Buscar

ATPS PROJETODE EXTENSÃO Á COMUNIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP-PÓLO DE APOIO
 PRESENCIAL/PIACATU-SP
 PEDAGOGIA-6º SEMESTRE/ PROJETO DE EXTENSÃO E COMUNIDADE
Ana Maria da Silva Altoé -RA:412074
 Cristiane Altoé Zandoná -RA:412098
 Luciane Altoé Custódio - RA:412257
 Tatiane Elisa Altoé Lazareto -RA:412220
“ESCOLA E COMUNIDADE CORRELAÇÃO DOS DIVERSOS SUJEITOS EXISTENTES NESTE ESPAÇO”
Tutor Presencial: Maria Emília P. Soares
PIACATU/SP
25/11/2015
INTRODUÇÃO
 O presente estudo dirigido da Disciplina de Projeto de Extensão a Comunidade, tem como objetivo ressaltar a importância da participação da comunidade na escola com desenvolvimento de atividades em que ambas possam interagir.
 Também mostra a importância do currículo para o desenvolvimento da prática pedagógica sua importância e a autonomia dos professores perante o currículo e sobre tudo que acontece na vida escolar.
2.RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO EDUCATIVO
2.1- Caracterização da escola
 E.E. Sagrada Família esta localizada em na Cidade de Leme-São Paulo, na rua da Esperança, 13 Jardim da Felicidade CEP 13-610-000. A escola possui 11 salas para aula, uma sala de informática uma sala de leitura, uma sala de coordenação, uma sala para professores, 1sala para coordenação, uma sala de direção uma secretaria e uma sala de vídeo.
 Números de Funcionários 21 sendo : 1 Diretora, 1Vice- Diretores, 2 Coordenadores,1 Agente Administrativo e 2 Assistentes Administrativos, 6 Inspetores dois em cada período, 2 Cozinheiras , 4 Ajudantes e 2 Faxineiras.
 Horário de funcionamento : 
 Manhã: : 07:00h às 12:20h - Fundamental I - 341 alunos 
 Tarde : 13:00h às 18:20h - Fundamental II - 462 alunos 
 Noite : 19:00h às 23: 00h - Ensino Médio - 462 alunos
3.O SABER DOCENTE SUA FORMAÇÃO E AS INTERAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO
 A Educação reproduz a sociedade por também ser social e historicamente construída pelo homem. Quando o docente se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores formas de trabalhar, vence as dificuldades e vê com clareza as novas possibilidades de uma atuação com qualidade. 
 A teoria tem importância fundamental, pois, ao nos apropriarmos de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano. A organização curricular consiste, portanto, no conjunto de atividades desenvolvidas pela escola, na distribuição das disciplinas/áreas de estudo (as matérias, ou componentes curriculares), por série, grau, nível, modalidade de ensino e respectiva carga-horária, a chamada “grade curricular”. Compreende também os programas, que dispõem os conteúdos básicos de cada componente e as indicações metodológicas para seu desenvolvimento. 
 A organização curricular supõe a organização do trabalho pedagógico, isto quer dizer que o saber escolar, organizado e disposto especificamente para fins de ensino-aprendizagem, compreende não só aspectos ligados à
 à seleção dos conteúdos, mas também os referentes a métodos, procedimentos, técnicas, recursos empregados na educação escolar. 
 A escola deve facilitar o dia a dia do professor disponibilizando os materiais necessários para a execução das atividades propostas, sem restrição para que o profissional desenvolva com segurança sua docência.
 Os desafios para o professor são imensos, para enfrentá-los, é necessário que o professor tenha o domínio dos fundamentos teóricos e históricos dos processos de elaboração e implementação do currículo e organização do trabalho pedagógico. 
 Isto não se faz sem a urgente melhoria das condições de funcionamento das escolas e das condições de trabalho do professor com direito a formação adequada, jornada e salário dignos, mudanças na política educacional e nas políticas públicas em geral, com ações concretas pelo governo.
 Disponibilização de cursos formativos para especialização dos profissionais, em diversas áreas do conhecimento e certificados válidos para evoluções na carreira para que o profissional tenha sua devida valorização. 
3.1- Ilustração da reflexão argumentativa
 O dilema do professor resolver o desafio de ensinar problema Utilização da teoria na prática
 
 
 
 
 
 www.juntalino.blogspot.com. 
 
 www.juntalino.blogspot.com www.ptshesdare.net.com
 O desafio do saber
 
 
 
 
 
 
 
 
 www.furb.br
4. CONTRIBUIÇÕES DOS EDUCANDOS NO COTIDIANO ESCOLAR
4.1- ATIVIDADE: Alunos e a Comunidade
NOME DA ATIVIDADE: Dengue ! Aqui não!
Descrição da mesma: Durante as aulas em sala de aula, os alunos serão orientados e instruídos sobre todas as características, do Aeds aegypti que é o mosquito da dengue, como também a forma de combate e prevenção, sintomas da doença, etc.
Justificativa de sua realização: Atualmente a dengue tem matado muita gente, as vezes temos os sintomas e nem percebemos, confundimos com uma gripe forte ou ate mesmo estresse, sendo que nos últimos meses a doença se tornou uma epidemia nacional. Não podemos ignorar essa situação, pois a cada momento que se passa a situação se agrava mais. A população necessita não só de informação sobre a transmissão e as formas de prevenção e principais sintomas.
PÚBLICO ALVO:
 Turma do 1º ao 9º ano e comunidade em geral
METODOLOGIA:
 O projeto iniciará fazendo a apresentação do mesmo aos alunos, conscientizando-os para a importância do desenvolvimento deste trabalho. Será desenvolvido com todos os alunos do ensino fundamental e médio, nas disciplinas de Português Artes.
 Desenvolverão as seguintes atividades no período de execução do projeto: Produção textual, frases, slogans, cartazes e desenhos. A apresentação em Power Point (postagem de fotos e mensagens críticas); Apresentação de teatro sobre o tema.
TEMA:
 Dengue !Aqui Não!
PERFIL DA TURMA:
 Turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Comunidade em geral
TEMPO ESTIMADO;
 Serão aplicadas as atividades três vezes por semana.
OBJETIVOS:
 Desenvolver junto a comunidade e os alunos a consciência da necessidade de combater a Dengue. Aprender sobre o mosquito da dengue,
compartilhar a ideia com o próximo.
CONTEÚDOS:
 Produção textual, frases, cartazes, desenhos.
 Apresentação em Power Point (postagem de todos e mensagem de reflexão).
 Elaboração e apresentação de palestra.
 Distribuição de panfleto informativo por uma conscientização mais eficaz da comunidade escolar. 
 Pesquisa de campo para observação e registro do ambiente.
METODOLOGIA: 
 O projeto iniciará fazendo a apresentação do mesmo aos alunos, conscientizando-os para a importância do desenvolvimento deste trabalho. Será desenvolvido com todos os alunos do ensino fundamental nas disciplinas de artes e Língua Portuguesa.
e Desenvolverão as seguintes atividades no período de execução do projeto Produção textual, frases, cartazes 
desenhos. A apresentação em Power Point ( postagem de foto e mensagens criticas); Apresentação teatral sobre o tema.
RECURSOS:
 Caderno lápis preto, lápis de cor, borracha, cartolina, televisão, DVD, figurinos e cenário.
5. QUAL A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO?
 A participação da escola e da comunidade caminha lado a lado para o alcance do objetivo da educação, que tem como base o desenvolvimento pleno do indivíduo nos seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais, ou seja, essa participação de ambos é um fator determinante para a promoção de uma educação de qualidade. O sucesso na formação de um cidadão preparado para realidade e necessidades atuais do mundo, precisa de uma direção essencial e muito importante na construção de valores e princípios construídos no convívio familiar e social, já que o educando ao iniciar a vida escolar já trás uma bagagem vivenciada no ambiente familiar e a escola deve ser uma parte dessa educação assim como a família, veja a relevância de uma boa comunicação e ações pedagógicas que favoreçam não apenas o ensino e a aprendizagem do educando, mas uma integração entre família, comunidade e escola a onde todos são beneficiados.
 A relação família-escola é um dos mais importantes fatores para o sucesso da aprendizagem. Esta parceria deve esta apoiada na participação da família na vida escolar do aluno, este trabalho tem o objetivo, de relatar o trabalho desenvolvido em uma unidade escolar, a partir da perspectiva de que a parceria família-escola possa representar melhorias no cotidiano escolar. 
 Para isso há que saber ouvir a família, conhecer as expectativas e modos de vida, seus valores – a sua cultura. Por outro lado, é essencial conhecer a instituição, a quem entregam os seus filhos para colaborar na sua educação. E a escola tem que explicar aos pais sobre o modo de funcionamento da escola, os espaços, os recursos didáticos, materiais e humanos, os projetos, os objetivos, os métodos de trabalho e ensino e o que a escola pretende das aprendizagens, incentivando a participação da família nestas dinâmicas.
 Para garantir que esse desenvolvimento pleno ocorra de maneira significativa e prazerosa todos devem fazer a lição de casa, a família e comunidade participando e contribuindo para a construção de uma escola acolhedora e capaz de considerar as particularidades de cada aluno, assim como a realidade da comunidade que cerca a escola, e a escola por sua vez favorecendo através de planejamento e ações que aproximem a comunidade e família a participarem desse processo que contribuíra para a formação de cidadãos cada vez mais conscientes de sua realidade e necessidades, emancipados e preparados para fazer melhores escolhas durante sua vida. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 As etapas desenvolvidas no decorrer desse trabalho proporcionou, a nós o favorecimento da aprendizagem do conteúdo de Extensão a Comunidade, a qual envolve a elaboração do currículo escolar e suas características, como também o entendimento e a importância de trabalhar junto a família para um melhor desenvolvimento do ensino aprendizagem dos educandos. Para nós essas etapas influenciaram positivamente nos direcionando na busca do raciocínio critico e na autonomia de nossos trabalhos dentro do contexto pedagógico. Nos mostrando a importância de entrelaçamento entre a escola, a família e a comunidade, identificando nos estudos a problemática social, nos demonstrando o quão é importante a postura ética investigativa e critica, para superação de situações problemas, não apenas as quais envolvem o educando dentro da escola, mas também no que diz respeito ao contexto social de mundo e vivencias no mesmo. Como também na elaboração de projeto qualitativos, que proporcionem a todos um trabalho lúdico, de forma prazerosa e gratificante a todos os envolvidos. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5ªed. Petrópolis Vozes, 2013.PLT 612.
CASARIN, Sonia, Família criança e escola: um trio afinado. Revista Nova Escola, 2009. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/inclusão/educacao-especial/trio-afinado-511141.shtml. Acesso em 27/maio 2014.
GENTILI, Paola. A escola com cara da comunidade. Revista Nova Escola, 2009. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliação/planejamento/escola-cara-comunidade-424791.shtml. Acesso em: 27 maio 2014.
MATOS, Maria do Carmo de. Currículo formação inicial do professor e saber docente. 2006. Disponível em: http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/file/vertentes/Vertentes_29/maria_do_carmo. pdf>. Acesso em: 27 maio 2014.
MEMEZES, Luiz Carlos de . Escola e família como parcerias. Revista Nova Escola. Disponível em: http:// revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/escola-família-como-parceria-423328.shtml.>. Acesso em 27 maio 2014.
SAVIANI, Nereide. Currículo: um grande desafio para o professor. 2005. Disponível em:
https://docs.google.com/open?id=0BxsZIUsgYjB6MG1fZENIVHJaSIE.Acesso em 27 maio 2014.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Identidade da escola. Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestão-escolar/diretor-identidade-escola-autonomia-etica-valores-gestao-participativa-democratica-trabalho-equipe-escolar-515765.shtml>. Acesso em 27 maio 2014.
www.furb.br. Acesso em 10/10/2015.
www.juntalino.blogspot.com. Acesso em 10/10/2015.
www.ptsheared.net.com. Acesso em 10/10/2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais