Buscar

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

O psicólogo e o Sistema único de saúde- SUS.
 Um campo crescente para a atuação dos psicólogos em nosso país tem sido a área da saúde pública, porém este é um tema complexo a ser discutido, principalmente sob o prisma da atuação do psicólogo, já que este possui muitos impasses a serem superados, tendo como primeiro deles a formação dos próprios psicólogos.
 Nos cursos de graduação e na prática profissional os psicólogos privilegiam a clínica privada e o atendimento individualizado, sendo que existem outros âmbitos nos quais poderiam aplicar seus conhecimentos. Esta concepção impregnou-se historicamente no perfil do psicólogo, apesar de já esta sendo desmistificada para senso comum a psicologia ainda é uma profissão de consultórios particulares. Mesmo tendo este contexto histórico de um profissional que atua na clínica, o graduado em psicologia vem desconstruindo esse modelo anterior e assumindo uma postura conivente com o Sistema Único de Saúde, que possui como princípios a integralidade, a universalidade, a equidade, a hierarquização, a regionalização, a descentralização e a participação popular. Sendo assim, a área de atuação do psicólogo estende-se a hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, não somente a consultório como se pensava no passado. 
Como se pode observar, o campo de atuação do graduado em psicologia é bastante amplo, estes quando atuam no CRAS são responsáveis pelas às ações de caráter preventivo. Os CRAS são espaços públicos que ofertam serviços de assistência básica nos municípios. Nestes espaços os graduados desenvolvem projetos sociais de acolhimento e palestras, assim tentam prevenir situações de risco para a comunidade. 
Existem também os CAPS, que são unidades de apoio que buscam auxiliar no processo de recuperação e redução de danos causados por drogas lícitas ou ilícitas, além de programar ações terapêuticas individuais ou em grupos, estas ações são da competência do psicólogo, porém outros profissionais estão envolvidos sendo eles: Psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais etc.