Buscar

av de psicologia geral 1

Prévia do material em texto

Professor:
	CARLA PIRES MENDES
	Turma: 9004/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 12/11/2015 11:09:03
	
	 1a Questão (Ref.: 201506150710)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Pedro ficou desconcertado e deslocado diante de uma situação de vexame ou vergonha, como por exemplo, quando observava o decote de uma moça e é percebido por ela com seu olhar. A indagação que o próprio homem faz desta atitude é que ¿você não deveria estar olhando¿. Com base neste comportamento, identifique que nível da estrutura psíquica de Freud está evidenciado no caso e como se caracteriza.
		
	
Resposta: superego, que é a nossa consciÊncia moral.
	
Gabarito: O superego, que seria a nossa consciência moral, ou seja, os princípios sociais e as proibições que nos são inculcadas nos primeiros anos de vida e que nos acompanham de forma inconsciente a vida inteira.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506175337)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A criança ou adolescente, vítima de violência, sofre frequentemente fortes traumas e reage a eles de maneira diversa. Algumas características são bem evidenciadas, no ambiente escolar.O educador/professor pode evidenciar diversos sintomas. Identifique pelo menos dois deles.
		
	
Resposta: a criança se isola / fica rebelde .
	
Gabarito: Neste caso, alguns modificam seu comportamento regular, tornando-se tristes, agressivos, rebeldes, tensos ou infantis para sua idade, comportamentos extremos de timidez ou agressividade, destrutividade e autodestrutividade. Às vezes, apresentam dificuldade em compreender os ensinamentos, recusa-se a participar das atividades propostas e faltam às aulas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506562352)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com as teorias psicanalíticas de Freud (1920), a instância da personalidade que consiste de impulsos inatos regida pelo princípio do prazer é:
		
	
	o ego.
	 
	o id.
	
	a consciência.
	
	o superego.
	
	a pré-consciência
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506645851)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A expressão transtorno mental, adotada em lugar de doença, acompanha o critério da CID-10 (1993, p. 5). Há comprometimento quando: I - Funções mentais superiores recebem interferência, dificultando ou afetando a atuação (por exemplo, o indivíduo não consegue lembrar-se de compromissos); II - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau; III - Existe o desvio ou conflito social sozinho, sem comprometimento do funcionamento do indivíduo. Marque a alternativa correta:
		
	 
	Apenas os critérios II e III são verdadeiros
	
	Apenas o critério III é verdadeiro
	
	Apenas os critérios III e II são falsos
	 
	Apenas o critério III é falso
	
	Apenas os critérios II e I são falsos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506597709)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 6 de abril de 2001, o presidente da República sancionou a 10.216, aprovada pelo Congresso Nacional, que ficou conhecida como:
		
	
	Lei Maria da Penha
	
	Lei da doutrina da situação irregular
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente
	 
	Lei da reforma psiquiátrica
	
	Código de menores
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506116715)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Complete a frase com as expressões que forem mais adequadas à compreensão desta afirmativa: O preconceito está para ________________ assim como a discriminação está para ______________________.
		
	
	A tolerância / a opressão
	
	Opressão e a segregação.
	 
	Uma atitude desfavorável/um ato injusto
	
	A opressão/a tolerância.
	
	Uma ação injusta e atitude favorável
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506645913)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Percebe-se que o valor atribuído ao relacionamento mãe-filho não foi uma constante e que tiveram alterações no decorrer da história, sendo que as variações derivadas das concepções e práticas relacionadas à maternagem tiveram sua origem em uma série de agenciamentos sociais em que o discurso científico teve importância fundamental. O amor materno, por exemplo, foi um mito construído com o auxílio do discurso médico, político e filosófico a partir do século XVIII; Áries (1981), Badinter (1985) e Donzelot (1986). Desta forma, o papel da mulher deve ser compreendido dentro de duas concepções: Relativa e Tridimensional. É tridimensional, pois:
		
	 
	Porque, além dessa dupla relação, a mãe também é mulher, isto é, um ser específico dotado de aspirações próprias¿ (Badinter, 1985 ¿ pg. 25).
	
	É impossível compreender as modificações sociais do papel materno sem compreender o instinto da maternidade e paterno garantias da sobrevivência da espécie.
	 
	Porque ela só se concebe em relação ao pai e ao filho, não sendo instintiva ou natural, sendo impossível compreender as modificações do papel materno sem mencionar os demais membros da microssociedade familiar.
	
	Porque ela só se concebe no desejo de ser mãe, não sendo instintiva ou natural, sendo impossível compreender as modificações do papel materno sem compreender historicamente o desejo da mulher pela maternagem.
	
	É impossível compreender as modificações do papel materno sem compreender o instinto da maternidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506170112)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ECA assegura à criança e ao adolescente a proteção legal com direito ao pleno desenvolvimento e exercício de sua cidadania, sendo responsabilidade dos pais, do Estado e da sociedade civil a efetivação desses direitos. Portanto é correto afirmar, que:
		
	
	A falta de recursos materiais é motivo suficiente para o afastamento permanente da criança ou do adolescente de sua família, resultando geralmente em encaminhamento para adoção
	 
	o direito de proteção à vida e à saúde só pode ocorrer por meio da efetivação das políticas públicas com ações que vão desde o nascimento ao desenvolvimento sadio e harmonioso da criança e do adolescente com condições dignas de existência
	
	o Código de Menores é o único meio de preservação dos direitos adquiridos no Brasil pela criança e pelo adolescente.
	
	o abrigamento da expressiva parcela das crianças e adolescentes encontrados nas instituições de abrigos estão relacionadas somente à pobreza
	
	o Conselho Tutelar é um órgão provisório do poder público da esfera nacional, que objetiva zelar pelo cumprimento das leis que protegem a criança e o adolescente no estado de São Paulo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506170118)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No contexto,atual evidencia-se o fato de que as crianças consideradas abandonadas, assim como tantas outras crianças que fazem parte da realidade brasileira e que carecem das condições mínimas de sobrevivência, necessitam de ajuda urgentes e concretas. Esta realidade mudará quando:
		
	
	for ressaltada a urgência da mudança de paradigma em relação à implementação de programas sociais e que visualizem sempre o alvo descrito
	 
	a vida familiar concentrar certas condições para sua sustentação e para a manutenção de seus vínculos e a realidade estabelecer elo capaz de amenizar as estratificações das famílias em geral
	
	as crianças provenientes de famílias que carecem das condições mínimas de sobrevivência, absorverem seus próprios projetos cotidianamente violados e negados.
	 
	se fortalecerem a implementação de políticas públicas capazes de garantir a qualidade social e a concretização dos direitos à cidadania
	
	se combater todas as formas de estereótipos e preconceitos em relação às crianças e suas famílias, o que comporta fator de risco na vida dos sujeitos em qualquer situação
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506170317)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa situação de interação,quando um ou vários atores agem de maneira direta ou indireta, maciça ou esparsa, acusando danos a uma ouvárias pessoas em graus variáveis, seja em sua integridade física, seja em sua integridade moral, em suas posses, ou em suas participações simbólicas e culturais configura-se:
		
	 
	violência
	
	agressividade
	
	terrorismo
	
	imprudência
	
	destruição

Continue navegando