Buscar

modelo de relatorio de visita á uma obra

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
Planejamento e segurança das construções
Visita à obra
							 Abel Martins – 20518741	 
					Amanda Romano - 20606821
							Bianca Dias - 20582946
							 Vitor Vilarinho - 20626120
Dados Gerais
Endereço: Rua Mesopotâmia-300- Jardim Passagarda, Cotia- SP.
Responsável: Claudio (CMA INSTALAÇÕES)
Data da visita: 09/11/2015
Alunos: Abel, Bianca,Vitor.
Descrições
O que será construído:
Será feita uma pequena edificação para abrigar as caixas de força/luz e disjuntores (FIGURAS 1 á 4) que distribuem a energia para as diversas áreas dos prédios do SESI. Essa edificação terá paredes laterais com altura de 3,20m e 1,00m de largura. A parede que já existe, do prédio ao lado será cortada para que, na nova edificação, no lugar das paredes de frente e fundo possuam apenas portas metálicas de correr para facilitar posteriormente na manutenção dos equipamentos que a edificação abrigará.
Estado atual da obra:
A obra está em fase inicial. Foi feito um corte de terra no piso, execução de 4 brocas de fundação e uma base de concreto ao fundo (FIGURA 5). O próximo passo será realizar um dreno (principalmente por causa da chuva dos últimos dias), pois o local abrigará equipamentos das instalações elétricas então este procedimento é essencial. (FIGURA 6).
Atrasos:
A obra começou há 3 meses, e inicialmente o prazo seria de 2 semanas. 
Houveram atrasos por conta de alguns desejos do contratante. 
O projeto inicial do contratante dos serviços era ‘demolir’ uma base de concreto de aproximadamente 1,80m x 5,00m x 0,50m. (FIGURA 7) 
A equipe verificou que esta construção era inteiramente de concreto (maciço) e alertaram que seria necessário mais tempo para a execução, e uso de maquinas. Quando começaram o trabalho com o uso de uma britadeira, a equipe do Sesi pediu que parassem por alguns dias para que não atrapalhasse as aulas no prédio ao lado. Percebendo, depois de algumas semanas que o trabalho atrasaria muito, autorizaram então que a equipe continuasse, mas manualmente dessa vez. Então, a equipe começou o processo de quebrar o concreto com ponteiras e marreta, (FIGURA 8) para provar a inviabilidade da execução desta etapa, e elaboraram um novo projeto que apresentaram como sugestão. Outro fator que causou atraso posteriormente foi dias de chuva, que paralisou a escavação a ser realizada no novo projeto.
Canteiro de Obras:
Como já há outras edificações no local, e esta obra atual é de pequeno porte e um complemento das que já existem, e está sendo realizada por uma terceirizada de manutenções em geral, não há um canteiro de obras montado especialmente para este trabalho. Não foram montadas áreas de vivência. Os funcionários que estão realizando o trabalho, utilizam o refeitório e banheiros do próprio prédio da SESI. Os materiais e ferramentas que serão utilizados são postos nas laterais do jardim próximo à obra executada (FIGURA 9), que está cercada e não há circulação de pessoas que não forem os próprios trabalhadores. (FIGURA 10)
Equipamentos de Segurança:
Os trabalhadores utilizam todos os EPI’s necessários, de acordo com a NR-06 que “Obriga as empresas a fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. (Capacetes, protetores auriculares, botas, luvas e mangas de proteção, etc.). ”
 As luvas e botas são isolantes, pois há riscos de choques elétricos no local em que estão trabalhando.
Riscos:
O trabalho a ser realizado, não é em alturas elevadas, e não utilizada de ferramentas perigosas.
Os riscos que os trabalhadores estão expostos são:
-Riscos ergonômicos, devido à posição desconfortável para realizar alguns serviços.
-Riscos biológicos, devido ao manuseio de terras que podem eventualmente apresentar algum tipo de contaminação.
-Riscos de choque de alta tensão, devido à exposição dos cabos elétricos onde o trabalho está sendo executado.
Sinalização:
O local que a obra está sendo realizada está cercada por cercas plásticas laranjas (FIGURA 11), e com placa de identificação “ ESTAMOS EM OBRA” (FIGURA 12). A quantidade de material para execução de cada etapa é pequena, então não há necessidade de uma entrada separada especialmente para recebimento dos mesmos. 
FIGURAS
FIGURA 1 – QUADRO DE FORÇA 1 FIGURA 2 – QUADRO DE FORÇA 1 ABERTO
FIGURA 3 – QUADRO DE FORÇA PEQUENO FIGURA 4- QUADRO DOS DISJUNTORES
FIGURA 5 – BASE DE CONCRETO FIGURA 6 – BASE DEPOIS DOS DIAS DE CHUVA
 FIGURA 8 - 
FIGURA 7 – PLATAFORMA DE CONCRETO TENTATIVA DE QUEBRAR A PLATAFORMA
 FIGURA 9 – FERRAMENTAS FIGURA 10 – JARDIM CERCADO
 FIGURA 11- CERCA DE SEGURANÇA LARANJA FIGURA 12 – PLACA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais