Buscar

AV PPE IV

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0357_AV_201401313531 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  ÉRIKA
	Professor:
	CHEILA SZUCHMACHER
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2015 10:21:12
	
	 1a Questão (Ref.: 201401438780)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Na disciplina de Pesquisa e Prática em Educação o professor Paulo Sérgio de Oliveira solicitou a um grupo de alunos (as) que dialogassem com cinco professores sobre a finalidade da pesquisa na formação do (a) pedagogo (a). Qual a concepção de pesquisa em nosso curso?
		
	
Resposta: A pesquisa é o principal recurso para o professor conseguir se aperfeiçoar, dialogar com a ciência e investir em sua formação continuada. Através da pesquisa científica, metódica, somos capazes de ter um contato cada vez mais profundo com os objetos de nossos estudos. Aprender a pesquisar corretamente faz do professor um sujeito crítico, atualizado e capacitado para o exercício de sua função.
	
Gabarito: a que possibilita um olhar investigador sobre a prática pedagógica, para que possa reorientar a mesma e construir possibilidades de superação dos problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Não é necessário afirmar que a pesquisa segue um método porque isso é óbvio. Se não houver método, seriedade, responsabilidade e critérios científicos a pesquisa não é aceita pela comunidade acadêmica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401438809)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A lei dos três estágios, de Comte, afirma que os esforços humanos para entender o mundo passaram através dos estágios teológico, metafísico e científico ou positivo. Caracterize e explique cada um destes estágios:
		
	
Resposta: Estado Teológico - prega que tudo o que acontece no mundo tem uma explicação divina. São obras de Deus. Para Comte, este é o estágio mais primitivo da evolução. Estado Metafísico - os acontecimentos têm sua origem em forças da natureza. É uma evolução do estágio anterior porém ainda apresenta explicações ingênuas da realidade. Estado Positivo - É o último estágio de evolução do homem, onde passa a compreender o por quê das coisas. É o estado de desenvolvimento científico.
	
Gabarito:
Teológico: nesse primeiro estado, o homem explica a realidade apelando ao sobrenatural, à magia, às lendas e às superstições. Em outras palavras, trata-se da consciência mítica e religiosa.
Metafísico: substitui os deuses por princípios abstratos. Refere-se ao pensamento essencialista, característico do pensamento antigo e medieval.
Positivo: etapa final e definitiva do desenvolvimento do conhecimento humano e, portanto, superior às anteriores. Neste estado não se procura mais o porquê das coisas, mas sim o como, através da descoberta e do estudo das leis naturais.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): 1)ESTADO TEOLÓGICO - o homem explica a realidade apelando ao sobrenatural, à religião, à magia, às lendas e às superstições.2)ESTADO METAFÍSICO - substitui os deuses por princípios abstratos, especulativos e não comprovados. Refere-se ao pensamento essencialista, que busca a essência (origem), a verdade, a causa e os porquês de todas as coisas. Na Idade Média, o estado metafísico foi resultado da síntese (união) entre a filosofia (razão) e a teologia (fé) para comprovar a existência de D´s e os dogmas da igreja de forma racional.3)ESTADO POSITIVO - Comte considera esta a etapa final e definitiva do desenvolvimento do conhecimento humano e superior às anteriores. Nesse estado, não se procura mais as causas e os porquês das coisas, mas sim, o entendimento dos fatos positivos (reais, verificáveis e comprovados), através da descoberta de leis científicas e universais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401434952)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o conhecimento científico é correto afirmar que:
I - É um tipo de conhecimento sistemático, lógico, rigoroso e metódico. Para tanto, obedece a um conjunto de princípios, determinados pela razão, na sua forma e no seu conteúdo, a fim de orientar a pesquisa científica acerca de um determinado fenômeno.
II - Em outras palavras, a ciência se esforça para descobrir como a realidade funciona. Assim tem por finalidade oferecer as condições necessárias para o controle racional de um determinado fenômeno natural ou histórico.
III - As verdades gerais ou operações de leis gerais, produzidas pelo conhecimento científico, não dependem da utilização de um método científico.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402048969)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ___________ educacional tem como fundamento o seguinte princípio: Aprender a fazer. Em outros termos, significa afirmar que a finalidade da educação está em adestrar a prática a partir de procedimentos organizados de acordo com as exigências do mercado de trabalho. Dessa forma, fica evidente que nessa vertente pedagógica se reduz o fenómeno educativo ao preparo para o desempenho de funções específicas de acordo com a lógica de produção econômica.
		
	
	Comportamentalismo
	
	Sócio construtivismo
	 
	Tecnicismo
	
	Construtivismo
	
	Liberalismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401437052)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A produção de idéias e saberes científicos ...são representações da vida do ser humano, num dado momento de sua história, [...] o conhecimento não é fruto da atividade isolada do ser humano, ao contrário, tem um caráter coletivo, mesmo quando formulado ou difundido por um único homem. O homem vive em sociedade e é a partir desta vida que as idéias são criadas. A transmissão destas idéias, oralmente ou por escrito, permite acumular conhecimentos. (SAVIOLI et al., 1986, p.2). Assim a produção de idéias tem um caráter eminentemente:
		
	
	psicológico
	
	histórico
	
	intelectual
	 
	social
	
	físico
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402049217)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Verifique a referência abaixo e depois identifique de que fonte foi extraída: WORRAL, Simon. Londres volta por cima. National Geographic: São Paulo, v.1, nº 2, p.22-43, junho 2003. Marque agora a única resposta correta:
		
	
	Livro
	
	Artigo de jornal
	
	Texto da internet
	 
	Artigo de revista
	
	Site
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401434991)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual parte do trabalho acadêmico expressa os pontos essenciais ou fundamentais do trabalho desenvolvido, ou seja, informar os resultados e as conclusões mais relevantes?
		
	 
	Resumo
	
	Epígrafe
	
	Contracapa
	
	Agradecimentos ou Dedicatória
	
	Referência Bibliográfica
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401437524)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Abaixo estão descritas algumas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos docentes. Marque a opção que apresenta uma atividade que se mostra coerente com o conceito de pesquisa, entendida como o estudo de uma questão que envolve o confronto entre os dados coletados e o conhecimento teórico acumulado sobre o assunto.
		
	
	dever de casa envolvendo a busca de dados na internet sobre os principais desastres ambientais ocorridos neste século
	
	levantamento de informações sobre as formas mais freqüentes de realizar a reciclagem do lixo domiciliar
	
	debate em sala sobre conseqüências ambientais relacionadas ao aquecimento do planteta e ao efeito-estufa
	 
	desenvolvimento de um projeto teórico e prático sobre as possíveis formas de combater um problema ambiental identificado pelos alunos
	
	realização de exercícios sobre o papel dos diferentes ramos industriais na poluição do meio ambiente9a Questão (Ref.: 201401596922)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	___________ é considerado o precursor da teoria crítica através da obra "Teoria tradicional e teoria crítica" de 1937. Podemos defini-la como sendo a autoconsciência social crítica, que é objetivada na mudança e na emancipação através do esclarecimento. Contrário à teoria tradicional (positivismo e cientificismo) argumentou, baseando-se no sociólogo Max Weber, que as ciências sociais são diferentes das ciências naturais, tendo em vista o caráter histórico tanto do objeto percebido, como do próprio pesquisador.
		
	
	Friedrich Engels
	
	Augusto Comte
	 
	Marx Horkheimer
	
	Saint-Simon
	
	Wilson Owen
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401435137)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere a perspectiva qualitativa é correto afirmar que:
		
	
	Sustenta-se no método experimental das ciências naturais.
	
	A neutralidade e objetividade da pesquisa são fundamentais para os resultados a serem obtidos.
	 
	Reconhece o sujeito do conhecimento como elemento fundamental na pesquisa e considera a importância da relação entre teoria e prática.
	
	Suas bases teóricas encontram-se no pensamento especulativo e metafísico do período medieval.
	
	Sua pesquisa depende única e exclusivamente dos dados estatísticos para o desenvolvimento de sua análise.

Continue navegando