Buscar

Av de educação ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0296_AV_201202087116 » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	ISOLDA CECILIA BRAVIN
	Turma: 9011/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 19/11/2015 17:26:40 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202170808)
	5a sem.: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PEDAGOGIA, POLÍTICA E SOCIEDADE
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Pagnoccheschi (2003, p. 108) chama a atenção para o fato que as redes sociais de educação coexistem com entraves que estão relacionados com os velhos erros do diálogo das elites, infelizmente distante das raízes da sociedade como um todo. O que é necessário para que a expansão democrática dessas redes possa se efetivar? 
Fonte: PAGNOCCHESCHI, B. (Coord.). SORRENTINO, M.; POMPÉIA, S. M.; REIGOTA, M.; PORTUGAL, S. Educação ambiental: Experiências e Perspectivas. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto - MEC/INEP, v. 1, 2 ed., 2003. (Série documental Relatos de pesquisa, n. 2c) 
 
		
	
Resposta: A MEU VER É FUNDAMENTAL QUE HAJA A CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE. PRECISAMOS ESTAR ATUALIZADOS AOS TEMAS DESCUTIDOS, PARA QUE POSSAMOS FORMAR UMA OPINIÃO SOBRE O CASO. HOJE A REDE SOCIAL É UM MEIO EM QUE MUITAS DAS VEZES NOS PASSA ALGO QUE NO FUNDO NÃO É BEM COMO SE ABORDA, PRECISAMOS ESTAR ATENTOS, POIS ASSIM COMO NAS ELITES QUE ELES FAZIAM VALER SUA VONTADE, NAS REDES SOCIAS ESTÁ CHEIO DE PESSOAS QUE TENTAM E MUITAS VEZES CONSEGUEM FAZER VALER SEU MODO DE PENSAR, AGIR E DE SE COMPORTAR A DETERMINADOS ASSUNTOS, QUE MUITAS DAS VEZES É SÓ "AXISMO". NÃO PODEMOS JULGAR SEM SABER DE FATO COMO CONTESTAR ALGO, A SOCIEDADE HOJE SE ENCONTRA EM UM MOMENTO DE MUITAS CRÍTICAS TANTO POLÍTICA E REGIONAIS. PARA QUE POSSAMOS VER A DEMOCRÁCIA NAS REDES SOCIAIS, PRECISAREMOS ANTES ESTAR A PAR DOS ASSUNTOS E ACEITAR OU PELO MENOS NÃO JULGAR A OPINIÃO DAS OUTRAS PESSOAS. PRECISAMOS ENTENDER QUE NÃO VALE SÓ O QUE PENSAMOS E QUEREMOS QUE O MUNDO NÃO NOS PERTENCE COMO SE TIVESSEMOS COMPRADO E QUE NELE VIVEM MILHARES DE PESSOAS DIFERENTES, ALGUNS COM O MESMO PROPROSITO, MAS QUE SÃO PESSOAS DIFERENTES. PRECISAMOS TER RESPEITO.
	
Gabarito: 
Desenvolver a expansão em nível local, envolvendo pequenos grupos e pessoas dispersas pelos bairros, sindicatos, igrejas e escolas. Fortalecer as ações educacionais voltadas à questão ecológica/ambiental, através de redes que conectem as pequenas tribos locais dispersas pelo país. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta adequada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202334203)
	13a sem.: O papel da escola frente ao meio ambiente
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Porque a educação ambiental necessita da Epidemiologia?
		
	
Resposta: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO SOMENTE NECESSITA DA EPIDEMIOLOGIA COMO DE TODOS OS CAMPOS POLÍTO, EDUCACIONAL, BIOLOGIA, FISÍCA PARA QUE DE FATO POSSAMOS CONSEGUIR AVANÇAR NO DESEJO DE UM MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL PARA TODAS AS VIDAS DO PLANETA TERRA. É FUNDAMENTAL QUE A POPULAÇÃO CRIE UMA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL O MAIS RÁPIDO POSSIVÉL PARA QUE TENHAMOS TEMPO DE SALVAR AS VIDAS FUTURAS. TANTO A BIOLOGIA, FISÍCA, POLÍTICA, EPIDEMIOLOGIA SÃO FUNDAMENTAIS NESSE PROCESSO, É MUITO IMPORTANTE QUE SE ANDE EM CAMINHO AO OBJETIVO PRINCIPAL JUNTOS, QUE É A TENTATIVA DE SALVAR O MEIO EM QUE VIVEMOS, O MEIO AMBIENTE, PARA QUE NO FUTURO EXISTA VIDAS SAUDÁVEIS NESSE PLANETA.
	
Gabarito: A educação ambiental necessita da Epidemiologia como base científica multidisciplinar para auxiliá-la na interpretação de fatores determinantes que agravam a qualidade de vida humana.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta adequada.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202168525)
	1a sem.: MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual alternativa abaixo diz respeito ao conceito: "Idéia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida."
		
	
	saúde
	
	trabalho
	
	educação
	
	economia
	
	ambiente
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202137220)
	2a sem.: Desenvolvimento Sustentável
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O saber usar para nunca faltar está relacionado a qual item abaixo?
		
	
	Consumo sustentável 
	
	Consumo consciente 
	
	Equilíbrio ecológico 
	
	Rotulagem ambiental 
	
	Ciclo de vida de um produto
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202666412)
	3a sem.: Movimentos Ambientalistas
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual foi o país pioneiro nas manifestações que suscitaram a preocupação ambiental?
		
	
	Estados Unidos
	
	França
	
	Portugal
	
	Argentina
	
	Brasil
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202177362)
	4a sem.: Educação Ambiental, Pedagogia, Política e Sociedade
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As mercadorias e serviços produzidos pelos processos naturais da Terra, os quais sustentam todas as economias e toda a vida estão relacionadas a
		
	
	Recursos humanos
	
	Recursos culturais
	
	Recursos naturais
	
	Recursos manufaturados
	
	Recursos econômicos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202664067)
	5a sem.: Educação Ambiental e Legislação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Lei Federal 6.938 de 1981 estabeleceu a Política Nacional de Meio Ambiente, onde o conceito de responsabilidade objetiva do poluidor foi apresentado. Este conceito determina que:
		
	
	as indústrias precisam criar sistemas de gestão dos resíduos sólidos, sob responsabilidade de profissional habilitado para tal.
	
	os lixões precisam ser substituídos por aterros sanitário, sob pena de responsabilização das autoridades municipais.
	
	o cidadão que joga lixo no chão deve ser multado e esta multa deve ser proporcional à quantidade do resíduo em questão.
	
	o poluidor fica obrigado, independente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados.
	
	os resíduos nucleares precisam de tratamento especial e devem ser gerenciados por autoridades federais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202795934)
	sem. N/A: Indicadores Ambientais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Um dos parâmetros ambientais muito utilizados nos planos de ação da gestão do meio ambiente e dos espaços naturais, em diversas escalas de gestão territorial, está os programas de acompanhamento biológico, que têm como principal objetivo o monitoramento do estado em que se encontram:
		
	
	As populações de fauna e flora de uma determinada área natural
	
	Os níveis de utilização dos recursos naturais
	
	Os planos de educação e de sensibilização ambiental
	
	Os níveis de contaminação do solo
	
	Os níveis de contaminação do ar
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202332184)
	8a sem.: INTERDISCIPLINARIDADE X PEDAGOGIA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre a interdisciplinaridade e a relação da educação ambiental com outras áreas do conhecimento e da vida do homem em sociedade, NÃO é correto afirmar que:
		
	
	A educação ambiental dispensa qualquer conhecimento aprofundado de filosofia, da teoria e história da educação, de seus objetivos e princípios, já que nada mais é do que a educação tradicional aplicada às questões de meio ambiente. Sua base conceitual é fundamentalmente a Educação e nada mais.
	
	A Teoria Crítica da Pedagogia vai contra os conceitos da escola tradicional e se baseia em algumas ideias humanistas e cognitivas de Giroux, de Piaget e na fenomenologia-existencialista de Buber e Pantillon; no socialismo de Marx e principalmente nas ideias socioculturais de Paulo Freire, representando uma síntese de todas elas.
	
	A educação ambiental, utiliza subsídios da Ecologia e de diferentes áreas como Geografia, História, Psicologia, Sociologia, entre outras, mas tem como base a Educação e a Pedagogia na identificação dos métodos de trabalho.
	
	A Teoria Tradicional ou Clássica da Pedagogia, tem como característica depositar no aluno conhecimentos, informações, dados e fatos que são acumulados como um produtoe propicia a formação de hábitos e reações estereotipadas, isto é, aplicáveis apenas a situações idênticas às vivenciadas anteriormente. É centrada na transmissão, na passagem de conhecimento do educador para os educandos, historicamente acumulado por meio da memorização. A relação entre professor é vertical, autoritária e não há intenção de reflexão sobre as informações recebidas. 
	
	A educação ambiental não deve ser apontada como a solução para todos os problemas ambientais, como se a esperança atribuída à educação, por si só, fosse capaz de proporcionar transformações na sociedade, mas deve ser entendida como uma das possibilidades importantes entre as diversas outras existentes na sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202841825)
	sem. N/A: topico especial
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O agravamento das condições ambientais está intimamente relacionado ao fenômeno do crescimento _____________________ observado nas últimas gerações. Marque a alternativa correta, referente à lacuna:
		
	
	social
	
	ambiental 
	
	cultural
	
	natural
	
	populacional

Outros materiais