Buscar

GEANE E FREITAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil
GEANE CAVALCANTE DE SOUZA
JOSE LEITÃO DE FREITAS FILHO
Boa Vista/RR
2015
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação da Professora Zilene Duarte Lucena
Curso: Pedagogia
Boa Vista/RR
2015
AGRADECIMENTOS
AGRADEÇO PRIMEIRAMENTE A Deus, A MINHA FAMÍLIA POR TER APOIADO E ACREDITADO EM MEU POTENCIAL A ALCANÇAR MAIS ESTE OBJETIVO EM MINHA VIDA. 
ESCOLA MUNICIPAL TIA LINDA, POR TER MI RECEBIDO E TER DADO TODO APOIO E MATERIAL NECESSÁRIO PARA COMPRIMIR O MEU ESTÁGIO.
O MEU AGRADECIMENTO EM ESPECIAL A PROFESSORA JULLYANE C. OLIVEIRA DO 2º PERÍODO “E” VESPERTINO, POR TER MI ORIENTADO EM SALA DE AULA, DURANTE O ESTÁGIO.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O estágio é a parte mais importante no curso de Pedagogia, pois através do estágio que podemos ver se é isso mesmo que queremos para a nossa carreira profissional.
O objetivo geral desse Relatório é apresentar as atividades feitas durante todo o estágio, que aconteceu na Escola municipal Tia Linda. E mostra como funciona o dia a dia de uma sala de aula.
Serão apresentados os procedimentos que foram trabalhados em sala, e como ocorreu esse trabalho.
Este Relatório apresenta de forma resumida o trabalho que foi feito durante essa etapa do curso, para acrescentar na formação acadêmica do estagiário, que é o primeiro contato que se tem com o ato de ensinar, e poder diferenciar o que é aprendido em sala e o que realmente se ver durante o estágio.
	
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA.
A escola Municipal Tia Linda, foi criada através do Decreto nº043/E de 28/03/2003, como Creche Municipal Tia Linda, Unidade de Educação Infantil. Em 06/06/2005, através do Decreto 129/2005, passou a se chamar Escola Municipal Tia Linda, escrita no CNPJ sob nº 09.268.682/0001-92. A escola oferece às etapas de ensino de educação infantil de (04) quatro a (05) cinco anos e Ensino Fundamental de 9 anos,atendendo 06 turmas de 1º ano. Possui uma clientela de 308 alunos matriculados nos períodos matutinos e vespertinos.Encontra-se localizada à Rua Vereador Waldemar Gomes,nº 722,barro Silvio Botelho,é,portanto uma instituição que pertence ao sistema municipal de ensino,conforme o artigo 18 inciso I da Lei Federal nº9.0394/96,é mantida pela Prefeitura Municipal de Boa Vista. É uma escola com pouco espaço na sua estrutura física. Portanto não atende a demanda do bairro e seu entorno. 
A turma observada é uma turma tranquila com um total de alunos de 23, o aluno tem entre 05 e 06 anos, tem mais meninos do que meninas é só a professora em sala. É uma sala pequena, porém muito acolhedora toda decorada com cartazes do Alfabeto, vogais, encontro vocálicos, números de 0 a 10, com um relógio em EVA, e com um painel do tempo, ainda tem na sala 02 armários da professora, mesa e cadeiras para os alunos.
2.1-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola Municipal Tia Linda, foi criada através do Decreto nº043/E de 28/03/2003, como Creche Municipal Tia Linda, Unidade de Educação Infantil na Gestão da Vânia Da Silva Carlos com a vice Nilcylene Dos Santos Lima, atendiam crianças de 3 a 5, sendo de 3 anos era maternal integral .Em 06/06/2005, através do Decreto 129/2005,passou a se chamar Escola Municipal Tia Linda, na Gestão da prefeita Maria Teresa Surita Jucá e Secretaria de Educação a senhora Dalacir de Melo Lima ,escrita no CNPJ sob nº09.268.682/0001-92.A escola oferece às etapas de ensino de educação infantil de (04)quatro a (05)cinco anos e Ensino Fundamental de 9 anos,atendendo 06 turmas de 1º ano. Possui uma clientela de 308 alunos matriculados nos períodos matutinos e vespertinos. Encontra-se localizada à Rua Vereador Waldemar Gomes, nº 722, barro Silvio Botelho, é,portanto uma instituição que pertence ao sistema municipal de ensino,conforme o artigo 18 inciso I da Lei Federal nº9.0394/96,é mantida pela Prefeitura Municipal de Boa Vista.
No inicio da criação da escola nem todos os professores eram formados, só tinham o magistério, a escola passou por três gestores antes da gestão atual, foi na gestão da senhora Josenir de Rosa de Araujo que foi criado o PPP e o regimento interno da escola.
A Escola Municipal Tia Linda, diante dos desafios educacionais e com a responsabilidade de ofertar um ensino de qualidade aos educando, apresenta o seu Projeto Político Pedagógico, que norteia o trabalho pedagógico da escola baseada na concepção pedagógica sóciointeracionista.
	Na concepção sóciointeracionista, a escola tem o papel de propiciar a construção do conhecimento cientifico a partir das experiências individuais e coletivas, proporcionando ao educando uma aprendizagem significativa que contribua com a formação global da criança.
O PPP esta na fase reavaliação, pois todo ano tem a reavaliação, no ano de 2014 precisou passa por esse processo devido o programa do IAB. Todas as escolas municipais estão passando por reavaliação, por quer o PPP tem seus pensadores, e todo instrumentos que precisa ser alinhar um a outro. Por o IAB ser um ensino, mas estruturado com normas e metas, de certa forma os pensadores ver mais a necessidade do aluno, onde o aluno esta inserido, e o IAB ver mais a prática.
O contexto sócio econômico da escola no ano de 2003 era muito baixo, cerca de 99% dos pais dos alunos deixavam as crianças na escola para ir trabalhar,mas hoje a realidade é outra,os pais estão mais informados,o fator econômico melhorou.
Em 2003 escola funcionava com o EJA, mais logo depois parou, por motivo do imobiliário que não era adequado para os adultos. A escola em 2003 tinha uma estrutura adequada, pois tinha espaço para a recreação, mas hoje não,depois da reforma foi retirado.As salas tem capacidade para 25 crianças,depósitos,banheiros,sala de professores,laboratórios,sala multifuncional, que foi criado este ano de 2015,com a APM.A escola tem hoje menos funcionário do que em 2003,na parte da manhã tem mas funcionário do que a tarde,pois tem professores que ficam como apoio da coordenação e da gestão.
O material permanente da escola é televisão, computador, DVD, caixa de som, e outros.
Na escola tem cinco salas de aula, um laboratório, não tem biblioteca, uma sala multifuncional, uma copa, dois refeitório pequenos. Atualmente a qualidade das instalações não e boa, porque a rede não suporta a energia, não tem espaço adequado para os professores, não tem sala de estudo, não tem sala de repouso, mas o mobiliário é suficiente, mas não adequado. A escola possui pessoal de apoio disponível, mas a estrutura da escola não suporta. O setor de serviço oferecido funciona através de parcerias, 
2.2-CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS
A turma observada é uma turma tranquila com um total de alunos de 23, os alunos tem entre 5 e 6 anos,tem mais meninos do que meninas,é só a professora em sala.É uma sala pequena ,porém muito acolhedora,toda decorada com cartazes do Alfabeto ,vogais,encontro vocálicos,números de 0 a 10,com um relógio em EVA, e com um painel do tempo, ainda tem na sala 02 armários da professora, o mobiliário é mesa e cadeiras para os alunos.
É a professora que planeja seu plano de aula, seguindo o modelo do programa IAB, ela cumpre todos os objetivos proposto, domina bem o conteúdo fazendo adequação aos objetivos proposto.
A professora trabalha seguindo fielmente o programa IAB, ela procura envolver o conhecimento já adquirido dos alunos com o que vai ser passado na aula, fazendo perguntas e interagindo com os mesmo. Os alunos sempre estão em constate interação entre se e com a professora.
A professora tem uma postura autoritária, mas ao mesmo tempo ela delicada com as crianças, e conduz os alunos de forma rigorosa, ela avalia os alunos através da observação,
participação, e se fazem as atividades proposta do livro, e em cada dois meses a professora faz um relatório para cada aluno.
A sala é sempre organizada, a professora tem total domínio da turma, ela usa o material pedagógico todos os dias, trabalhando os erros de maneira que as crianças percebam e elas mesmas se corrijam. O mobiliário é adequado para as crianças, quase sempre a professora no fim da aula faz grupos para brincar com blocos de montar, ou massa de modelar. 
3. DESNVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS.
O presente relatório é uma descrição do estágio de Observação e regência realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil Tia Linda, no 2º período D turno vespertino da Professora Jullyanne Chaves Oliveira, com o total de 23 alunos matriculados. A escola está localizada na Rua Vereador Waldemar Gomes, nº 722, barro Silvio Botelho.
Sabe-se, que a educação infantil, atende criança na faixa etária de zero aos seis anos de idade, educação essa que é um direito reconhecido tanto pela Constituição Federal de 88, como na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9394/96, tornando um direto da criança e um dever do estado, a permanência dessas crianças em creches e pré-escolas, essa faixa etária é  considerada como a etapa primordial na vida de um ser humano no início de seu desenvolvimento.      
Segundo Vergés & Sana (2009 p 10)
A educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tem a finalidade de desenvolver a criança até os seis anos de idade, ou seja, desenvolver na criança uma imagem positiva de si, reconhecendo o seu próprio corpo, brincando, expressando suas emoções e seus sentimentos, socializando-se com os colegas e os professores.
Nesse sentido, a educação infantil, consiste no desenvolvimento das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório.
Em cumprimento a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9.394/96, conforme estabelece em seu art. 82, diz que “os sistemas de ensino estabelecerão normas para realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição”.
Realizei a Observação e Regência na turma do 2º período D, da Educação Infantil no turno vespertino.
Ao chegar à turma para realizar o estagio fomos recebidos com alegria da professora e pela curiosidade das crianças.
A escola escolhida para realização do estágio vem trabalhando as habilidades de integração dos conteúdos do programa IAB para as crianças, possibilitando a construção do conhecimento de forma mais atrativa, com livros bem coloridos e de fácil entendimento, com muita ilustração, poesias, cultura, são aplicados para obter a atenção dos alunos para o ensino-aprendizagem.
3.1-ATIVIDADES OBSERVADAS.
Durante o período de observação, percebemos que o planejamento é organizando pela Secretaria Municipal de Educação ESMEC, que é feito semanalmente, a professora tem dois livros pequenos que é um livro par e um livro impar e um livro gigante, tem dois bonecos de fantoche o “Alfa e o Beto” ela começa as aulas com a oração em seguida a musica “boa tarde coleguinha e do indiozinho” ,em seguida a professora pede para as crianças fazerem a contagem de quantas meninas e meninos que estão na sala,logo depois mostra os painéis que ficam espalhado na sala, ao terminar de mostra os painéis a professora conta uma história do livro do manual do professor,em seguida explica atividades do livro das crianças.As aulas foram dinâmicas e interativas apesar das atividades proposta serem do programa IAB, a professora fez com que as aulas fossem dinâmicas, permitindo que as crianças tivessem livre-arbítrio para criar, inventar, errar e reaprender, visto que, a faixa etária dos alunos é caracterizada pela curiosidade e ousadia, porém, com pouca capacidade de concentração.
As salas são pequenas, mas bem organizada, bem ventiladas e eliminadas. Possui ainda mobiliário adequado, armário para guardar materiais didáticos, mesa para a professora, mesas e cadeiras de tamanho apropriado para a idade dos alunos. Nas paredes da sala estão expostas produções de desenhos realizados pelos alunos durante as aulas. A sala contém painéis educativos, a altura dos alunos para que possam visualizar melhor. A professora usa a luz da sala para pedir silencio, quando as luzes da sala se apagam é que a turma esta fazendo muito barulho e é hora de fazerem silencio.
Pelo que foi observado em sala de aula à professora não tem muita liberdade de planejamento de suas aulas, pois sempre tem que segui o manual de orientação, que é dado pelo programa IAB. Falta tomadas na escola para liga o bebedouro, e para os computadores funcionarem, não tem espaço pra os alunos brigarem no recreio. 
A prática deste estágio foi muito importante e proveitosa, observando as problemáticas, desafios encontrado no 2º período da Educação Infantil, nos proporcionando uma experiência entre a teoria que estudamos na faculdade e a prática escolar.
 Pimenta e Lima nos mostram que: Como componente curricular o estágio pode não ser uma completa preparação para
Como componente curricular o estágio pode não ser uma completa preparação para o magistério, mas é possível, neste espaço professores, alunos, comunidade escolar e universidade trabalhar questões básicas de alicerce, o saber, o sentido da profissão, o que é ser professor na sociedade em que vivemos como ser profissional, a escola concreta, a realidade dos alunos nas escolas entre outros. (PIMENTA e LIMA, 2004, p.100).
De acordo com os autores o estagio nos proporciona muitas possibilidades para enxergar mais de perto todas essas problemáticas que norteiam o ambiente escolar.
3.2- ATIVIDADES REALIZADAS-REGÊNCIA.
Para iniciar a regência solicitamos à professora no período de observação os conteúdos a ser trabalhado, a mesma nos entregou o material a ser trabalhado.
Na regência, me vejo já iniciando as atividades pedagógicas, em uma conversa com a docente me fez refletir da importância em estar diante a sala de aula, sendo que essa experiência até o momento para mim era nova, pois nunca tinha até então, me deparado com a sala de aula na posição de professor (estagiário).
Em 04 de Maio de 2015, iniciei minhas atividades em sala de aula, teve a oportunidade de usar a metodologia que do programa IAB, para alunos, e que permitiu aos mesmos adquirir o conhecimento objetivado no plano de aula passado pela professora.
Na regência foi trabalhado a semana 10, na quinta aula com o tema “Raridade” do livro de orientação do professor, (no programa IAB as aulas são separadas por semana par e semana impar)”.
No primeiro dia da regência iniciei atividades com a acolhida das crianças  cantando   músicas ”boa tarde coleguinha como vai, indiozinho, e as cores” com os alunos,  depois fizemos a oração, em seguida mostrei todos os painéis da parede, começando pelo alfabeto, vogais, números, encontro vocálicos, tempo, calendário e só depois comecei a dar a aula, os alunos que prestaram bastante atenção (essa acolhida das crianças acontece todos os dias). Nesta semana, foi trabalhado musica, calendário, tempo de gestação dos animais e das mulheres,foi feito brincadeiras de  adivinhar nomes dos bichos,e Artes.
Após finalizar a semana 10, iniciou-se a semana 11 com uma poesia que se chama “Chã de Estrelas”, nesta semana trabalhamos a confecção de uma colcha de retalho, atividades do livro, Astro e estrelas, números, brincadeiras de rimas de palavras, cantiga do alfabeto, contação de piadas, brincadeira do alfabeto, música, números, confecção de um livrinho sobre o céu e diferentes astros.
Na semana seguinte era a semana 12 com o tema “Como nasceram as Estrelas”, foi trabalhado a penas duas aulas desta semana que foi, musica,foi feito uma dinâmica sobre as sílabas das palavras, dialogo dirigido sobre as estrelas, formação de conjuntos, foi contado uma lenda do surgimento da noite, dialogo sobre alimentos, e logo depois foi feito uma receita culinária em
sala, brincadeiras e as atividades do livro didático.
O recurso utilizado nas aulas foi livro didático, vídeo aula com utilização de DVD, TV, e caixa de som, cartazes no quadro, tampinha de garrafa pet, liquidificador, e recorte de livros. Exercícios, dinâmicas também foram de muita importância.
Nas aulas o aluno apresentava-se participativo, empolgados com os novos recursos utilizados e pouco vistos por eles, em sala de aula, se comprometendo com as atividades e isso se deu principalmente pela metodologia utilizada em sala que era diferenciada das demais, ministradas pela professora. Perguntavam, questionavam e participavam com histórias ocorridas no dia a dia deles. As conversas e a bagunça foram deixadas para o fim das aulas, pois aplique uma metodologia para fazer com que eles ficassem comportados e participativos. Essa metodologia foi do coração triste e o coração feliz, aquela crianças que ficassem comportadas, o nome dela ficaria no coração feliz, e a criança que ficasse conversando e bagunçado o nome dela iria para o coração triste, e deu muito certo, por que ninguém queria ficar no coração triste.
Nas aulas o aluno apresentava-se participativo, empolgados com os novos recursos utilizados e pouco vistos por eles, em sala de aula, se comprometendo com as atividades e isso se deu principalmente pela metodologia utilizada em sala que era diferenciada das demais, ministradas pela professora. Como forma avaliativa foram consideradas os exercícios respondidos nos livros, a participação dos alunos em sala de aula, o interesse nas atividades, e a confecção de desenho.
Diante desta situação, tivemos a oportunidade de levar para os alunos uma aula diferente, apesar de ter que cumpri com as metas dada pelo o programa IAB, ao final das atividades do livro a professora, nus deixava fazer uma atividade extra. 
Levávamos sempre uma brincadeira, que ajuda as crianças trabalhar em grupo, como por exemplo, a de colar uma foto de algum animal nas costas de uma criança e pedíamos que as outras crianças ajudassem, aquela criança que estava com a foto descobrirem qual era o animal, que estava nas costa, dando dica.
Com isso as crianças reforçam o conteúdo de trabalho em equipe feito em sala com as fotos, trabalham também movimento e habilidades psicomotoras.
O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos. (RCNEI, 2001, p. 27).
 Nessa perspectiva, percebemos um olhar sensível dos professores sobre o espaço a fim de valorizá-lo como um importante componente educativo. Zabalza (1998, p. 50) destaca que os espaços educativos para brincá-lo.
Precisam ser diversificados, de maneira que reflitam as crenças, os valores, a cultura e a história daquela instituição, bem como precisam apoiar as aprendizagens das crianças, permitindo que elas se reconheçam como parte integrante daquele espaço. 
Quando iniciei o estagio não esperava que fosse tão gratificante, esta com aquelas crianças, que era tão compensador ser professor, e ser tão querida pelos alunos, é maravilhoso os ver aprendendo, perguntado algo que não sabe. Em fim é um verdadeiro aprendizado para um professor.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O estágio proporcionou  uma experiência maravilhosa, como um profissional na ária da Educação. É na prática, que adquirimos uma melhor forma de interpretar a realidade no âmbito escolar e assim entender a sociedade como um todo, podendo avaliar a si próprio como futuro professor e revendo algumas práticas educacionais que são passada durante o curso.  O mais importante seguir é uma teoria de aprendizagem de grandes educadores e estudiosos da educação ou tendo a nossa própria teoria de como educar as futuras gerações, ensinando valores morais, ética e possibilitando vários saberes na educação. Por meio estes estágio, pôde colocar tudo o que aprendi até agora na prática.
Esse estágio mi proporcionou uma alegria imensa por ter conhecidas pessoas tão boas, e ter aprendido muito com as crianças, na vivencia da sala de aula. E ter percebido como é gratificante está ajudando de alguma forma a professora nem que tenha sido por duas semanas e principalmente as crianças, também é de muito grande o aproveitamento para o conhecimento acadêmico como futura professora. 
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Constituição. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Senado Federal, 2008.
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da educação secretária fundamental – Brasilia: MEC/SEF, vol. 1, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, p. 100, 2004.
VERGÉS, Maritza Rolim de Moura; SANA, Marli Aparecida. Limites e Indisciplina na educação infantil. 2 ed. São Paulo: Alínea, 2009.
ZABALZA, M. A. Qualidade na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ANEXOS:
A-PLANO DE AULAS DA ESCOLA TIA LINDA, E O QUE FOI FEITO PELAS ACADÊMICOS.
B-AS FIXA DE AVALIAÇÃO
C- ATIVIDADES DA ESCOLA
D-TERMO DE COMPROMISSO
E-ENTREVISTA COM A PROFESSORA
F- FOTO TIRADA NA ESCOLA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando