Buscar

revisao de administracao de marketing

Prévia do material em texto

O marketing é visto como a atuação empresarial frente à dinâmica do mercado, visando atender desejos e necessidades dos consumidores, com ética, responsabilidade social e lucratividade.Alguns o confundem com publicidade, propaganda ou mesmo vendas. Marketing e vendas são sinônimos? Justifique sua resposta. o objetivo do marketing é atender desejos e necessidades do consumidor enquanto que o Objetivo das vendas é atender às necessidades do vendedor
5 conceitos quais organizacoes conduzem suas atividades Producao,produtos,vendas marketing,maketing societario.
"Marketing é o processo de planejamento e execução do conceito, preço, comunicação e distribuição de idéias, bens e serviços, de modo a criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais" (SEMENIK; BAMOSSY, 1996).
Numa visão generalista, Kotler (1998) analisa da seguinte forma o conceito de Marketing: "Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros" (KOTLER, 1998).
Segundo Kotler (1998) o que é fundamental no ambiente do processo decisório é o conjunto de variáveis mercadológicas básicas ou “Marketing Mix” e inclui quatro aspectos principais, que o autor chama de os 4 P's: produto, praça, promoção e preço.
3 fatores que definem a politica de mercado e devem ser equilibradas os lucros da empresa,desejo do consumidor,os interesses da sociedade
A que se aplica o marketing produtos, servicos,eventos,pessoas,organizacoes,informacoes,ideias
 
Os canais de Distribuição ou "Praça", constituem-se no quarto elemento do composto de Marketing. Por distribuição entende-se aspectos como: A localização física de pontos de varejo, a localização física de produtores de bens e serviços, a cadeia de intermediários utilizada desde o fabricante até o consumidor final e os aspectos de logística envolvidos na distribuição
	
O sistema de entrega pode ser feito por meio de um canal físico ou eletrônico ( internet). 
A comunicação integrada de marketing vem sendo utilizada pelas empresas como mais uma forma de agregar valor ao processo de desenvolvimento e manutenção da imagem de sua marca, produtos e serviços. Sob a perspectiva da comunicação integrada de marketing noção de integração requer um maior controle da empresa sobre todas as etapas da ação, desde o planejamento até a implementação das campanhas.
É função da área de marketing desenvolver produtos, atribuir-lhes preços, escolher a melhor forma de distribuí-los e promovê-los, atividades conhecidas como o mix de marketing ou, simplesmente, quatro pês
segmentação psicográfica. O processo de dividir o mercado com base em como as pessoas conduzem sua vida, incluindo suas atividades, interesses e opiniões.
	
Segmentacao geografica Segundo Weiss (1988) citado por Dias (2004), ¿o lugar em que se vive determina a maneira como se vive. Conhecendo onde e como as pessoas vivem, fica mais fácil atender às suas necessidades, com mais chance de sucesso nessa empreitada¿. 
Estrategia com foco em penetração no mercado e diversificação Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento pela venda de uma maior quantidade dos produtos existentes para os clientes existentes; II. de crescimento pelo atendimento a novos clientes por meio da oferta de novos produtos
Há uma variedade de meios que uma empresa pode tentar para criar uma vantagem competitiva para si. Alguns desses meios serão mais fáceis para os concorrentes copiarem do que outros. Assinale a alternativa para esta situação. Marca estabelecida e credibilidade da empresa,produtos exclusivos e valorizados
Lideranca de custos objetivo de atingir o menos custo possivel mediante a utilizacao de politicas e processos que oriemtalm a companhia para suas atividades baseadas em economia de escala e em reducao de custos.
O modelo chamado de composto de marketing ou marketing mix pode ser aplicado atraves do que Dos 4 ps 
Segmentacao A identificacao de subgrupos de compradores com necessidade e processosde compra similares com o objetivo de oferecer produtos que atendam a demanda especificas
A segmentacao psicografica produz uma descricao muito rica de um mercado alvo potencial. e sao estudados aspectos como personalidade e atitudes do consumidor,proprocionando a compreensao do funcionamento interno do consumidor 
		
O mercado Consiste em todos os compadores reais e potenciais que compartilham uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados a fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo¿. 
Composto de Marketing 1) Produto: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem. 2) Preço: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento.
	
	O plano de marketing é um documento formal que resume o que o gerente de marketing sabe sobre o mercado e que indica como a empresa planeja alcançar os seus objetivos. Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) um entendimento correto no que diz respeito as suas principais diretrizes:
	Define a dinâmica, o valor e a abordagem competitiva do mix de marketing (produtos e/ou serviços, preço, canais de distribuição e logística integrada de mercado, ferramentas de comunicação integrada);
	O plano de marketing determina a demanda dos produtos e/ou serviços e serve de bússola para as demais áreas funcionais da empresa ¿ com base nele, produção define o quanto produzir, finanças define o volume e o fluxo necessário de recursos financeiros e recursos humanos o contingente necessário de pessoas para produzir e dar suporte à produção; Identifica 
mercado(s)-alvo e seus respectivo(s) cliente(s)-alvo (target): pesquisa de perfil de consumo, identificação e mensuração do potencial de demanda e particularidades de cada cliente-alvo.
Brand equity É a quantia a mais que seu cliente irá pagar para obter sua marca ao invés de um produto fisicamente parecido sem o nome da sua marca.
	Os Quatro Ps do Mix de Marketing exigem um trabalho da gestão baseado na busca de: Consumidores Alvo e Posicionamento pretendido.
Como vantagens da segmentação, destacam-se: I. Elaborar estratégias promocionais escolhendo canais de comunicação apropriados. II. Avaliar a concorrência e conhecer a imagem da empresa junto aos seus consumidores. III. Conhecer as novas tendências do mercado. IV. Reavaliar as estratégias atuais para aproveitar oportunidades e evitar ameaças. V. Obter maior proximidade do consumidor final. VI. Disponibilizar pontos de venda adequados aos seus produtos e serviços. VII. Aumentar as vendas. VIII. Melhorar a imagem da empresa
	
O Valor, na visão do Cliente, Valor para o cliente = Benefícios percebidos - Custos Percebidos
A segmentação de mercado é uma poderosa estratégia para aumentar a precisão do marketing de uma empresa. Considerando as estratégias de marketing existentes, correto disser que No marketing de segmento, a empresa procura atrair um grupo de consumidores, identificado a partir de suas preferências, poder de compra e localização geográfica, entre outros fatores
Conceitos Centrais de Marketing
Necessidades: Estado de privação sentido por uma pessoa.
Desejo: Expressão da necessidade ajustada pela cultura e desenvolvimento pessoal do ser humano.
Demanda: Um desejo vira demanda quando a pessoa pode e quer comprar aquilo que deseja.
Produto: É aquilo capaz de satisfazer uma necessidade ou desejo (qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo).
Troca:	 É o ato de obter um objeto ou serviço de alguém, oferecendo-lhe algo em troca/retorno.
Mercado: É o conjunto de todos os atuais e potencial comprador de um Produto/Serviço.
Transação: É uma medida de troca, que possibilita o estabelecimento do preço do produto.
Consumidor:	É o destino do produto ou serviço. Pode ser individual, em grupo ou outraEmpresa.
5.2 Tarefas e objetivos da Administração de Marketing
Produção: clientes querem produtos fáceis de encontrar e baratos. assim, a administração deve concentrar seus recursos em melhorar a produção e a distribuição.
Produto: clientes querem produtos com qualidade e desempenho, performance e recursos. Assim, a administração deve dirigir esforços para melhorar seus produtos.
Venda: clientes só adquirem produtos que sejam incessantemente divulgados e anunciados. A
ssim, a administração deve investir pesadamente em propaganda.
Obs. Para se alcançar os objetivos organizacionais é necessário determinar as necessidades e desejos do público-alvo e proporcionar as satisfações desejadas, de maneira mais efetiva e eficiente do que os seus concorrentes, buscando a melhoria do bem-estar do consumidor e da sociedade. 
A segmentação de mercado tem como base o objetivo da empresa, determinando claramente quais são os resultados a serem alcançados. Uma segmentação eficaz exige conhecimento sobre os consumidores, perspicácia na análise dos dados e decisão sobre os melhores segmentos.
	 Promocao Inclui a propaganda, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, boca a boca, venda pessoal e refere-se aos diferente métodos de promoção do produto, marca ou empresa. Para seu cliente, sua promoção deve ser a mais agradável e presente. De que conceito falamos?
	
	
Tipos de Segmentação:
- Geográficas – Continentes, países, estados, cidades, regiões importantes, clima.
- Demográficas ou Socioeconômicas – idade, sexo, renda, estado civil, classe social, nacionalidade, raça, educação, religião, ocupação, ciclo familiar (recém-casados, família com filhos recém-nascido, crianças, filhos adolescentes), etc.
- Psicográficas – personalidade, estilo de vida, atitudes e percepção.
- Comportamentais – influencia na compra (filhos, marido, esposa e amigos), hábitos de compra (freqüência, quantidade e local) e intenção (indeciso, interessado e resolvido).
- Aspectos do produto – freqüência de uso do produto, sensibilidade ao preço e lealdade à marca ou produto.
- Canal de distribuição – impessoal, auto-serviço, pessoal, personalizado e virtual.
Mix de Marketing
O Composto de Marketing ou Mercadológico ou Marketing Mix é o conjunto de estratégias usadas desde a concepção do produto até a sua colocação no mercado, para criar valor para o cliente e atingir os objetivos de marketing na organização. Os quatro elementos básicos do composto de marketing são: produto, preço, praça e promoção. Cada um deles tem a sua responsabilidade e importância e cabe ao profissional de marketing, com base nas informações da área de vendas, escolher qual deles enfatizar
– Produto
Qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição, atenção, utilização ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou necessidade de um cliente. O Administrador precisa conhecer alguns pontos importantes antes de montar a Estratégia: Ciclo de Vida do Produto – CVP (Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio) e Diferentes níveis de necessidades dos clientes relacionadas ao produto. Fazem parte integrante do conceito de produto os seguintes elementos:
A- Embalagem - que protege e apresenta o conteúdo, pode ter papel fundamental na decisão de compra, além de permitir a confirmação da marca, das cores e dos símbolos que identificam o produto.
B- Quantidade – impacto decisivo no preço e, assim, na decisão do cliente. Alguns produtos tornaram-se atraentes para diferentes segmentos de mercado, em função da variação da quantidade em cada embalagem, viabilizando o poder de compra.
C- Qualidade - define o tipo de público a ser atingido. O nível de qualidade e sofisticação dos produtos e serviços estabelece o segmento do mercado a ser atingido. A variação nos níveis de qualidade pode aumentar a capacidade de oferta, resguardados os cuidados com a marca.
Ex. Classes em bilhetes aéreos: Primeira Classe, Executiva e Econômica.
D- Acessibilidade - coloca o produto à disposição do cliente. Um bom produto, bem apresentado, com bom preço, mas que não esteja na prateleira na hora da compra, serve somente para frustrar os clientes e impedir o fechamento do ciclo produtivo, com a troca pelo dinheiro. Um exemplo disso é a Falta de planejamento entre demanda e distribuição. 
O acesso do cliente ao produto ou serviço depende, essencialmente, de uma estrutura logística eficiente que organize e administre os diferentes canais de distribuição, que são grupos de organizações independentes envolvidos no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo do usuário-consumidor ou industrial.
E- Variedade - facilita a decisão de compra. As organizações devem buscar atender ao maior número possível de segmentos, identificando suas necessidades e criando alternativas que atendam aos interesses diversos. Um exemplo são as Lojas de multi-varejo e restaurantes.
Preço
É a soma dos valores que os consumidores estão dispostos a pagar pelo benefício de possuir ou fazer uso de produto ou serviço. As organizações determinam suas estratégias de acordo com seus objetivos, interesses e capacidades de competitividade. Desenvolvem seus produtos e serviços de forma a atender as demandas percebidas e que possam ser supridas, sem desprezar sua própria sobrevivência.
Praça
O administrador deve pensar na melhor forma para que o consumidor tenha acesso aos produtos e serviços da empresa. A esta decisão damos o nome de canais de distribuição. No entanto, não pode-se esquecer que praça também diz respeito a atividades de tempos e movimentos e envolve decisões como movimentação de estoques, transportes e operarcionalização, conhecida como logística.
7.4- Promoção
Refere-se a informar, persuadir e influenciar as pessoas na escolha de produtos, conceitos ou idéias. O composto promocional envolve propaganda, com seus anúncios impressos (outdoors, revistas e jornais) e eletrônicos (rádio, televisão); promoção de vendas, relações públicas e venda pessoal. Abaixo destaca-se algumas ferramentas promocionais:
A- Propaganda – é a técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou idéia, visando a orientar o comportamento humano das massas num determinado sentido. Suas características são Caráter Público, Universalidade, Expressividade e Impessoalidade.
Exemplos: Anúncios e encarte nas embalagens, anúncios em salas de cinema, catálogos, folhetos, anuários, reprodução de anúncios, anúncios luminosos, anúncios em lojas, displays de pontos de venda, outdoors, materiais audiovisuais, símbolos, logos, etc.
B- Promoção de Vendas – incentivos de curto prazo para encorajar a compra de um produto ou serviço. Suas características são: Divulgação, Incentivo e Convite.
Exemplos: Concursos, brindes, amostras grátis, feiras, convenções, exposições, cupons, descontos, financiamentos a juros baixos, entretenimentos, promoções de trocas, selos e adesivos.
C- Relações Públicas – comunicações e relacionamentos que uma empresa tem com suas várias audiências (clientes, acionistas, funcionários, governo, comunidade e etc.). Suas características são Alta Credibilidade, Desprevenção e Dramatização.
Exemplos: Kits para imprensa, coletivas de imprensa, seminários, relatórios anuais, doações, publicações, relações com a comunidade, lobbying, mídias especiais, revistas da empresa e eventos.
D- Venda Pessoal – venda efetuada por meio de uma pessoa. Suas características são: Confronto pessoal, Manutenção de Relacionamento e Resposta Rápida.
Exemplos: Apresentações de vendas, convenções de vendas, programas de incentivo, amostragem de clientes, feiras e exposições.
E- Marketing direto – ação promocional ligada a mídias que interagem diretamente com o consumidor, solicitando deles uma resposta direta. São suas características: Individualização, Personalização e Atualização.
Exemplos: Mala direta, catálogos, lista de clientes, telemarketing, compra eletrônica e compra por televisão.
F- Merchandising– ação promocional ligada à presença física do produto. Suas características: Indução, Convencimento e Associação.
DESEJOS - são carências por satisfações específicas para atender às necessidades. Os desejos humanos são continuamente moldados e remoldados por forças e instituições sociais, incluindo igrejas, escolas, famílias e empresas
DEMANDAS - o consumidor tem interesse em determinado produto e também tem capacidade de compra para realizar este desejo. São desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los. Desejos se tornam demandas quando apoiados por poder de compra
PRODUTOS - 
A satisfação das necessidades e desejos é feita pela aquisição de produtos, que é qualquer coisa colocada no mercado para atender esta situação. Não se limita a objetos físicos.
VALOR - 
Grande quantidade de produtos / serviços. Como escolher?
• Escolha é feita com base no valor que estes oferecem;
• Valor para cliente = Valor ganho pela compra e uso do produto – custos para obtenção; 
• Valor percebido. Ex: Fedex (imagem de mais rápido e seguro). Possui 45 % do mercado de entrega expressa em relação ao serviço postal (8%). Objetivos dos correios é a mudança das percepções de valor do cliente. 
10. MARCA
Nome,termo,sinal,simbolo,ou design destinado a identificar os produtos ou servicos de um fornecedor ou grupo de fornecedores p diferencialos dos outros concorrentes.
A marca não é apenas um produto, mas é também uma entidade perceptual que existe num espaço psicológico, na mente do consumidor. O que vemos na prateleira do supermercado não é a marca, mas seu aspecto físico: o produto e a embalagem. O produto e a embalagem são basicamente imutáveis. Mas a marca também tem um aspecto psíquico, que é dinâmico e maleável. A publicidade é o veículo que nos permite penetrar na mente do consumidor onde podemos estabelecer um espaço perceptual da marca
O papel da marca sinalizam a qualidade criam barreiras poutras empresas garatem vantagem competitiva e aseguram precos mais alto 
. 
- PRODUTO		-	CONSUMIDOR – NECESSIDADES E DESEJOS
	- PREÇO		-	CUSTO PARA O CONSUMIDOR
	- PRAÇA		-	CONVENIÊNCIA
	- PROMOÇÃO		-	COMUNICAÇÃO
Como um primeiro passo, os profissionais de marketing devem entender as necessidades e os desejos dos clientes e o mercado no qual atuam. Marque a opção que melhor representa os conceitos básicos de cliente e mercado necessidades, desejos e demandas, ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências), valor e satisfação, trocas e relacionamentos e mercados
o marketing deve ser visto como um processo que contribui para a criação, comunicação e entrega de valor para todos os públicos de interesse.
A satisfação das necessidades de um consumidor ocorre
quando o resultado esperado no desempenho do produto ou serviço adquirido se equivale ou supera as
expectativas do cliente em relação ao que ele esperava obter. Esta é a definição de que conceito? necessidade
O planejamento do mix de marketing começa na formulação de uma oferta para satisfazer as necessidades 
os desejos dos clientes. O Cliente vai julgar a oferta de acordo com três fatores Características e qualidade do produto, Mix e qualidade dos serviços e Preço apropriado;
A organização que pretende desenvolver produtos que agregem valor para o cliente deve: Promover a valorização dos benefícios obtidos pelos clientes sobre os custos percebidos.
Das quatro variáveis do marketing mix, podemos considerar como conceito de
 PREÇO: é o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço.
	
Produto O termo genérico que designa o que satisfaz a necessidade e/ou o desejo de um cliente, seja um bem tangível (roupa, alimentos, etc.) ou um bem intangível (serviço), que pode ser entendida como uma ação ou desempenho que cria valor para o cliente por meio de uma mudança desejada ou em benefício dele chama-se:
		
O P de promoção Merchandising, publicidade
O P de Preço Política de preço e financiamento 
Peter Drucker, certa vez comentou que "o sucesso ou fracasso de uma empresa vai depender essencialmente
do que ela é capaz de oferecer ao mercado¿. Sobre o que ele estava falando? Sobre o portfólio de produtos e serviços que ela oferece ao mercado
QUAIS DIFERENÇAS EXISTEM NA DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE PRECIFICAÇÃO BASEADO EM CUSTOS E O
BASEADO NA CONCORRÊNCIA? BASEADO EM CUSTOS : FATORES LIGADOS AO MARK UP ( MARGEM DE LUCRO) E O PONTO DE
EQUILÍBRIO. BASEADO NA CONCORRÊNCIA: FATORES LIGADOS A OFERTA E PROPOSTA.
Declinio do CVP lucro praticamente inexistente venda nao muito volumosa e disponobilidade limitada do produto
	1) Descreva detalhadamente, 01 (uma) situação prática e real que retrate os 03 (três) principais PILARES DO MARKETING SOCIETAL: ORGANIZAÇÃO (foco voltado para obtenção do lucro); - CONSUMIDORES (satisfação das suas necessidades e desejos); - SOCIEDADE (visa o bem-estar da comunidade, da humanidade).
	2) Produto é um termo que designa genericamente qualquer coisa que um fornecedor transaciona com um cliente. O produto pode ser tangível ou intangível. Explique essa diferença, citando dois exemplos para cada tipo de produto.
	Resposta ; Produto tangível, também chamado de bem, é uma oferta materializada e de fácil experimentação sensorial. Exemplos: roupas e carros. O produto intangível, também chamado de serviço, é uma oferta imaterial que é baseada em atos, processos e percepções. Exemplos: seguros e investimentos.
	3) Quanto às decisões de compra dos consumidores, pode-se afirmar que estas são influenciadas por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Marque nas alternativas abaixo o item que faz parte dos fatores psicológicos : Aprendizado
	4) Com relação à análise dos ambientes externo e interno para a elaboração de um Planejamento de Marketing de uma organização, assinale a opção correta: Os pontos fortes e fracos correspondem às variáveis controláveis por uma empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças correspondem às variáveis não controláveis.
5) São considerados bens intangíveis: Assessoria jurídica, Assessoria de Marketing, Assistência técnica a geladeiras
6) O conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda e em espaços editoriais, que tem a finalidade de planejar a apresentação destacada de produtos, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere a sua rotatividade, é chamado de: Merchandising

Continue navegando