Buscar

resposta de forum comunicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av1 A 
Confesso estar muito entusiasmado com esta disciplina, pois é de fundamental importância o falar, o escrever corretamente seja de forma coloquial ou mais despojada, sabendo identificar ambos os momentos de usar tais formas. A boa postura dentro da empresa, reflete um olhar diferente dos gestores e também dos colaboradores, que acabam vendo e se espelhando. 
Nos aprofundaremos mais neste espaço, assim que avançarmos nas aulas.
 Boa noite a todos, a cada grade disciplinar que trata em especial de nossa língua portuguesa ou comunicativa, fica bem mais convicta de que a aprendizagem nessa área é infinita e, cada vez mais vemos a importância de praticarmos.
  Em relação a tese elaborada pela professora, acredito que uma das questões fundamentais que deveria ser avaliado em um, ou vários ambientes empresariais ou de trabalho, seria o fator hierárquico, pois em sua grande maioria, muito não se portam de maneira digamos que, modesta ou eficiente, diante de seu colaborador, mediante a isso, a comunicação acaba por ser também inadequada e ineficiente, creio que a prática da humildade seria bem interessante para uma boa convivência familiar, em um ambiente de trabalho, seja ela diretoria ou operacional .
Gosto da idéia de que hoje em dia a linguagem dentro das empresas saiu da exigência plenamente formal para aquela onde o emissor sabe que será entendido. No meu dia a dia gerenciando restaurante na maioria das vezes preciso deixar a linguagem formal apensas para a comunicação com os diretores e para a equipe operacional usar a linguagem informal que eles compreendem. Sendo assim, as tarefas são executadas como se deve e ainda conquista-se a simpatia da equipe pois nos entendem como sendo "um deles".
Temos apenas que ter o cuidado para saber onde usar cada tipo de linguagem e também vejo como primordial o bom conhecimento do português seja para o contato formal ou informal.
Av1 B
 Analisando as aulas 04 me 05 aprendi que: a informação passada tem que ser facilmente entendida pela pessoa receptora, ou seja, as informações passadas tem que fazer sentido para quem lê, tem que ser bem organizada; A coerência tem que fazer a ligação das partes do texto com ele todo, evitando falha na comunicação; Já a coesão faz a ligação entre os elementos do texto os deixando em uma perfeita harmonia.
Também aprendi que devemos utilizar das técnicas de resumo em textos corporativos, pois dessa forma facilitamos a comunicação entre os colaboradores, pois bem o tempo é muito importante e devemos aproveita-lo ao máximo, vale lembrar também, que precisamos manter a essência do texto e toda sua estrutura, retirando assim informações desnecessárias.   
Conforme vimos na aula 4 a coerência é extremamente importante para nossa comunicação nos dias de hoje, um profissional que não consegue estabelecer uma coerência em determinada conversa corre um o risco de não conseguir transmitir sua mensagem corretamente, podendo até não ser levado a sério ou mesmo corrigido por outro colega o que acaba sendo uma “saia justa” (olha a estilística ai). Saber empregar esses fatores é primordial em qualquer comunicação empresarial, não podemos esquecer também de nos policiarmos quanto a linguagem formal e informal.
Av2 C
Boa noite Professora,
Fazendo um breve resumo sobre as últimas aulas estudadas, posso dizer que a leitura é uma atividade essencial, pois é através dela que podemos adquirir novas experiências, conhecer novas culturas, lugares e deixar a mente aberta para novos pontos de vistas.
A leitura no mundo competitivo tem se tornado um grande diferencial, pois com ela podemos ter um maior conhecimento sobre determinado assunto e ter novas opiniões.
A comunicação em uma empresa, deve ser eficaz, atingindo todos os níveis de leitores, evitando assim o ruído comunicativo.
Devemos ter muito cuidado na forma em que escrevemos nas redes proporcionadas pela nossa empresa como o Skype, pois devemos lembrar que mesmo estando usando essa mídia, estamos no ambiente de trabalho.
Já trabalhei em um SAC de uma empresa, onde todos os problemas de nossos clientes era solucionado via internet, onde o cliente abria um chamado e era respondido por uma das atendentes, tornando o atendimento mais ágil e após uma avaliação, percebemos que era mais utilizado que o telefone (que era o meio mais tradicional), e mais elogiado pelos clientes.
-/-
Na aula 06, aprendi o conceito de texto, contexto e intertexto. Texto: é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem; Contexto: é o ambiente físico ou situacional a partir do qual se considera um fato; Intertexto: é usar o texto origem para fazer, recriar ou remodelar outro texto novo. Existem cinco tipos de textos que são eles: Narração. Argumentação, exposição. Descrição e injunção. Vi que um único texto pode apresentar mais de um tipo de texto, que é o exemplo da carta, como foi citado na aula. Definindo a tipologia textual, temos: Textos narrativos: Conta uma história, ou um conto, com personagens, tempo e lugar; Textos argumentativos: é um texto convincente, que defende uma ideia ou uma causa. Textos Expositivos: Também chamado de texto informativo, ele apresenta uma reflexão, conhecimento, uma explicação sobre alguma ideia, fato, pessoa; Textos Descritivos: é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção são, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo; Textos Injuntivos: Designado para realizar a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, entre outros. De forma geral, não há um fim para a classificação dos textos, as pessoas podem se expressar de diversas formas, sendo oral ou escrita.
Na aula 07, vi que todas as empresas têm uma forma unificada de se comunicar, e que todos os colaboradores devem saber elaborar o enunciado de forma clara e objetiva. Existe ainda uma forma de comunicação entre as empresas, e de empresas para pessoas, que é considerada uma das mais importantes: A carta comercial. A mesma é uma carta que trata de assuntos comercias e se bem redigida pode auxiliar no crescimento da empresa. Há três tipos de comunicação: O aviso, O oficio e o memorando, ambos têm a mesma finalidade, a diferença está em para quais fins está sendo elaborado e para qual destinatário está sendo enviado. O correio eletrônico (e-mail) é muito usado como uma forma de comunicação interna de uma organização.
Na aula 08, pude compreender que o bom relacionamento dentro das empresas é indispensável, tem que haver uma comunicação entre todas as partes, até mesmo porque todos querem crescer e prosperar junto com a organização, como foi citado “Do porteiro ao presidente” (Paulo Nassar) todos devem se comunicar a ética, o diálogo e a clareza são requisitos básicos de empresas de grande reconhecimento no mercado. Os Steakholders (Partes interessadas). tem o objetivo de designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, promovendo a comunicação entre os grupos, entre as pessoas que formam os grupos, surge ideias, estratégias, planos e outros benefícios que vão tornar possível o crescimento organizacional.
Av2 D
 Boa tarde,
Entendo que hoje as organizações estão inseridas em ambientes vulneráveis e em constantes mudanças, nos quais a grande volatilidade de informações e a concorrência influenciam em seu desempenho, exigindo agilidade e competitividade. Devido a esta atual competitividade entre as organizações, somente as com melhores estratégias e diferenciais sobreviverão. Por isso, valoriza-se cada vez mais qualidade e eficiência nos processos organizacionais, fatores que refletem diretamente nos produtos e serviços. Considerando esta realidade atual, a comunicação torna-se fundamental e o suporte necessário ao bom relacionamento entre uma organização e seu público
interno e externo. Por meio da comunicação é possível obter uma integração de recursos, em um processo no qual os participantes comunicam-se ininterruptamente a fim de atingir objetivos previamente determinados. A comunicação bem estruturada é resultado do trabalho em equipe, da atuação sinérgica entre as áreas que a compõem. Assim, a interação e integração das áreas relacionadas às atividades e ações de comunicação são fundamentais para consolidar o relacionamento de uma organização com seus públicos (interno e externo), como também sintonizar as expectativas e interesses específicos de cada área com os objetivos organizacionais. A comunicação, tanto interna quanto externa, é uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização e determinante no que se refere ao sucesso, independente do porte e da área de atuação. É uma ferramenta estratégica, pois muitos erros podem ser atribuídos às falhas de comunicação. Portanto, um sistema de comunicação eficaz é fundamental para as organizações que buscam o crescimento e cultura organizacional é necessário às organizações conhecerem as características das várias formas de comunicação, pois cada uma influenciará de forma peculiar o planejamento comunicacional e o seu planejamento administrativo estratégico. Uma das formas mais importantes de comunicação dentro das organizações que é a comunicação interna, também conhecida como comunicação. Sua grande importância deve-se a ampliação da visão dos clientes internos, que se tornam verdadeiros parceiros. Quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a missão e, consequentemente aumentará a sua produtividade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando