Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL MATEMATICA E PROCESSOS GERENCIAIS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE ANANINDEUA
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
NOME DO ACADÊMICO (A) JULIANNE PEREIRA GUIMARÃES
RA 1048518371
NOME DO ACADÊMICO (A) ELENICE PENICHE SIQUEIRA FERREIRA
RA 2838268463
NOME DO ACADÊMICO (A) JACKSON ESTÁCIO DA SILVA
RA 1013425606
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA
TUTORA EaD ELLEN ANJOS
ANANINDEUA / PARÁ 2015
INTRODUÇÃO
O objetivo deste desafio profissional é elaborar uma modelagem estrutural na empresa, capacitando diretores e gerentes, juntamente com os colaboradores do Hipermercado Hoterdan, visando melhorar a eficácia gerencial entre os diretores e gerentes. Acrescentamos novas diretorias e setores, como recursos humanos, Comercial, e Administrativo para agilizar e assim melhorar a administração geral da empresa e aumentar cada vez mais a sua lucratividade, tornando- se um hipermercado de abrangência estadual. E para que está meta possa ser conquistada, fizemos algumas mudanças na estrutura organizacional. 
Inicialmente, demos prioridade à capacitação dos diretores e gerentes, através de cursos e palestras realizadas por empresas externas. A fim de identificar e analisar as principais competências gerenciais. Posteriormente alteramos o setor operacional juntamente com o setor de gestão de pessoas, o mesmo aplicou treinamento, processo de recrutamento, seleção e reciclagem com isto promovendo a capacitação/desenvolvimento de equipes e motivação profissional para o setor operacional, contando hoje com um plano de carreira.
PASSO 1
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (ANTERIOR).
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL DA EMPRESA 
DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
 Como podemos analisar, além de modificar a estrutura organizacional da empresa, também fizemos uma organização de departamentos e funções, para ajustar melhor o gerenciamento, cada departamento contara com a ajuda de um gerente e um supervisor, para que o gerente por sua vez consiga administrar melhor o departamento, uma vez que havia grandes problemas anteriormente, por falta de uma divisão correta de funções e departamentos na empresa.
CARACTERISTICAS DEPARTAMENTALIZAÇÃO E DIVISÃO DE FUNÇÕES
VENDAS	
Marketing
 A diretoria de vendas, conta agora com o setor de marketing para estudar o mercado, melhorar as estratégias e potencializar ainda mais as vendas.
Comercial
O Setor comercial por sua vez é o grande responsável por coordenar as vendas para aumentar a lucratividade da empresa.
ADMINISTRATIVO
Financeiro
 A diretoria do setor geral administrativo foi ajustada e capacitada para organizar melhor as finanças e a gestão de todos os departamentos da empresa, uma vez que cada setor deve prestar conta de gastos com este setor.
Compras
O setor de compras está mais bem organizado e bem capacitado em eficiência e desempenho com suas obrigações tais como, atender o cronograma no prazo evitando atrasos, mantendo a qualidade dos produtos e pesquisa de fornecedores e preços melhores para ajudar em ofertar e promoções.
OPERACIONAL
Gerentes e Supervisores
 Cada departamento operacional, hoje conta com um gerenciamento mais eficaz, pois houve aproveitamento e promoção de funcionários e agora cada gerente conta com um supervisor para ajudar a liderar a equipe e motivar, sem deixar o gerenciamento sobrecarregado, onde todos entendem qual a sua função.
RECURSOS HUMANOS
Departamento de pessoal
Este setor é direcionado a parte administrativa de funcionários, como cálculos trabalhista, folha de pagamento, cálculos 
Gestão de pessoas
Melhorou ainda mais o gerenciamento do capital humano utilizando a associação de habilidades e métodos, recursos técnicos e novas políticas, com a intenção de melhorar o comportamento interno do setor operacional e tornando o mesmo com mais potencial. 
“A gestão de Pessoas passa a assumir um papel de liderança para alcançar a excelência organizacional necessária para enfrentar desafios competitivos, tais como a globalização, a utilização das novas tecnologias e a gestão do capital intelectual.” (GIL, 2007, p. 60).
PASSO 2
CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES
 As organizações modernas devem adaptar-se as necessidades da sociedade e dessa forma poderem manter-se atuantes e competitivas frente a mercado. Inúmeros fatores contribuem para o crescimento da mesma e um elemento que merece destaque é o fator humano, a busca constante pela qualidade e excelência trouxe mudança nos modelos de gestão e conseqüentemente a forma de gerir as pessoas também mudou. Para identificar as principais competências gerencias foi elaborado um plano de capacitação e/ou desenvolvimento de competências para diretores e gerentes do Hipermercado Hoterdan a fim de aprimorar os desempenhos e competências reconhecendo a importância dos gestores para a empresa e após ter a capacidade em desempenhar seu papel com eficiência dentro da função que se encontra com habilidades, atitudes que uma pessoa necessita.
 Como Diretor Administrativo para a aplicação do plano foi contratada a entidade privada SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para realizar este processo. A entidade utilizará através de palestras com cargas horárias de 4 a 6 horas durante quatro dias no seu auditório contando com a presença da equipe de gestão de pessoas.
METODOLOGIA
Apresentação do temas exigidos pela equipe de consultoria
DESENVOVIMENTO DE LIDERANÇAS
Uma estratégia vantajosa é o investimento em desenvolvimento de líderes e é fundamental para o aumento da produção e também do crescimento tornando suas relações mais claras e transparentes.
CARGA HORÁRIA 4 horas
MELHORAR A EFICIENCIA GERENCIAL
Capacidade de produzir mais com menos recursos.
CARGA HORÁRIA 4 horas
CAPACITÁ-LOS A LIDERANÇA SITUACIONAL
Nos momentos de crise estar maduro e apto para delegar aos subordinados tarefas com em seus pontos fortes e fracos.
CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE DE ALTO DESEMPENHO
Segundo Vanderlei Moraes – Administrador de Pessoal, Cursando MBA em Gestão de Pessoas “O princípio para uma equipe de alto desempenho é que esta seja formada por grupos que confiem uns nos outros e estejam comprometidos com o planejamento, todos com o mesmo objetivo tendo claro e definido propósito do seu trabalho.”
CARGA HORÁRIA 6 horas
PASSO 3
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO/DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O SETOR OPERACIONAL.
 A capacitação e o treinamento de cada colaborador do setor operacional têm a intenção de melhorar o trabalho em equipe, onde os colaboradores tenham o mesmo objetivo, uma só meta e uma só visão. Com mais pro atividade pela parte de cada um, pois a valorização de um funcionário é um fator muito importante e necessário para que se construa uma relação satisfatória entre patrão e empregado.
 Para haver esta mudança se faz necessária uma reciclagem com cursos de capacitação, e treinamento de qualidade total para os colaboradores se aperfeiçoarem em cada função, pois eles devem ter mais conhecimento nas atividades diárias, tais como: organizar, armazenar e manter a organização.
“Segundo Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração, enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais, desde o pessoal do escritório e do chão de fábrica até a alta cúpula em um envolvimento total”.
 Chiavenato nos apresenta, na mesma obra, uma lista chamada “Os 10 mandamentos da Qualidade Total”.
Satisfação do cliente;
Delegação;
Gerência;
Melhoria Contínua;
Desenvolvimento das pessoas;
Disseminação de informações;
Não aceitação de erros;
Constância de propósitos;
Garantia de qualidade;
Gerência de Processos.
 O hipermercado hoterdan também se dispõe a dar uma ajuda de custo em cursos na formaçãosuperior para os funcionários que se destacarem. Com a intenção de incentivar cada colaborador a crescer profissionalmente e melhorar cada vez mais, tanto nos setores de gerencias quanto no setor operacional.
 Havendo assim algumas promoções para cargo de supervisor que auxiliara o gerente nos processos técnicos da empresa e a cada semestre será realizado novas avaliações que ajudaram na motivação dos funcionários dando mais atenção ao desenvolvimento pessoal e profissional, visando cada vez mais tanto à convivência com a relação em equipe.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Com uma estrutura organizacional bem planejada, boas estratégias e capital humano qualificado, iremos obter um bom resultado. Pois não é necessário somente aumentar o numero de colaboradores da empresa e sim organizar cada departamento como também a função de cada um, e sem dúvida todos os gestores e supervisores devem estar sempre observando com atenção todas as mudanças do cotidiano. 
 Portanto para poder se adequar as a essas mudanças para que a que o hipermercado hoterdan chegue a ser de nível estadual é de suma importância um bom investimento em capital humano, realização de cursos em geral, na intenção de obter sucesso no empreendimento na busca de ótimos resultados. A empresa deve trazer sempre propostas e se atualizar no mercado na inovação e capacitação de todos os colaboradores sincronizando no ideal que será de valor para empresa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática – 4ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 
MUROLO, Afrânio / BONETTO, Giácomo. Matemática aplicada à administração, economia e contabilidade. – 2ª ed. – São Paulo: Cengage, 2012.
BISPO; Patrícia. Como elaborar um plano diretor de treinamento? Disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Materia/5245/como-elaborar-um-plano-diretor-de-treinamento.html.Acesso em: 07 de set. de 2015.
SANTOS, Laura. Aplicação dos Processos Gerenciais nas Organizações Disponível em
http://olhardireto.com.br/artigos/exibir.asp?Artigo=Aplicacao_dos_Processos_Gerenciais_nas_Organizacoes&id=6144 acesso em 10 de set. de 2015
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas. Enfoque nos Papéis Profissionais. 1ª ed. São Paulo, Atlas, 2007.
PERIARD, Gustavo. Qualidade total- o que é e como funciona http://www.sobreadministracao.com/qualidade-total-o-que-e-e-como-funciona/ Acesso em 16 de set. de 2015
CARVALHO ARAÚJO, Vinícius. Eficiência gerencial passa pela iniciativa de redução de custos. Disponível em: http://rdnews.com.br/blog-do-romilson/artigos/eficiencia-gerencial-passa-pela-iniciativa-de-reducao-de-custos/29843 - Artigo atualizado em 15/08/2011 as 7h34.
MORAES, Vanderlei. Formação e Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho. Disponível em: http://www.gpportal.com.br/2011/03/formacao-e-desenvolvimento-de-equipes.html. Portal de Gestão de Pessoas. Acesso 13 de set 2015
VILLELA da Mata, Fundador e Presidente da Sociedade Brasileira de Coaching. Liderança Situacional – Teoria de Hersey e Blanchard. Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/executive-coaching/lideranca-e-coaching/lideranca-situacional-teoria-hersey-blanchard/ Acesso 12 de set 2015
Vídeo aula: Treinamento e Desenvolvimento- O curso de MBA Executivo em Gestão de Pessoas possibilita ao profissional compreender as diversas atividades envolvidas na gestão de recursos humanos. https://www.youtube.com/watch?v=pJ2Mro5YgUA, Publicado em 5 de maio de 2014. Acesso 15 de set 2015
PS Treinamento Empresarial Site: http://pstreinamentoempresarial.com.br/desenvolvimento-de-lideranca-3/

Continue navegando