pela sobrevivência em cenários cada vez mais competitivos, as empresas podem contar com uma série de tecnologias e ferramentas para auxiliar sua gestão. 
Tecnologia de Gestão - Benefícios: 
Correio eletrônico (e-mail);
Páginas na WWW;
O uso da internet no setor de Hotelaria para reservas de passagens aéreas e comodidade, facilitando e agilizando para os hospedes, não sendo necessário o contato pessoal. 
Benchmarking;
O Benchmarking promove a aprendizagem contínua, trazendo sempre novos conhecimentos para a empresa. As pessoas envolvidas ficam aptas a novas mudanças, almejando sempre o aprimoramento e prosperando por melhores resultados. 
Benchmarking
Segundo SPENDOLINI (1992:10) Benchmarking é "um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional". SPENDOLINI, Michael J. Benchmarking. São Paulo: Makron Books, 1992.
PASSO 3 
A aprendizagem organizacional é considerada uma vantagem competitiva sustentável para as empresas e para a nossa carreira por promover a evolução, melhoria e desenvolvimento de todas as pessoas que compõe uma empresa. Os resultados da pesquisa de clima organizacional do hotel Boa Vida demonstram que o capital intelectual não tem sido valorizado. 
Abaixo veremos um projeto que visa, sobretudo, valorizar o capital intelectual. Este projeto denomina-se “Avanço” e tem como objetivo a desenvolver a capacitação profissional e ter uma boa gestão de qualidade. As principais ações deste projeto é a consolidação frente à concorrência e melhoria no atendimento ao público para atingirmos o alvo desejado. 
A busca para alcançar e superar as expectativas dos hóspedes tem o objetivo de mantê-los fiéis à empresa. Já os clientes insatisfeitos, têm atenção especial, pois o hotel procura sempre resgatá-los através da administração de qualidade no atendimento e da gestão de relacionamento com o cliente. Para isso os colaboradores terão que estar envolvidos em ser eficiente; deve ser criativo e pró-ativo para captar as necessidades e desejos, uma vez que ele esta em contato direto consumidor. Dessa forma é possível surpreendê-lo, de modo que os serviços prestados tornem-se uma experiência única vivenciada pelo cliente. 
Pode-se receber bem um hóspede, criar um ambiente agradável e receptivo ou criar uma atmosfera segura e ainda assim, não envolver todos os elementos da hospitalidade. Já a hospedagem corresponde a um conjunto de serviços que oferece muito além de uma boa cama. Por esse motivo, a hospitalidade é desenvolvida para acomodar os hóspedes de acordo com suas preferências e solicitações. 
Atualmente, as pessoas dentro da empresa possuem liberdade de escolha, tem poder para opinar e para inovar procedimentos. Por esse motivo são oferecidos treinamentos e benefícios para que os mesmo se sintam motivados fazendo com que a produtividade seja alta. Assim, a empresa e os funcionários trabalham em conjunto em busca de um único objetivo: a satisfação do cliente. 
A motivação de pessoal resultará na efetivação de um serviço de qualidade, que geralmente está relacionada à satisfação com o próprio emprego. Essa satisfação pode incitar o colaborador a alcançar um determinado nível de desempenho. O fato de a empresa oferecer benefícios para motivar o colaborador impulsiona o mesmo se dedicar e a prestar um serviço de qualidade, assim atingindo ou superando as necessidades dos clientes. 
Ter iniciativa, pró-atividade e uma boa comunicação dentro de uma empresa hoteleira são fatores fundamentais para que a  hospitalidade aconteça e para que o cliente se sinta confortável no ambiente em que freqüenta.  Será através da comunicação que a relação comercial irá acontecer e que a empresa será capaz 
de detectar as necessidades e preferências de seus clientes para poder agir em cima disso. 
A comunicação interna entre os setores de um hotel é outro fator importante para se  atingir a excelência no serviço prestado. A dinâmica de trabalho dentro da empresa e dos setores, apenas acontece quando seus membros estão conectados e integrados entre si, fazendo com que a troca de informações aconteça de forma eficaz. A troca de informações é fundamental dentro da empresa. 
O funcionário não trabalha 24 horas por dia. Por esse motivo, é necessário que todas as informações ou solicitações sejam registradas para que se dê continuidade na prestação de serviço. Uma informação falha pode contribuir para a insatisfação do cliente e causar situações constrangedoras. Um questionário de satisfação tem o objetivo de analisar o depoimento do hóspede com questões que abordam sobre toda a estrutura do hotel e atendimento dos funcionários. 
Esses depoimentos são lançados direto no sistema da rede e são lidos nas reuniões diárias de Gerência, onde a partir das queixas registradas serão tomadas providências necessárias para resgatar aquele cliente que está insatisfeito. O hotel quando tem uma visão gerencial voltada para a satisfação do cliente, se faz necessário resolver de imediato àquilo que não estava de acordo com suas expectativas durante sua hospedagem. 
Desta forma,
podemos afirmar que o Hotel Boa Vida possui um diferencial fortíssimo referente à qualidade dos serviços prestados se acatarem os conselhos aqui prestados do projeto “Avanço”, pois a empresa além de valorizar os colaboradores oferecendo diversos benefícios, a mesma procura agregar valor às experiências de seus clientes, fazendo com que os hóspedes tenham a liberdade de entrar em contato com o hotel, através de e-mail ou telefone para fazer suas sugestões ou queixas, recebendo um feedback do Supervisor responsável, Gerente Geral do hotel ou até mesmo do Gerente de Relacionamento da Rede. 
Para STEWART, o capital intelectual corresponde ao conjunto de conhecimentos e informações, encontrados nas organizações, que agrega valor ao produto e/ou serviços, mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário, ao empreendimento STEWART, Thomas. Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas, 17ª edição. Rio de Janeiro, Elsevier Editora, 1998.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Com toda a restruturação desenvolvida acima logo o Hotel Boa Vida conseguirá sair da crise e voltar a crescer. Mesmo com o problema da imagem negativa junto à mídia e possível ser revertido e muito um leque enorme de oportunidades pode surgir sempre pensando também nas ameaças que também poderão ocorrer e se transformar em outras caso não ocorra um cuidado e preocupação com os cenários internos e externos. 
Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto. Administração Teoria, Processo e Prática. 5ª ed.: Manole, 2013.
FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de A (orgs.); CAZELA, Moisés M. (orgs.) et al. Tecnologias e Ferramentas de Gestão. 1ª ed. Campinas: Alínea, 2008.
ANDRADE. Nelson. Hotel: Planejamento e Projeto. 9ª Edição. Editora Senac: São Paulo,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais