Buscar

idade moderna

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IDADE MODERNA
Alunos:
Ágatta KAYRES
ALVANI PACHECO
CARLOS CÉZAR 
LORRAYNE QUEIROZ
ODHARA VALADARES
* INÍCIO DA IDADE MODERNA – considera-se a partir da queda do Império Bizantino e outros fatores como as grandes Navegações.
* CHEGADA DO EUROPEU ÀS AMÉRICAS – Cristóvão Colombo Chega às Américas em 1492, local em que já haviam homens habitando, os índios.
* O DEBATE DE VALLADOLID – discussão entre dois padres a respeito dos índios, estes teriam ou não, alma? Seriam humanos ou não?
Renascimento
Movimento surgido na Itália que buscou trazer uma nova visão de mundo, antes dominado pela fé e igreja, colocando o homem com destaque no universo. Surgimento de uma nova classe social: A Burguesia.
Mudanças – filosóficas, científicas, artísticas e também no ramo do direito. O teocentrismo cedeu lugar ao antropocentrismo/humanismo/racionalismo.
Pode-se dizer que o renascimento foi um movimento que mudou os padrões europeus, diminuindo o poder eclesiástico e aumentando a força popular.
 
 
Afresco Gênesis, de Michelângelo, na Capela Sistina. Imagem de Deus e a do homem têm praticamente a mesma proporção na tela, o que seria impossível pelos modelos medievais, em que Deus teria que ocupar lugar central e de destaque.
 
Gênesis 1,26:
Então Deus disse: “façamos o homemà nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.”
Gênesis 1,27:
“Deus criouo homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.”
Gênesis 1,28:
“Deus os abençoou:“Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”
A Igreja Católica sempre afirmou que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Tudo o que existia a seu redor fora feito por Deus para satisfazê-lo. Veja alguns trechos na Bíblia:
Ao homem competiria dominar e conquistar a Terra. Por isso, deveria ocupar um lugar central nela.
* Nicolau Copérnico (1473-1543) – Desenvolveu a Teoria Heliocêntrica. Afirmava e tentava provar que não era o Sol que girava ao redor da Terra, mas justamente o contrário.
* Galileu Galilei (1564-1642) – Confirmou a teoria, com algumas alterações e correções. Foi condenado a abjurar publicamente suas ideias e à prisão por tempo indefinido.
Afinal, se a Igreja tinha errado em tantos assuntos, será que também não poderia estar errada nas questões das ciências?
René Descartes (1596-1650) – Criou um método científico para a busca da verdade: ceticismo racionalista, segundo ele, seria “a ideia de um método universal para encontrar a verdade.”
 Propõe a Dúvida Universal: deve-se duvidar de tudo, e somente o que pode ser comprovado que deve ser aceito como verdadeiro.
Cogito ergo sum ou Penso, logo existo.
* Martinho Lutero (1483-1546) – Combatia a venda de indulgências e ab-rogação do celibato do clero. Foi excomungado pelo Papa Leão X. 
Para evitar ser condenado pela Santa Inquisição, ficou exilado, aproveitou deste infortúnio para traduzir a Bíblia.
Com o movimento de cisma religioso provocado por ele, e pela sua negativa a ser o único a ler e interpretar a Bíblia, outros pensadores influenciaram novas interpretações, com a abertura e novas igrejas.
 Calvino (1509-1564) – Para ele, a Igreja Católica Apostólica estava completamente corrompida e não havia solução. Fundou uma Igreja apoiada na Suíça e nos Países Baixos, chegando a fundar um Estado Teocrático
* Henrique VIII (1491-1547) – Fundou a Igreja Anglicana, permitindo o divórcio.
Novos pensadores que defendiam o Estado Nação
 Maquiavel (1469-1527) – Defendia um Estado Forte, onde o governante deveria visar à estabilidade interna e independência externa, ele deveria ser amado e temido, preferindo ser temido. O rei tinha que ser racional, mesmo com o uso de violência e mentira.
 Um dos criadores da ciência política moderna
 Jean Bodin (1529-1596) – Calvino, combatia a Igreja Católica desejando a perda de seu poder. Defendia o Estado Absolutista.
 Defensor da soberania, dizia que era um poder perpétuo e (quase) ilimitado. Só haveria limitações pelas leis divinas, ou seja, Direito Natural. 
 Hugo Grotius (1583-1645) – Aos quinze, formado em Direito, inclusive com Doutorado. Atou como jurista em Haia e foi advogado dos mercadores e comerciante da Companhia das índias Ocidentais. 
 Afirmava que os mares deveriam ser livres; assim, qualquer Estado ou Companhia poderia navegá-lo sem problemas jurídicos. 
 Defendia o princípio do Direito Natural, com a ideia de que os Estados deveriam ser laicos, vendo a religião como algo pessoal e individual.
 Defendia a Soberania: os Estados deveriam ter autonomia para autogovernarem. Postulava a igualdade internacional dos Estados, onde todos deveriam se respeitar igualitariamente.
 é considerado o pai do Direito Internacional Público.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais