Buscar

Resumo metodologia 1 a 5 - 2015

Prévia do material em texto

Aula 01
Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo. Está destinada à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.
No mundo acadêmico os modos de conhecer são classificados em:
• Senso comum ou conhecimento empírico (Aquilo que assimilamos por tradição).
• Conhecimento Científico (Está estritamente ligado a Ciência).
• Conhecimento Filosófico (É o conhecimento que nos permite ter mais de uma dimensão sobre um assunto)
• Discurso Religioso ou Conhecimento teológico (Se preocupa com a revelação divina).
Aula 02
Depois de estudarmos os diferentes tipos de conhecimento, podemos destacar que o conhecimento científico se caracteriza como:
Racional (Pensamos e formulamos indagações a fim de encontrarmos algumas respostas que se aproximem da realidade).
Sistemático (Um processo de construção do conhecimento a partir de objetivos gerais e específicos que visam alcançar algum fim, todos eles ligados e organizados).
Metódico (Conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes).
Duas abordagens importantes para o método científico: 
Abordagem dedutiva (partimos de uma ideia geral para uma especifica)
Abordagem Indutiva (partimos de experiências específicas para alcançarmos uma regra geral).
	DEDUTIVO
Se todas as premissas forem verdadeiras, a conclusão será verdadeira.
Toda a informação contida na conclusão já estava presente nas premissas.
	INDUTIVO
Se todas as premissas forem verdadeiras, a conclusão será provável.
A conclusão apresenta informação que não estava presente nas premissas.
Método hipotético-dedutivo - Consiste na construção de hipóteses, cujas predições devem se submeter ao critério da falseabilidade.
Aula 03
Tudo surge do conhecimento que se tem e do desejo e/ou necessidade de desvendar e provar coisas novas. E é da sede de conhecimento que nascem as pesquisas.
três elementos que caracterizam a pesquisa:
• o levantamento de algum problema;
• a solução à qual se chega; 
• os meios escolhidos para chegar a essa solução, como os instrumentos científicos e os procedimentos adequados.
De acordo com Antônio Carlos Gil, duas são as razões para se fazer uma pesquisa:
Ordem intelectual, que decorrem do desejo de conhecer, são comuns nas dissertações de mestrado, nas monografias, nos artigos e nos trabalhos de conclusão de curso, em que a pesquisa é voltada para fins de conhecimento. 
Ordem prática, como próprio título diz, vem do desejo de conhecer com vistas a fazer algo, que muitas vezes pode vir a ser útil e beneficiar a própria sociedade.
Classificação da pesquisa
Pesquisa Pura -Conhecida também por básica ou teórica, a Pesquisa Pura objetiva gerar novos conhecimentos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista
Pesquisa aplicada-É aquela que objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos.
 
Abordagem da pesquisa
Quanto à abordagem, a pesquisa pode ser dividida em:
	Qualitativa
Neste enfoque não há medição numérica, como nas descrições. 
 Seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito. 
 É descritiva e utiliza o método indutivo. 
O processo é o foco principal.
	Quantitativa
Neste tipo de pesquisa temos a coleta e a análise de dados para dar conta das questões que envolvem a pesquisa. 
 Ela utiliza métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los.
Objetivo da pesquisa
Quanto aos objetivos, a pesquisa pode ser:
Descritiva - Descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos. 
Exploratória - É considerada o passo inicial de qualquer pesquisa. 
Explicativa - O objetivo é identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
Pesquisa bibliográfica
É uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará toda pesquisa, na medida em que dá o alicerce teórico que servirá de base ao trabalho.  
Há dois tipos de fontes:
Primárias- Quando o investigador foi o observador direto dos eventos ou utiliza materiais de primeira mão.
Secundárias- Quando os eventos foram observados e reportados por outras pessoas e não diretamente pelo investigador. Neste caso, os dados exigem cuidadosa e objetiva análise a fim de avaliar sua autenticidade e relevância. 
Pesquisa documental
Trata-se de uma pesquisa realizada através de certos documentos como: documentos pessoais, cartas, diários, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofícios, vídeos, documentos estatísticos etc.
Pesquisa de campo
É a investigação empírica, isto é baseada na experiência, realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno. 
Pesquisa histórica
Detalhes e conhecimentos dos fatos históricos da época.
Pesquisa comparada
A pesquisa comparada procura estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, por meio de relações entre os elementos que são comparados. 
Estudo de caso
É o estudo restrito a uma ou poucas unidades entendidas, como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão, uma comunidade ou um país. Uma metodologia de ensino participativa, voltada para o envolvimento do aluno.
As informações extraídas da internet podem ajudar muito na elaboração da pesquisa. Contudo, é preciso ter atenção quanto à propriedade intelectual do material que se está utilizando.
Aula 04
A Leitura é o primeiro passo para colocar em prática as técnicas de estudo. Portanto, nesta aula dá-se dicas de como escolher um livro, observando alguns elementos: título, orelha, ficha catalográfica, sumário, prefácio, orelha e contracapa.
O fichamento é uma prática de redação que ajuda organizar estudos e pesquisas de forma mais efetiva. Agrega em suas características o resumo do documento ou texto consultado, sua referência, sua localização física e metodologia de arquivamento para posterior recuperação de todas estas informações. E auxilia nas técnicas de resumo e resenha.
Existem 03 tipos de fichamentos: 
Transcrição ou citação: é a passagem do texto original diretamente para a ficha.
Resumo ou conteúdo: “Uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação” (SANTOS; MOLINA; DIAS, 2007, p. 105).
Comentário ou crítico: Segundo Lakatos e Marconi (1996, p. 211) - apresenta um conteúdo crítico sobre determinada obra. 
Aula 05
Nesta aula ensina como começar um trabalho acadêmico. O primeiro passo, e talvez a mais importante, é a escolha do tema que deve vir acompanhado de um objetivo geral e objetivo específicos. 
Depois, deve-se pensar no problema a ser estudado. Esses problemas podem ser de:
Engenharia: Como fazer algo de maneira eficiente.
Valor: Aqueles que indagam se algo é bom ou mau, desejável ou indesejável, certo ou errado, melhor ou pior, se algo deve ou não ser feito.
Científico: Um problema é considerado de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis, podem ser observadas e manipuladas.
Após os problemas identificados, pode-se formular hipóteses que são as possíveis respostas encontradas para o problema formulado.
Feito essas orientações preliminares podemos fazer os trabalhos acadêmicos, os mais comuns são:
Relatório: O Relatório é a parte final de uma pesquisa. Seu objetivo consiste em dar ao leitor o resultado completo do estudo, apresentando fatos, dados, procedimentos utilizados, resultados obtidos, chegando a certas conclusões e recomendações (RAMPAZZO, 2005).
Comunicação Científica ou Paper: Segundo  a ABNT (1989), paper é um pequeno artigo científico elaborado sobredeterminado tema ou resultados de um projeto de pesquisa. Sua finalidade é formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, cotejar dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir ou eventualmente recomendar.
Seminário: É um procedimento didático que consiste em levar o aluno a pesquisar a respeito de um tema, a fim de apresentá-lo e discuti-lo cientificamente. 
Anteprojeto de Pesquisa: É um estudo preparatório, esboço ou conjunto dos estudos preliminares, que irá constituir, depois das necessárias alterações, as diretrizes básicas do projeto definitivo.
Projeto de Pesquisa: O projeto de pesquisa apresenta os pontos principais que revelam a definição de um problema, a revisão sucinta da bibliografia e a metodologia.
Artigo Científico: É um pequeno estudo que trata de uma questão científica e destina-se a publicações em revistas ou periódicos.
Monografia: É um trabalho com tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação científica com a finalidade de apresentar uma contribuição relevante ou original à ciência. Pode ser subdividido em: TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Dissertação e Tese.

Continue navegando