Buscar

Antropologia: Estudo da Humanidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante , ou seja , abrangendo todas as suas dimensões . A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica .A Antropologia , sendo a ciência da humanidade e da cultura , tem um campo de investigação extremamente vasto : abrange , no espaço , toda a terra habitada; no tempo , pelo menos dois milhões de anos e todas as populações socialmente organizadas . Divide-se em duas grandes áreas de estudo , com objetivos definidos e interesses teóricos próprios : a Antropologia Física ( ou Biológica ) e a Antropologia Cultural , para alguns autores sinônimo de antropologia social , que focaliza , talvez , o principal conceito desta ciência , a cultura . Segundo o Museu de Antropologia Cultural da Universidade de Minnesota a antropologia cultural abrange três tópicos gerais que por sua vez subdivide-se e constituem-se como especialidades : Etnografia / Etnologia , Linguística aplicada à antropologia e Arqueologia .
Antropologia na Atualidade A principal dificuldade em que se debate a antropologia cultural consiste em sua carência de um corpo unificado de conceitos, problema ainda não resolvido . Outro problema com que se defrontam os antropólogos culturais é o fato de estarem desaparecendo as culturas não europeias , ou tradicionais - seu objeto de trabalho habitual por mais de um século - , atropeladas pela cultura de caráter europeu , hoje convertida em universal . Entre eles estão a ecologia humana , que estuda a relação do homem com seu meio e que também ocupa os antropólogos culturais , e a genética humana , que estuda o comportamento dos genes causadores dos traços herdados dos indivíduos e , portanto , trata da variabilidade humana .
 Antropologia Cultural Evolucionismo cultural Na época histórica de seu aparecimento como ciência , a antropologia sofreu a influência da idéia dominante no mundo científico : o evolucionismo , consagrado pela publicação de A origem das espécies , de Charles Darwin , em 1859 . As distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direção , passando por etapas e fases de desenvolvimento e diferenciação cultural inevitáveis e escalonadas , seguindo uma transformação que levaria do simples ao complexo , do homogêneo ao heterogêneo , do irracional ao racional .  Para evitar confusões , muitos antropólogos falam hoje de " sociedades de tecnologia simples " , ou " sociedades de pequena escala " , em oposição a " sociedade de tecnologia complexa " ou " sociedades industriais " 
Antropologia Física na segunda metade do século XIX ficou bem clara uma primeira diferenciação dos estudos antropológicos entre os que se referiam ao homem como ser social e os que o tomavam como objeto de estudo do ponto de vista de suas características biológicas .  Desde então , a antropologia física se desenvolveu em torno de dois objetivos principais : de um lado , o desejo de encontrar o lugar que o homem ocupa dentro da classificação animal , e averiguar sua história natural; de outro , a intenção de oferecer uma definição inequívoca das diversas categorias em que se pode dividir o conjunto do gênero humano , de acordo com as diferenças biológicas que os homens apresentam entre si . Curiosamente , essa disciplina adquiriu tal importância nos países anglo-saxões que , neles , o termo " antropologia " se aplica quase exclusivamente a ela , enquanto que , nos países da Europa continental , tais pesquisas não costumam ser consideradas propriamente antropológicas e são classificadas como uma forma de paleontologia , a qual é vista como um instrumento da outra .
Identidade cultural é o sentimento de identidade de um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, na medida em que ele é influenciado pela sua pertença a um grupo ou cultura.
Formação da cultura brasileira O substrato básico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização , quando ocorre a fusão primordial entre as culturas dos indígenas , dos europeus , especialmente portugueses , e dos escravos trazidos da África subsahariana .  A partir do século XIX , a imigração de europeus não-portugueses e povos de outras culturas , como árabes e asiáticos , adicionou novos traços ao panorama cultural brasileiro . Também foi grande a influência dos grandes centros culturais do planeta , como a França , a Inglaterra e , mais recentemente , dos Estados Unidos , países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo .
Cultura popular, cultura de massa .Estão relacionadas - Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa. A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo . O mais importante na arte popular , ou cultura popular , não é o objeto produzido , mas sim o artista , o povo , a periferia , isso faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu tempo. Ao ver a cultura como algo amplo , sem ser um produto , chega-se a conclusão que toda cultura é por definição popular.
Cultura erudita é aquela proveniente de estudos , produzida através de pesquisas , análises teóricas , experimentação .Está ligada à elite , ou seja , está subordinada ao capital pelo fator de viabilizar esta cultura . A separação entre cultura popular e erudita , com a a atribuição de maior valor à segunda , está relacionado à divisão da sociedade em classes , ou seja , é resultado e manifestação das diferenças sociais .
Folclore Brasileiro: Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração . O folclore pode ser dividido em lendas e mitos . Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano .
Identidades do homem pós-moderno O homem , neste início de século , busca uma forma de identificar-se na sociedade em que vive . Essa problemática da falta de identidade acontece , principalmente , pelo fato do indivíduo não poder viver mais na sociedade como um ser pleno , como na concepção dos iluministas , unificado desde o seu nascimento a até a sua morte , ou como um sujeito sociológico , possuidor de uma essência que o identificaria no mundo , mas que poderia ser modificada quando em contato com o mundo exterior . Assim , a identidade deixa de ser formada pela interação entre o ``eu e a sociedade'' , conforme afirma Stuart Hall ( HALL , 1998 , 11 ) , passando a ser formada pelas ``supostas'' necessidades do homem , influenciado pela indústria cultural .
Crise de identidade na pós-modernidade Muitos teóricos afirmam que o homem pós-moderno começou a perder as referências de sua identidade cultural ao inserir-se no mercado global , que o fez compartilhar várias culturas tendo a sua própria sido engolida pelas demais , pois a aldeia global , onde as fronteiras transnacionais foram praticamente dissipadas , não permitiriam uma identidade única e sim a coletividade de identidades . Mas , apesar do homem pós-moderno adotar várias identidades como sua , neste hibridismo cultural ele sempre estará buscando a sua identidade no seu regionalismo , pois como o olimpiano concebido por Edgar Morin , o sujeito pós-moderno , necessita de reconhecimento , mesmo que seja somente de sua cultura , ele necessita saber que ela está sendo preservada ou globalizada em outros Estados-nações . Na atual crise de identidade do homem pós-moderno o grande dilema da sociedade é até onde a sua cultura está sendo engolida pelas identidades heterogêneas oferecidas pela indústria cultural . 
A influência da cultura de massa na formação das identidades A globalização e a cultura de massa poderiam ser definidas como as duas faces de uma moeda . Com essa nova configuração da cultura de massa o popular passa a ser valorizado pela elite , ao mesmo tempo em que os códigos que antesdeveriam ser feitos de uma forma mais simples para que a grande massa pudesse entender mudam e , passa a existir uma inversão a cultura deixa de ser de cima para baixo passando a ser das massas para as elites Desta forma a cultura de massa consegue fazer uma revalorização da cultura local , e mesmo que inconsciente eles passam , também a perder o que antes era destinado somente a eles , pois , a globalização trabalha no sentido de aprimorar as identidades culturais locais , para que estas possam ser inserida na sociedade global .
Características da cultura de massa A s massas media dirigem-se a um público incônscio de si mesmo como grupo social caracterizado; o público , portanto , não pode manifestar exigências face à cultura de massa , mas deve sofrer-lhe as propostas se saber que as sofre . Assumem os modelos exteriores de uma cultura popular mas , ao invés de crescerem espontaneamente de baixo , são impostos de cima ( e da cultura genuinamente popular não possuem nem o sal nem o humor , nem a vitalíssima e sã vulgaridade ) . Mascaram porém , essa sua função de classe , manifestando-se sob o aspecto positivo da cultura típica de uma sociedade do bem-estar onde todos têm as mesmas oportunidades de acesso a cultura , em condições de perfeita igualdade . 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário