Buscar

Síntese Dos Instrumentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RAVEN 
Avalia a capacidade intelectual, o Fator G. Fundamenta-se na teoria de Spearman. Independe de aprendizado, pois G é a capacidade geral de solucionar problemas, independente de um modelo prévio. É um elemento constante em todas as funções intelectuais.
BPR5
Bateria que avalia a capacidade de raciocínio em cinco habilidades diferentes.
Existem duas formas da bateria: a forma A, utilizada entre a sexta e a oitava série do ensino fundamental. E a forma B, que é utilizada nas três séries do ensino médio.
Pretende avaliar a capacidade de raciocínio do indivíduo, fortemente associado ao fator G, com provas de conteúdos diversos.
A inteligência fluida – Gf foi definida por Catell como a capacidade de raciocinar (estabelecer relações e generalizações) sobre problemas novos para os quais não se possuem esquemas de solução previamente aprendidos. Representa o potencial intelectual pouco influenciável pela cultura. Já a inteligência cristalizada - Gc está relacionada à capacidade de solução de problemas pela aplicação de esquemas de solução aprendidos previamente e armazenados na memória.
O teste de raciocínio abstrato – RA é associado à inteligência fluida. Os testes de Raciocínio Verbal, Raciocínio Mecânico, Raciocínio Espacial e Raciocínio Numérico são associados também à inteligência cristalizada.
CPS
Com base na análise fatorial de Catell apresenta uma teoria da personalidade fatorial, entendendo o comportamento como expressão de traços e fatores. 
É um inventário de personalidade baseado no método de autodescrição. Propõe-se a medir e explicar as principais características de personalidade. 
Avalia oito dimensões da personalidade: confiança x atitude defensiva, ordem x falta de compulsão, conformidade social x rebeldia, atividade x passividade, estabilidade emocional x neuroticismo, extroversão x introversão, masculinidade x feminilidade, empatia x egocentrismo. 
ENTREVISTA
Técnica mais importante da psicologia, aplicável nas diversas situações de avaliação psicológica.
É a oportunidade do encontro de frente com o entrevistado. Além de possibilitar ouvir a história e a demanda do outro, seu histórico profissional, quando for o caso, possibilita o observação dos aspectos não verbais. O comportamento diante do entrevistado, o jeito de falar e de se relacionar, os gestos, ritmo, expressões, etc. 
DINÃMICA DE GRUPO
Possibilita a observação do comportamento do indivíduo diante de outras pessoas, diante das situações sociais. Possibilita a observação de como ele lida com as diversas situações que são colocadas no grupo, que podem ser solução de problemas, tarefas, situações de estresse, etc.

Outros materiais