Buscar

politica social de atenção a criança,adolescente e Idoso.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA / KROTON
POLO DE SÃO CAETANO DO SUL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 
SIRLEI COELHO R.A 8310754567
DISCIPLINAS NORTEADORAS: POLÍTICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA ADOLESCENTE E IDOSO, PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL; REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIRO SETOR
TUTORA EaD. MARISELMA MAIDANA
SÃO CAETANO DO SUL - SP
NOVEMBRO / 2015
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO/ IDENTIFICAÇÃO ..................................................03 
2. OBJETIVOS................................................................................................03 3. JUSTIFICATIVA........................................................................................04
4. PROBLEMA DA PESQUISA....................................................................05
5. METODOLOGIA........................................................................................05
6. EMBASAMENTO TEÓRICO...................................................................06
7. CRONOGRAMA.........................................................................................08
8. ORÇAMENTO............................................................................................08
9. INSTRUMENTO DE PESQUISA.............................................................09
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................09
	
PROJETO DE PESQUISA / VIOLÊNCIA ESCOLAR
1. APRESENTAÇÃO/ IDENTIFICAÇÃO 
A ONG Luz da Cidadania situada no município de Jandira-SP é uma entidade filantrópica, legalmente constituída em 1995 e sem fins lucrativos, ela é administrada por diretores, conselheiros deliberativos e conselheiros educacionais, todos voluntários, mantém em seu quadro de colaboradores 20 funcionários, sendo reconhecida como uma instituição de Utilidade Pública Municipal e Federal.
Atualmente, a ONG desenvolve projetos socioeducativos para os jovens e adultos da comunidade local. Esses projetos incluem cursos de capacitação profissional, aulas de cidadania e reforço escolar. Há também o atendimento a crianças e jovens com deficiência. 
O projeto que será desenvolvido pela ONG Luz da Cidadania terá como tema a Violência Escolar que tem como objetivo proporcionar as crianças e adolescentes da E.E. “Jacques Maritain”, que está situada próxima a ONG, um atendimento especializado para que a violência escolar possa vir a diminuir e até acabar.
Atualmente a E.E. “Jacques Maritain” encontra-se em mau estado de conservação, os alunos são violentos, brigam dentro e fora das dependências da mesma e também tratam os professores com desrespeito, toda a comunidade vem sofrendo com o descaso dos alunos e dos pais com a mesma, a qualidade do ensino tem sido afetada por esses fatores, dessa forma esse projeto “Violência Escolar”, atenderá as crianças e adolescentes da escola a fim de proporcionar aos mesmos o resgate da autoestima, cursos de capacitação profissional, aulas de cidadania e reforço escolar, dessa forma esses jovens poderão ter uma nova oportunidade de aprendizado, para que possam resgatar os valores, princípios e respeito que foi perdido pela violência apresentada na escola nos dias atuais.
2. OBJETIVOS
Investigar os motivos pelos quais as crianças e adolescentes têm apresentado comportamento violento com os colegas e com os professores e consequentemente o descaso com a escola e perda do interesse pelos estudos.
Buscar orientar junto ao corpo escolar e a comunidade a necessidade de melhorar a estrutura escolar, viabilizando o entendimento das questões educacionais e conscientização da importância do papel de cada um junto à escola.
Valorizar a autoestima dos mesmos, compreender os fatores de risco em que a comunidade vem apresentando e consequentemente vem refletindo na escola.
Buscar meios de comprometimento da participação dos pais, familiares e todos da comunidade para as tomadas de decisões da escola.
3. JUSTIFICATIVA
A violência escolar é um problema que a sociedade em geral vem enfrentando, os alunos perderam o respeito e o estímulo para estudar, com isso muitas ocorrências de brigas entre alunos e professores tem sido recorrentes, o descaso com a escola também é preocupante para toda a comunidade, já que a mesma tem sido afetada por vândalos, que quebram as instalações da escola e fazem pichações denigrindo a imagem da escola.
Com o uso da tecnologia e dos meios de comunicação como a internet e as redes sociais, os jovens têm postado nas redes sociais brigas entre alunos, casos de bullying, enfim, a violência e o desrespeito só vêm crescendo devido à exposição e fragilidade em que os nossos jovens se encontram.
Por isso esse projeto Violência Escolar será muito importante para a escola, a comunidade e a sociedade, com o objetivo de resgatar nesses alunos a autoestima, o respeito pelo próximo e o incentivo para que voltem a estudar com entusiasmo, nosso futuro depende de jovens saudáveis, felizes, que possam agregar valores e ações positivas para a nossa sociedade.
Um fator importante também é que as escolas perderam o vínculo com a comunidade e acabaram incorporando a violência cotidiana do espaço urbano, esse é um dos motivos que esse projeto precisa do trabalho em equipe, a ONG oferece cursos, apoio psicológico, oficinas de arte e teatro, oferecendo a esses jovens uma oportunidade de aprender e sair das ruas, ocupar o tempo desses jovens, para que possam se sentir motivados e consequentemente perceber que a escola é um espaço de todos onde o aprendizado poderá mudar o futuro deles para melhor.
A escola por sua vez poderá contar com o apoio da ONG, dos alunos, dos pais e familiares e da comunidade, para esse resgate de uma escola onde realmente o aprendizado acontece, uma nova família deve nascer durante esse processo.
As famílias e a comunidade também são importantes para ajudar nas decisões, participar na vida escolar do aluno, faz toda a diferença na formação do aluno e também para a escola o apoio dos pais é essencial para sentir-se acolhida e poder realizar um trabalho de qualidade e com segurança para todos.
Por meio de projetos podemos organizar saídas viáveis para problemas sociais, onde a parceria, o trabalho em equipe e a busca por mais qualidade de vida podem mudar a realidade de uma sociedade.
4. PROBLEMA DA PESQUISA
A E.E “Jacques Maritain” vem sofrendo com a violência escolar, os alunos perderam o interesse pelos estudos e diariamente têm ocorrido brigas entre alunos, desrespeito com os professores, degradação do espaço físico da escola e a comunidade também têm apresentado diversas manifestações de insatisfação com a escola e com os alunos.
Dessa forma a intervenção da ONG Luz da Cidadania com o Projeto Violência Escolar, poderá trazer a essas crianças e adolescentes, a escola e toda a comunidade uma nova proposta de interação social, onde propostas socioeducativas poderão mudar a realidade.
5. METODOLOGIA
O Projeto Violência Escolar irá propor um trabalho de fortalecimento de vínculos com as famílias onde serão realizadas reuniões para falar sobre os acontecimentos e ações que poderão mudar os hábitos dos alunos, além de conscientizar a família e os alunos sobre a importância da educação e também conversar sobre sugestões e formas de como melhorar a qualidade do ensino e tornar a escola mais atrativa. 
Os alunos poderão participar de cursos, palestras, oficinas, onde serão enfatizados o resgate da autoestima e a importância da escola e do estudo na vida deles, para que possam ter um futuro melhor, um bom emprego e melhores condições de renda e de vida.
Será realizado um mutirão pela comunidade para fazer uma limpeza na escola, serviços de pintura e consertos em geral, onde os alunos poderão realizar pinturas na parede com temas jovens e atuais, os pais ajudarão na limpeza e consertos em geral, assim, todos trabalharão juntos em busca de um único objetivo.
A ONG Luz da Cidadania realizará com as crianças e jovens um trabalhocontínuo oferecendo cursos, oficinas e apoio psicológico.
6. EMBASAMENTO TEÓRICO
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um documento que aborda os direitos e deveres das crianças e adolescentes, que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente é o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes, estabelecidas pela Lei nº 8.069/1990 para proteção integral da criança e do adolescente, que vai desde a expressa previsão do direito, no plano material, até a responsabilização nas esferas civil, administrativa e mesmo criminal daqueles que, por ação ou omissão, de qualquer modo o violam, passando por inúmeros mecanismos judiciais e extrajudiciais que permitem sua exigibilidade, tanto na esfera individual, quanto coletiva.
A reflexão sobre a relação Estatuto da Criança e do Adolescente e o enfrentamento à violência escolar serve como embasamento para o Projeto Violência Escolar.
A Escola é um espaço onde as relações sociais, as suas desigualdades e diferenças, as suas concepções, práticas e valores, fazem parte do dia a dia dos alunos, por isso a importância de terem um lugar de qualidade, com segurança, onde possam aprender valores e conteúdos que levarão para resto de suas vidas e na sua postura como cidadão. Por sua função social, essas relações, podem ser formadas, reformadas, desconstruídas, sobretudo se forem indesejáveis e incompatíveis com uma sociedade que se pretenda de tolerância e convivência fraterna, menos desigual e menos violenta, mais justa e igualitária. 
 O Estatuto da Criança e do Adolescente LEI N° 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990, aborda no Capítulo IV Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer:
 Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se- lhes:
 I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
 II - direito de ser respeitado por seus educadores;
 III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
 IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
 V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
 Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
Por isso a importância dos pais e da comunidade na escola, onde o Projeto Político Pedagógico   da escola deve atender as necessidades da comunidade, para que problemas como a violência escolar sejam discutidos, a sociedade precisa estar atenta e participar da vida escolar dos seus filhos para assim possam solucionar problemas da rotina escolar e principalmente promover um ensino de qualidade como consta no ECA.
 O que podemos observar com a Violência Escolar é que os direitos previsto em Lei pelo ECA não estão sendo preservados de acordo com os artigos seguintes:
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
 Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
 a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
 b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
 c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
 d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
 Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Art. 6º Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
A Violência Escolar é um problema da sociedade onde todos precisam participar e procurar formas de ajudar a escola, os alunos e toda a comunidade.
7. CRONOGRAMA
Projeto Violência na Escola mês de Abril de 2016 / Atividades 2 vezes por semana
	01/04/2016
	Reunião de conscientização
- a importância da educação
- sugestões e formas de como melhorar a qualidade do ensino e tornar a escola mais atrativa. 
- cidadania e respeito com o próximo
	04/04/2016
	Curso de pintura e marcenaria
	08/04/2016
	Palestra: Resgate da autoestima
	11/04/2016
	Oficina: Como fazer brinquedos com garrafa pet
	15/04/2016
	Curso de pintura e marcenaria
	18/04/2016
	Palestra: Violência e bullying na escola
	22/04/2016
	Multirão de limpeza e consertos na escola
	25/04/2016
	Reunião de resultados
- conversa sobre como está sendo o projeto
- fatores positivos e negativos
- o que pode ser melhorado
- continuidade do projeto
	29/04/2016
	Curso de pintura e marcenaria
8. ORÇAMENTO / Mensal
	DISCRIMINAÇÃO
	CUSTO UNITÁRIO
	CUSTO TOTAL
	Material de Consumo
	R$ 28,00 
	R$ 252,00
	Transporte
	R$ 80,00 diária do veículo
	R$ 720,00
	Custo com atividade/eventos
	R$ 120,00
	R$ 1.080,00
	Serviços de terceiros
	voluntários
	R$ 0
	Total
	
	R$ 2.052,00
	
	
	
9. INSTRUMENTO DE PESQUISA
Questionário para ser aplicado com crianças e jovens do Ensino fundamental II
Você está feliz em estudar nessa escola? Por quê?
Como você se sente em relação à violência?
O que é violência escolar para você?
Sua família participa das reuniões e da sua vida escolar?
Você tem sonhos para o futuro?
Você participa ou já participou de algum ato violento ou bullying na sua escola?
O que poderia mudar?
Como você pode contribuir para ter uma escola melhor?
A escola é importante para você?
De 0 a 10 o quanto você está disposto a participar de um projeto que possa mudar e melhorar a situação da sua escola?
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Estatuto da criança e do adolescente anotado e interpretado / Murillo José Digiácomo e Ildeara Amorim Digiácomo.- Curitiba .. Ministério Público do Estado do Paraná. Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, 2013. 6ª Edição. 
Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm Acessado em 29/10/2015
�PAGE \* MERGEFORMAT�1�

Continue navegando