Buscar

ATPs Nell (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Curso de Psicologia
ATPs
São Paulo
2015
Aleksandra Amorim RA: 8489193743
Anelise Vidal N C de Andrade RA: 2981519412
Daniele Compassi RA: 8407117297
Gilvania Shikasho RA: 9894549450
Milene Miranda RA: 9855491062
Sandro Martins RA: 1299101003
ATPs
ATPs apresentado ao Curso de Psicologia 1º semestre do Centro Universitário Anhanguera – Santo André – Unidade 3, orientado pelo Prof. Edson.
São Paulo
2015 
Passo 1. Assistir o filme
	Passo 2. Relacionar formas básicas de aprendizagem com o comportamento 	de Nell. Relatar pelo menos um exemplo para cada modelo de aprendizagem.
Aprendizagem Associativa por Condicionamento Clássico
Nell viveu isolada por 30 anos e assim desenvolveu respostas aos estímulos sem qualquer parâmetro que não a sua própria natureza e a relação desta com o ambiente totalmente natural onde se encontrava.
Seu único parâmetro se baseou na experiência através do contato com a mãe que por ter sofrido um derrame cerebral apresentava paralisia facial, o que fazia com que sua fala tivesse sons restritos o que foi assimilado por Nell. 
Antes de seu falecimento criou em Nell a imagem do ser humano e por condicionamento se reproduziu inclusive suas limitações. Nell desenvolvia sua própria linguagem através da dança, mímica e desta forma particular sobrevive na floresta. Ao sair do isolamento, ou seja, ter contato com outros humanos ela aprende a se socializar, falar, comunicar, etc.
Aprendizagem Associativa por condicionamento operante
 A fala de Nell é própria, devido ao seu isolamento, bem como seu medo. Um forte exemplo do condicionamento operante foi a utilização da pipoca pelo Dr. Lovell, Para incentivas Nell a sair de casa ele oferece a pipoca, ela gosta dele e aos poucos ele vai se distanciando de dentro da casa no intuito de fazê-la perder o medo do ambiente através da recompensa da pipoca.
Ele usou do reforço positivo para aumentar a freqüência do comportamento. Porem, também se qualifica como condicionado o ato de ensiná-la que se saísse teria recompensa da pipoca. Assim ela chega a ter contato com o ambiente e pode observá-lo e segundos depois o saco de pipoca lhe foi entregue.
Aprendizagem por observação
Citamos aqui a cena do mercado.
Nell observando a Dra. Paula Olsen Ler os rótulos e colocar as compras no carrinho e começa a ter as mesmas atitudes, mesmo sem entender o significado do ato ou o que eram aquelas coisas (latas e vidros). Ela simplesmente imita como se tivesse lendo e decidindo o ato da compra.
Outro exemplo se dá quando o motoboy ergue a camiseta sensualizando e ela observa e imita abrindo os botões do vestido sem qualquer intenção maldosa.
Passo 3
Função de processos cognitivos e das restrições biológicas na aprendizagem.
Vocês consideram que suas restrições dificultam seu processo de aprendizagem?
Consideramos que processos cognitivos e biológicos são restritivos, porem adaptáveis.
Nell é vista como uma mulher com distúrbio comportamental e de linguagem pelo Dr. Lovell e já na concepção da Dra.Paula um ser humano que possuía inúmeras deficiências, e assim foi em busca de ajuda de outro profissional, um psiquiatra, que considerou que a mesma deveria ser internada.
As restrições sofridas por Nell, por trinta anos privada totalmente de socialização fizeram com que ela criasse e desenvolvesse sua própria linguagem, expressão, fuso horário, hábitos e manias.
Com toda compaixão e curiosidade do Dr. Lovell, pelo diferente quadro clinico, ele teve que interagir, respeitando o tempo, espaço e segurança de Nell para apresentação de novos estímulos em sua adaptação e assim obter os resultados desejados.
REFERÊNCIAS
Filme Nell:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais