Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL - Gestao Empresarial e Matemática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
RICARDO SANGALLI – RA: 8380835920
MATEMÁTICA
PROCESSOS GERENCIAIS
Raquel de Oliveira Henrique
Carlos Eduardo de Azevedo
ERECHIM
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
RICARDO SANGALLI – RA: 8380835920
MATEMÁTICA
PROCESSOS GERENCIAIS
Raquel de Oliveira Henrique
Carlos Eduardo de Azevedo
Trabalho elaborado para fins de avaliação parcial das disciplinas: Matemática e Processos Gerenciais, curso de Tecnologia em Logística da UNIDERP Interativa, sobre orientação dos professores Raquel de Oliveira Henrique e Carlos Eduardo de Azevedo.
ERECHIM
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇAO......................................................................................................	.......04
2 PLANEJAMENTO.................................................................................................05
2.1 PASSO 01 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.............................................05
2.2 PASSO 02 – PLANO DE CAPACITAÇAO E DESENVOLVIMENTO DE GERENTER E DIRETORES.......................................................................................05
2.3 PASSO 03 – PLANO DE CAPACITAÇAO E DESENVOLVIMENTO DE COLABORADORES...................................................................................................10
CONSIDERAÇOES FINAIS........................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................12
INTRODUÇAO
O objetivo desta ATPS - Atividade Prática Supervisionada é sistematizar o Processo Administrativo (planejamento, organização, direção e controle) por meio da elaboração de um relatório com um plano estratégico. Ao final, espera-se que as premissas do processo administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais conceituais, humanas e técnicas, sirvam de base para a aprendizagem das demais disciplinas do curso de Tecnologia em Logística. 
Espera-se, também, favorecer o desenvolvimento de competências do profissional para tomar decisões, atuar como consultor, empreender, pensar criticamente e ter visão global do papel do administrador em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade. 
PASSO 01 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A empresa HORTMAN HIPERMERCADO trabalha na venda de alimentos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Tem uma sede na cidade de Erechim, situada no estado do Rio Grande do Sul e também possui três filiais, sendo uma na mesma cidade e as outras duas em municípios vizinhos, uma em Barão de Cotegipe e a outra em Getúlio Vargas, ambas no estado do Rio Grande do Sul. A estrutura organizacional da empresa dá-se da seguinte maneira:
PASSO 02 – PLANO DE CAPACITAÇAO E DESENVOLVIMENTO
	Visando melhorar a eficácia gerencial dos diretores e gerentes, desenvolver líderes, capacitá-los para liderança situacional e para construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho, buscou-se a elaboração de um plano.
A direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos, é definir as pessoas em seus cargos e funções, treinar, capacitar, guiar e motivar para que possam atingir os resultados que delas esperamos.
	Portanto a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados. Para isso os gestores precisam:
Comunicar;
Liderar (é fundamental entender onde a pessoa está na pirâmide das necessidades);
Motivar.
Existem dois estilos básicos de direção: a Teoria X (ou clássica) e a Teoria Y (ou moderna).
São pressuposições da Teoria X:
As pessoas são preguiçosas e indolentes;
Evita o trabalho ou trabalha o mínimo possível em função do salário;
Falta-lhe ambição;
Não assume responsabilidades, a fim de se sentirem mais seguras;
Prefere ser dirigido;
Possui grande resistência às mudanças na empresa.
São pressuposições da Teoria Y:
O trabalho é uma atividade tão natural quanto brincar ou descansar;
As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer.
As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios; 
São criativas e competentes.
Existem quatro tipos de sistemas de administração: 
a) Sistema autoritário coercitivo (que representa o sistema mais autocrático e enrijecido de administração)
b) Sistema autoritário-benevolente (um pouco mais suave)
c) Sistema consultivo 
d) Sistema participativo (o mais democrático).
Direção significa planejar, organizar, dirigir e controlar. Por isso o diretor administrativo tem a função de definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos colaboradores, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. 
Para obter-se sucesso alcançando os objetivos da organização, o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos devem ser utilizados, determina as atividades a serem realizadas, distribui as atividades, seleciona as pessoas responsáveis por cada tarefa e depois disso tudo, aperfeiçoa todo o processo. Busca promover uma relação de troca de informações para que ele, como administrador, corrija falhas de planejamento ou acelere o processo de execução das atividades caso haja necessidade. 
Tendo em vista que o HORTMAN HIPERMERCADO está enfrentando dificuldades como a queda do lucro, em razão aos altos custos das mercadorias, resolveu-se realizar mudanças em relação ao pessoal responsável pelas compras e finanças. Uma das primeiras medidas será motivá-los a participar de cursos de capacitação em administração empresarial. Instigá-los a pesquisar por novos produtos no mercado, de mesma qualidade, porém com custos inferiores aos que estão sendo pagos. 
A função controle está relacionada com as demais funções do processo administrativo: o planejamento, a organização e a direção repercutem nas atividades de controle da ação. 
Muitas vezes torna-se necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção, para que os sistemas de controle possam ser mais eficazes. 
O controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção. É a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária.
	O controle nos três níveis da empresa pode ser:
Institucional: tipo de controle estratégico, com conteúdo genérico e sintético, direcionado para longo prazo, com amplitude macro orientado e aborda a empresa como uma totalidade, como um sistema. Visa atender duas finalidades: correção de falhas e prevenção de novas falhas e erros.
Intermediário: tipo de controle tático, com conteúdo menos genérico e mais detalhado, direcionado para médio prazo e aborda cada departamento da empresa ou cada conjunto de recursos isoladamente. Existem vários tipos de controles táticos.
Operacional: tipo de controle operacional, com conteúdo detalhado e analítico, direcionado para curto prazo e com amplitude micro orientado, aborda cada tarefa ou operação isoladamente.
O processo de controle é realizado em quatro fases:
Estabelecimento de padrões ou critérios
Observação do desempenho
Comparação do desempenho como padrão estabelecido
Ação para corrigir o desvio entre o desempenho atual e o desempenho esperado.
	A finalidade do controle é garantir que os resultados elaborados no nível institucional, dos planos táticos elaborados no nível intermediário e dos planos operacionais elaborados no plano operacional se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. Os três níveis de controle se interligam e se entrelaçam intimamente. Na pratica não existe uma separação nítida entre eles.
O artigo acadêmico – Tema: Controle
Vantagem competitiva por meio da gestão de custos, Roberto Zelioli Junior, Alessandra Cristina Fahl, resume este estudo de caso, descreve a gestão de custos como uma vantagem competitiva importante na administração de qualquer empresa e sua utilização pela direção proporciona uma visão estratégica refinada da operação. A competitividade é uma característica que impacta diretamente na lucratividade do empreendimento. Assim, a busca de todo empreendedor é a obtenção de lucro, o que fomenta a competitividade, a qual passa necessariamente por aspectos internos que envolvem o planejamento, o controle e análise de custos.
O controle tem como objetivo garantir que os processos sigam no eixo, identificando os desvios e corrigindo-os para que atenda os objetivos pré-estabelecidos.
	Devido ao mercado ter sofrido alterações nos últimos anos, o processo de direção assim como as outras funções do Administrador, não tem sido tarefa fácil, já que as incertezas que norteiam os arredores da organização fazem com que cada decisão seja constantemente avaliada, reestruturada para garantir uma gerencia e controle com maior assertividade por parte do planejamento estratégico e consequentemente repassada aos demais níveis hierárquicos de ordem e execução.
O trabalho do gerente executivo, seja ele de uma pequena, média ou grande empresa, baseia-se no conhecimento detalhado de sua organização, bem como na previsão dos problemas que venham a ser identificados no desenvolvimento dos projetos, gerando soluções e alternativas escolhendo estratégias a serem implementadas.
	O gerente, para administrar com sucesso a sua organização, deverá, ainda, valer-se dos ensinamentos e das premissas de Fayol, fazendo uso das variáveis, quais sejam: planejar, organizar, controlar e comandar.
	Mas estas considerações não serão suficientes se ele não estiver de olho no mercado local e mundial, buscando estar sempre atualizado para saber quais as tendências, e assim poder explorar e aproveitar as oportunidades que surgirem.
O gerente executivo tem que reunir várias aptidões, desde os fundamentos básicos da administração até poder-se dizer que o gerente da Nova Era não será um mero executor, ele será também um pensador. Os gerentes não devem envolver-se com atividade operacional, sua tarefa é “pensar”, planejar o processo produtivo – gerentes planejam – enquanto os operários são responsáveis por realizar a produção – operários executam. Isso porque a divisão do trabalho aumenta a produtividade proporcionalmente à velocidade com que o trabalho consegue desempenhar sua tarefa.
Um dos problemas encontrados na empresa HORTMAN HIPERMERCADOS é a inversão de papéis. Os gerentes que deveriam estar desempenhando suas funções de planejar e pensar estavam fazendo o papel de supervisores. De acordo com SCATENA (2012) o supervisor tem como sua função controlar o trabalho dos funcionários, verificando se a produtividade está compatível com as metas estipuladas. 
Com a chegada do novo gerente administrativo isso mudará. Os colaboradores que mais se destacarem serão promovidos a supervisores, fazendo com que os gerentes, que antes desempenhavam papéis que não condiziam com seus cargos, possam realizar suas devidas funções dentro da empresa. 
O novo gerente administrador, baseado em CHIAVENATO (2003), traçou os doze princípios da eficiência dentro do hipermercado, almejando que todos – colaboradores e gerentes – sigam os princípios para que haja eficiência. 
Os doze princípios, que estarão expostos em todos os setores, para que todos tenham acesso aos novos objetivos da empresa, são: 
Traçar um plano objetivo e bem definido, de acordo com os ideais;
Estabelecer o predomínio do bom senso;
Manter orientação e supervisão competentes;
Manter disciplina;
Manter honestidade nos acordos;
Manter registros precisos, imediatos e adequados;
Fixar remuneração proporcional ao trabalho;
Fixar normas padronizadas para as condições do trabalho;
Fixar normas padronizadas para o trabalho;
Fixar normas padronizadas para as operações;
Estabelecer instruções precisas;
Fixar incentivos eficientes ao maior rendimento e a eficiência. 
PASSO 03 – CAPACITAÇAO, DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇAO PARA OS COLABORADORES
	O plano de capacitação e desenvolvimento planejado para os colaboradores assemelha-se ao plano desenvolvido para os gerentes e diretores. O mesmo prevê disponibilizar aos trabalhadores cursos de capacitação e profissionalização. Sendo os colaboradores a base da empresa, estes devem estar motivados a trabalhar, e para isso, com a chegada do novo gerente administrativo, foi elaborado um novo plano para incentivá-los ainda mais. Os colaboradores terão direito:
A um plano de saúde, sendo que a empresa pagará 70% do valor total e em contra partida o funcionário pagará os 30 % restantes;
A vale alimentação proporcional ao salário; 
A transporte, sendo que a empresa investirá na compra de veículos para fazer o mesmo, e
A no fim de cada ano uma divisão de lucros.
CONSIDERAÇOES FINAIS
Dentre as ferramentas de gestão mais utilizadas, o planejamento estratégico e a missão/visão podem demonstrar que a falta de uma declaração clara sobre os valores, objetivos e propósitos da empresa e a forma com que isso é medido podem comprometer a eficiência e a eficácia das mesmas. Quando valores éticos e princípios são definidos, de forma explicita ou implícita, são esses mesmos que irão trilhar o caminho das pessoas dentro das organizações. 
	Devemos levar em conta o que as pessoas pensam, sentem e valorizam. Todos dentro de uma organização devem trabalhar em equipes, sempre pensando em melhorar, pois equipes aumentam produtividade, melhoram a comunicação entre outras mais coisas positivas, se isso não estiver colocado de forma explicita parar que todos na empresa verifiquem qual é o grau de aderência entre os seus valores pessoais e os valores da organização, esta ferramenta pode estar fadada ao fracasso.
	Para que o propósito da organização seja consistente e constante ao longo do tempo, é necessário um conjunto de valores e estes deverão ser duradouros e conhecidos dentro de toda organização. 
	Os gestores precisam criar valores éticos sólidos e manterem-se fiéis a eles, isto é uma atitude de coragem, e eles precisam aceitar o fato de que, quando adequadamente praticados, os valores podem implicar em crescimento empresarial, caso contrário podem limitar a liberdade estratégica e operacional e expor os gestores a críticas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, Carlos Eduardo de; HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Desafio Profissional de Processos Gerenciais e Matemática. [Online]. Valinhos, 2014, p. 01-12. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: setembro 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática – 4ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 
MUROLO, Afrânio / BONETTO, Giácomo. Matemática aplicada à administração, economia e contabilidade. -- 2ª ed. – São Paulo: Cengage, 2012. 
SCATENA, Maria Inês Caserta. Ferramentas para a moderna gestão empresarial: teoria, implementação e prática. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais