Buscar

av de antropologia cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ofessor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 13/11/2015 11:10:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201506123979)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Explique a diferença entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais.
		
	
Resposta: ciencias naturais- estuda fatos simples, isoláveis em laboratórios, sincronismo, repetitividade e objetividade são as características das ciências naturais. Já as ciências sociais estudam fenômentos complexos , que não são reproduzidos em laboratório, assicronismo e subjetividade são suas principais características.
	
Gabarito: As Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis. Tais fenômenos seriam, por isso mesmo, recorrentes e sincrônicos, isto é, eles estariam ocorrendo nesse momento. A matéria-prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Simplicidade, sincronia e repetitividade são suas características. As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados. Nos eventos que constituem a matéria-prima do antropólogo, do sociólogo, do historiador, do cientista político, do economista e do psicólogo, não é fácil isolar causas e motivações exclusivas. Até mesmo quando o sujeito está apenas desejando realizar uma ação aparentemente inocente e simples.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: As Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis. Tais fenômenos seriam, por isso mesmo, recorrentes e sincrônicos, isto é, eles estariam ocorrendo nesse momento. A matéria-prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Simplicidade, sincronia e repetitividade são suas características. As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados. Nos eventos que constituem a matéria-prima do antropólogo, do sociólogo, do historiador, do cientista político, do economista e do psicólogo, não é fácil isolar causas e motivações exclusivas. Até mesmo quando o sujeito está apenas desejando realizar uma ação aparentemente inocente e simples.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506507430)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Podemos dizer que o etnocentrismo é um fenômeno universal, ou seja, pensado e vivenciado em toda cultura?
		
	
Resposta: sim, é um fenômeno universal, até hoje temos supervalorização de uma determinada cultura em detrimento a outra cultura. Como exemplo desse fenômeno podemos destacar o pensamento de pessoas que acham que os índios são indivíduos primitivos e não valorizam a própria cultura deles.
	
Gabarito: Gabarito: Sim, porque é comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: Gabarito: Sim, porque é comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506149558)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Etnomusicologia é "é a ciência que objetiva o estudo da música em seu contexto cultural ou o estudo da música como cultura". Podemos dizer que ela é um sub-campo de uma ciência, qual seria?
		
	
	Etnologia
	
	Antropologia Biológica
	
	Linguística
	 
	Antropologia Cultural
	
	Arqueologia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506634483)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vimos que as teorias e os métodos científicos são os mediadores que permitem uma aproximação entre o sujeito e o objeto de estudo. Nesse ponto há diferenças significativas entre as diferenças entre Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Assinale a alternativa correta.
		
	
	O foco dos cientistas naturais são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós, portanto impossíveis de serem reproduzidos.
	
	O conjunto de fatos estudados pelos cientistas naturais se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica.
	
	Porque a matéria-prima das ciências naturais não se comportam sempre da mesma maneira, daí não poderem ser reproduzidos.
	 
	Os fenômenos estudados pelos cientistas sociais são situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	Porque as ciências sociais trabalham com fenômenos reproduzidos em condições controladas e determinação complicados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506525136)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Roberto DaMatta, as categorias social e cultural são categorias de análise distintas e precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Pela perspectiva adotada - a distinção entre a realidade social e a realidade cultural - pode-se dizer que:
		
	
	o arqueólogo tem a sociedade e não pode chegar à cultura.
	 
	O ¿conteúdo¿ dos papéis sociais que variam enormemente de grupo para grupo, de sociedade para sociedade, é dado pela sociedade e não pela cultura.
	
	a cultura é algo inato, instintivo a todo ser vivo.
	 
	o arqueólogo tem a cultura e, por meio do seu estudo detalhado, espera chegar à sociedade.
	
	o antropólogo social tem o sistema cultural e, espera-se chegar aos seus padrões e regras sociais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506634484)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos dizer que a formação de uma leitura etnográfica sobre a diversidade cultural, na qual encontramos relatos de viagens (Cartas, Diários, Relatórios etc.) feitos por missionários, viajantes, comerciantes, exploradores, militares, administradores coloniais, é própria do século:
		
	
	XX (anos 20)
	
	XIX
	
	XX (anos 40)
	
	XX (anos 30)
	 
	XVI- XVII
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506634490)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O modelo utilizado pelos antropólogos que crêem ser as diferenças observadas entre as sociedades contemporâneas apenas fruto de defasagens temporais, conseqüência dos ritmos diversos de evolução, o fazem serem chamados de:
		
	
	empiristas
	
	pós-modernos
	
	materialistas
	
	estruturalistas
	 
	evolucionistas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506149665)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A principal reação ao evolucionismo, então denominado método comparativo, inicia-se com Franz Boas (1858-1949). Quais foram as preocupações que levaram à antropologia a execução de duas tarefas?
		
	
	A percepção de que a separação entre cultura e sociedade como um paradigma necessita de um método próximo ao das Ciências naturais e portanto, mais objetivas.
	
	A concepção de que há necessariamente três etapas, nas quais todas as sociedades humanas passam: selvageria, barbárie e civilização, seqüência obrigatória de progresso.
	
	A demonstração de que a mente humana não é mais do que uma caixa vazia por ocasião do nascimento, dotada apenas da capacidade ilimitada de obter conhecimento.
	 
	A reconstrução da história de povos ou regiões particulares e a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis.
	
	A evolução das distintas sociedades na mesma direção, passando por etapas e fases de desenvolvimento e diferenciação cultural inevitáveis e escalonadas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506047338)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O etnocentrismo é um fenômeno universal e pode ser utilizado como justificativa para determinados conflitos sociais. É comum em várias culturas a idéia de que, seu povo é superior aos demais. Essa crença é denominada de:
		
	
	"crença do enviado divino""crença do povo eleito"
	
	"mito da democracia racial"
	
	Totalitarismo cultural
	
	Relativismo cultural
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506526164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Multiculturalismo nos remete a compreensão sobre a ¿Diferença¿ em nossas sociedades. No entanto, esta observação é insuficiente para definir as implicações deste termo, que não remete apenas a um discurso em defesa da diversidade d formas de vida existentes nas sociedades contemporâneas, mas também a um conjunto de aspectos fortemente ligados entre si e que carregam a marca de um processo contencioso. Identifique qual das afirmativas a seguir está correta a respeito da abrangência e estudo deste tema:
		
	
	a imobilização dos próprios recursos políticos e ideológicos da tradição dominante nos países ocidentais ¿ o liberalismo - contra os efeitos desta integração.
	
	o reconhecimento da não heterogeneidade étnica e cultural dessas sociedades.
	
	a demanda por orientação das políticas públicas no sentido de uniformizar os elementos étnicos e culturais de grupos e tradições em um padrão hegemônico.
	 
	a demanda por inclusão e por pluralidade de esferas de valor e práticas institucionais no sentido da reparação de exclusões históricas.
	
	o reconhecimento da integração dos grupos que carregam e defendem as diferenças étnicas e culturais a uma matriz dominante.

Outros materiais