Buscar

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO AV 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: GST0583_AV_201407302213 » ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO      
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 0        Data: 18/06/2015 16:25:46 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 246552)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A interseção dos subsistemas PESSOAL e LIDERADOS gera um dos traços culturais característicos da administração brasileira, o qual podemos denominar como AVERSÃO AO CONFLITO. Explique o traço da aversão ao conflito conforme manifestado nos administradores brasileiros.
		
	
Resposta: Aversão ao conflito: Os administradores brasileiros geralmente fogem dos conflitos ou problemas, procura-se evitar falar diretamente sobre o assunto para não causar mau estar no embiente, então tratam do assunto indiretamente, procurando solucionar sem precisar necessariamente colocar o problema em pauta, solucionam os problemas colocando alternativas de melhorias.
	
Gabarito: A aversão ao conflito reflete a tendência para evitar situações de confronto, normalmente, como uma forma de lidar com a concentração de poder, sem pôr em causa as relações pessoais. Desse modo, o conflito é abordado indiretamente e a competição é substituída por processos mais colaborativos. Tem como principal reflexo na administração a fuga à discussão assertiva dos problemas e a procura de soluções mediadas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 53080)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A globalização é um fenômeno mundial e irreversível. Quais as principais características apresentadas por esse fenômeno?
		
	
Resposta: A globalização trouxe diversas mudanças com o deccorer do tempo, umas dessas são a Automação - substituição do homem por máquinas-, grande crescimento investimento em tecnologia da informação(TI), criação de espaços pluriregionais como Mercosul, NAFTA.
	
Gabarito: Desenvolvimento e intensificação da tecnologia da infomação (TI); ênfase no conhecimento; formação de espaços plurirregionais; internacionalização do sistema produtivo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 240064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Administrar é fundamental na gestão empresarial, na gestão pública e em qualquer tipo de negócio concentrado ou disperso, físico ou virtual. A Administração precisa levar em conta alguns fatores, exceto:
		
	
	A mudança constante no ambiente externo.
	
	A globalização e suas consequências.
	
	A transformação pela qual as empresas passam devido a concorrência.
	
	A volatilidade devido as mutações dos ambientes.
	 
	A manutenção do Status quo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 243272)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Observe a afirmação e em seguida assinale a alternativa que melhor qualifica os papéis desempenhados pelos administradores: "Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais".
		
	
	Os administradores são responsáveis pelo desempenho da organização e para serem bem sucedidos basta que sejam bons negociadores
	 
	Os administradores exercem vários papéis que podem ser agrupados em decisórios, informacionais e interpessoais.
	
	Aos administradores cabe tão somente assegurar os ganhos financeiros aos acionistas
	
	Os administradores não exercem nenhum papel na empresa eles exercem apenas a liderança para alcançar os objetivos da empresa.
	
	Aos administradores cabe o exercício de papéis que satisfaçam os interesses de todos os stakeholders, pois é pago para satisfazer aos seus empregadores.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 267443)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Henry Mintzber mostrou que, durante o período normal de trabalho, tanto executivos como líderes políticos trabalham em pequenos períodos de tempo: gasta-se, em geral, 60% do dia em reuniões marcadas com antecedência, que duram, em média, uma hora. O resto do tempo é altamente fragmentado. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	Trabalhos individuais com durabilidade de quinze minutos
	 
	Reuniões periódicas para tratar assuntos de foro íntimo
	
	Percursos de dez minutos, em geral, pelo escritório
	
	Encontros não previamente agendados
	
	Telefonemas que, em média, duram seis minutos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 228093)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aprendemos na aula online que Barros e Prates pesquisaram os fatores culturais que influenciam a prática da administração no Brasil e nos apresentaram nove traços característicos dos administradores brasileiros. O traço PERSONALISMO se caracteriza por:
		
	
	Refletir a tendência para evitar situações de confronto, normalmente, como uma forma de lidar com a concentração de poder sem pôr em causa as relações pessoais.
	
	Refletir a passividade e a conformação dos liderados perante seu líder nas empresas brasileiras.
	 
	Representar o lado pessoal da relação entre líder e liderado e refletir a tendência para cultivar a proximidade e o afeto nas relações interpessoais.
	
	Representar o lado institucional da relação líder-liderado e refletir a tendência das organizações brasileiras para centralizar o poder no líder.
	
	Representar a contrapartida do subsistema pessoal ao formalismo do subsistema institucional que impera nas empresas brasileiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 132598)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Clara Diniz, Diretora de Recursos Humanos na empresa alimentícia ALEDARAP, aprendeu no Curso de Administração que a competitividade e a diferenciação das organizações dependem de seu processo de gestão e das pessoas que delas fazem parte. Clara sabe ser cada vez mais importante a adoção de um modelo gerencial visando às competências dessas pessoas, para que a organização obtenha o sucesso desejado. Nesta visão de Clara, qual dos fatores abaixo pode tornar as organizações mais competitivas e diferenciadas?
		
	
	A busca da mão de obra barata é uma fonte de vantagem competitiva para gerar resultados e ajuda a diferenciar uma empresa.
	
	Valorização cada vez maior do lucro líquido das organizações a fim de aproveitar seu posicionamentono mercado e conquistar novos clientes.
	 
	Valorização cada vez maior do capital humano das organizações a fim de aproveitar sua criatividade, propondo novas formas de trabalho, mais flexíveis e enriquecedoras.
	
	A diferenciação virá através da construção de relacionamentos com os governantes e da prospecção de mercados como principal objetivo das organizações.
	
	Uma gestão centralizadora e autoritária para controlar bem a força de trabalho, desta forma suas competências aflorarão mais facilmente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 19322)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As fronteiras dos negócios no mundo todo estão desaparecendo rapidamente com a rede mundial, como os espaços plurirregionais, ou seja, os blocos econômicos. Assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes a esses blocos econômicos: I. TRÍADE é a mais importante âncora da economia global e compreende: Japão, Estados Unidos e Europa. II. TIGRES ASIÁTICOS é composto pelos países Coreia do Sul, Inglaterra, Brasil, Cingapura, Malásia, Indochina e a China. III. MERCOSUL (Tratado do Mercado Comum do Sul) é composto pelos países Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. IV. COMUNIDADE EUROPEIA é um bloco econômico de grandes dimensões e é formado por países, dentre eles: Alemanha, França, Inglaterra, Espanha e Portugal.
		
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 
	As afirmativas I, e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 568660)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sustentabilidade: Utilização
de recursos para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender as suas próprias necessidades. Gro Brutland - Rio 92
(ADAPTADO DE ENADE-2009) Há muito tempo o Brasil  tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza. Entre essas iniciativas e suas consequências, CONSIDERANDO O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE, é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	A construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.
	
	A exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequências ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.
	
	Os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, agravarão a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.
	
	A preocupação mais voltada para a floresta e os povos amazônicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaças aos demais biomas.
	
	A construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 132643)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apesar das dificuldades inerentes a todas as profissões e atividades humanas, o trabalho de um administrador pode ser muito estimulante e recompensador. Os bons administradores são muito procurados hoje pelo mercado, e as propostas de remuneração geralmente:
		
	
	Refletem que o executivo brasileiro é muito apreciado nas empresas transnacionais.
	
	Refletem a avaliação de potencial aplicada nas entrevistas de seleção.
	
	Refletem a farta capacidade de caixa do mercado.
	
	Refletem a falta de critérios das tabelas salariais.
	 
	Refletem o valor que o mercado lhes atribui.
		 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando